Tudo sobre o restauro das obras do Jardim das Esculturas para preservar a arte e a história da FAAP


DATA


COMPARTILHE


_RCS6306

Jardim das Esculturas


COMPARTILHE

COMPARTILHE

O MAB FAAP deu início ao importante projeto de restauração e conservação de 12 obras situadas no Jardim das Esculturas e na Praça do Sol. Este trabalho foi conduzido pela restauradora Tatiana Russo, contratada especialmente para garantir a preservação e a integridade dessas obras de arte.

As esculturas, expostas às intempéries e às variações climáticas, exigem uma atenção especial para a sua conservação. O processo de restauração é essencial não apenas para a manutenção estética, mas também para garantir a longevidade das obras. A conservadora-restauradora Tatiana Russo nos contou um pouco mais sobre o processo:

“O restauro de obras em áreas abertas é completamente diferente de tudo que estudamos sobre restauração de obras em locais fechados. Lidamos com um ambiente zero controle, ou seja, não conseguimos controlar a temperatura, a umidade, a ação de animais e até mesmo o contato do público com a obra. Nos restauros em áreas abertas, procuramos realizar o trabalho nos dias mais secos, evitando a chuva. Por isso, julho acaba sendo o melhor período para isso, além de coincidir com as férias escolares, quando as aulas estão suspensas. Optamos por realizar a pátina às segundas-feiras, já que é um trabalho que envolve o uso de fogo. Sem aulas e sem visitantes no Museu, quanto menos público, melhor.”

Tatiana Russo e sua equipe estão realizando um trabalho minucioso, que inclui desde a limpeza e a estabilização das peças até a reparação de possíveis danos estruturais. O acompanhamento e a supervisão detalhada de cada etapa do processo são cruciais para o sucesso do restauro. “Estamos sempre buscando estratégias para realizar um restauro que dure o máximo possível, prevendo a interação com o público e o meio ambiente. Procuramos utilizar materiais que protejam a obra por mais tempo e planejamos ações de manutenção periódica, em conjunto com o pessoal de conservação do MAB”, contou Tatiana.

O trabalho inclui a revitalização de pátina, higienização, polimento e pintura, entre outros processos. Após a limpeza, algumas obras recebem uma proteção de cera para garantir a preservação por mais tempo. Tatiana explica: “Nesse caso de obras em áreas externas, uma boa limpeza regular sempre ajuda. Em algumas situações, como no bronze, a aplicação de cera a cada seis meses também contribui para a proteção da pátina e em relação à chuva e outros fatores”.

Para a FAAP, a preservação do patrimônio artístico e cultural é fundamental, tanto do ponto de vista pedagógico, como para garantir a longevidade dessas obras com grande valor histórico. As obras são de artistas de extrema importância, como Amilcar de Castro, Bruno Giorgi, Caciporé Torres, Cleber Machado, Franz Weissmann, Maria Guilhermina Gonçalves Fernandes, Nicolas Vlavianos, Sérgio Camargo e Yutaka Toyota. A dedicação de profissionais como Tatiana Russo é essencial para que essas obras continuem a inspirar e enriquecer o ambiente acadêmico e cultural da instituição.

Supervisão na contratação e execução: Equipe de Conservação do MAB

Coordenação: Tatiana Russo dos Reis

Técnico: André Cruz da Silva

Assistentes: Giulliana Ziemann Formigari e Daniel Nogueira de Lima

Estagiário: Rafa Crepaldi Khouri

Jovem aprendiz: Bianca Russo Cruz

Coordenação de restauro das esculturas de Yutaka Toyota: Gianni Toyota


DATA


banners-site-faap_artes2

Graduação em Artes Visuais na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_artes1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Relações Internacionais

Estudantes de RI da FAAP visitam Representação do Itamaraty em São Paulo 

Na quinta-feira, 21, um grupo de alunos do curso de Relações Internacionais da FAAP foi recebido pelo Embaixador Nelson Antonio Tabajara de Oliveira no Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP).   Durante o encontro, o Embaixador Tabajara, Chefe da unidade, apresentou as atribuições do ERESP, falou sobre o pilar educacional fomentado pelo MONUEM – do qual a FAAP é parceira desde a primeira edição – e explicou as possibilidades de estágio em São Paulo. Ele também compartilhou experiências de sua trajetória em Embaixadas, Órgãos Multilaterais e em Brasília, respondendo dúvidas dos alunos. A visita faz parte da proposta da FAAP de aproximar seus estudantes do mercado de trabalho, especialmente aqueles interessados na carreira diplomática.  Acompanhado pela Primeira-Secretária Mariana Lobato e pela estagiária Julia Targino, o diplomata destacou os desafios e a relevância de uma carreira voltada à diplomacia, reforçando a importância de internacionalistas em formação investirem nesse caminho.  O professor Victor Grinberg, responsável por acompanhar o grupo, ressaltou a relevância da atividade:  “O ERESP é um parceiro de longa data e uma forma dos calouros conhecerem de perto algo que ouvem tanto, que é o CACD e a carreira diplomática. Foi uma ótima conversa e as alunas ficaram animadas em poder participar do MONUEM e se engajarem no futuro.”   A iniciativa integra a agenda do Programa BIA, que oferece aos estudantes experiências práticas ao longo do semestre. Além da visita ao ERESP, estão previstas atividades em instituições como o Centro de Distribuição da Amazon, a Riot Games, o Espace 60’, entre

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter