FAAP anuncia novo artista premiado com residência em Paris: Gabriel Torggler


DATA


COMPARTILHE


Gabriel Torggler, Pediu o braço, dei as mãos, 2024, Tinta automotiva, óleo e bastão oleoso sobre tela e barras de inox. 210 X 137 cm


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A Residência Artística FAAP-Paris é um disputado e renomado programa da Fundação, que oferece a artistas (estudantes, ex-alunos e professores da FAAP), sem custos, a oportunidade de morar e desenvolver suas aptidões artísticas em uma das cidades com maior tradição em arte e cultura do mundo: a capital francesa.  

Para a próxima edição, em agosto, o escolhido para ocupar o estúdio 1422, na Cité Internationale des Arts, às margens do Rio Sena é Gabriel Torggler, ex-aluno de Artes Visuais da FAAP. Reconhecido por seu trabalho como professor e artista, Gabriel utiliza o desenho como seu principal meio de expressão e explora grafismos urbanos em suas obras.  

Gabriel Torggler se junta a um seleto grupo de artistas que já passaram por essa experiência enriquecedora como: Caetano de Almeida, Daniel de Paula, Dora Longo Bahia, Flavia Junqueira, Marcius Gallan, Maurício Ianês, Rodolpho Parigi, Sandra Cinto, Thiago Honório, entre outros. A FAAP é a única instituição, da América Latina, a manter uma residência artística universitária na Cité Internationale des Arts.  

“Me formei há doze anos e comecei a pleitear essa bolsa em 2021, fiz a primeira aplicação quando achei um tema que relacionava meu trabalho com Paris, que é a estética do grotesco, especificamente as gárgulas e quimeras. Fiquei muito animado com a seleção, por estar em um lugar que tem intercambio com artistas do mundo inteiro, em uma localização muito privilegiada da cidade, perto de todos os museus e galerias. Também por poder dedicar 100% do meu tempo à produção artística durante seis meses, levando em conta que isso nem sempre é possível, a gente tem outras demandas e outros trabalhos para manter a produção. Você ter a oportunidade de pesquisar in loco um assunto que lhe é interessante é sempre uma coisa muito positiva, por mais que hoje a gente tenha recursos como a internet, nada substitui a vivência.” Disse Gabriel. 

Gabriel Torggler já teve suas obras exibidas em importantes instituições e eventos culturais, como o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil (2013/2014) no Sesc Pompéia, o Prêmio EDP nas Artes no Instituto Tomie Ohtake (2015), o 48º Salão André Luis Sacilotto (2020) e a Temporada de Projetos no Paço das Artes (2021). 

No último sábado, dia 22 de junho, Gabriel Torggler abriu uma exposição no espaço Massapê Projetos, que ficará aberta para visitação por agendamento até sexta-feira, 28 de junho. Lá o público poderá conhecer seus trabalhos mais recentes antes de sua partida para Paris. 


DATA


banners-site-faap_res2

Residência Artística FAAP

Conheça
banners-site-faap_res1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Na FAAP

FAAPCast recebe Alexandre Orion, artista multimídia e professor convidado da pós-graduação em Audiovisual 

Nesta semana, o FAAPCast apresenta uma conversa inspiradora com Alexandre Orion, renomado artista multimídia e professor convidado da pós-graduação em Audiovisual da FAAP. Orion é conhecido por desenvolver técnicas artísticas inovadoras, onde mistura arte e ativismo. Em uma – e talvez a mais conhecida delas – usa a fuligem como principal meio de expressão, transformando a degradação ambiental em uma obra instigante e questionadora, a Ossario.   Durante o episódio, o artista revelou que ficou muito honrado com o convite para lecionar a disciplina de “Arte e Experimentação”, e que, em suas palavras, a temática da aula em si já carrega uma mensagem poderosa: “arte é experimentação”.   Na intervenção urbana Ossario, Orion utiliza retalhos de tecido para limpar a fuligem das paredes dos túneis de São Paulo, onde remove seletivamente camadas de poluição deixadas pelos carros que passam, revelando milhares de crânios nas superfícies. O vídeo de Ossario já foi assistido por mais de 4 milhões de pessoas em exposições e exibições em todo o mundo.  Além disso, Alexandre Orion criou uma série de obras intitulada Poluição na Tela, na qual utiliza a fuligem coletada em suas intervenções como pigmento para criar imagens realistas em murais e telas de grande porte. Essa técnica transforma resíduos ambientais em arte que provoca reflexão sobre a relação do ser humano com o meio ambiente.  Outra inovação do artista é a técnica de Polugrafia, que consiste em usar a poluição de fontes urbanas, como escapamentos de caminhões, para criar impressões artísticas em tecido, formando imagens complexas de crânios feitas a partir de resíduos ambientais. Essa abordagem reforça o impacto da urbanização e da crise ambiental.  Orion também desenvolveu a série Metabioptics, na qual captura momentos espontâneos de interação dos transeuntes após grafitar as paredes, borrando a fronteira entre realidade e ficção. Suas obras fazem parte de coleções renomadas ao redor do mundo, incluindo a Fondation Cartier, em Paris, o Museu de Arte de Nova York, o Itaú Cultural, entre outros.  Essa conversa no FAAPCast revela um artista que transforma a degradação ambiental em uma poderosa ferramenta de expressão artística, convidando-nos a refletir sobre o nosso impacto no planeta. Para conhecer mais sobre a trajetória do multiartista, acesse a entrevista na íntegra no canal oficial do FAAPCast no


MAB FAAP

Veja como foi a noite de abertura da maior exposição sobre Andy Warhol realizada no Brasil, no MAB FAAP

Aconteceu, nesta segunda-feira, a noite de vernissage para convidados da exposição Andy Warhol: Pop Art! no MAB FAAP. Mais de 600 pessoas entre autoridades, empresários, artistas e celebridades foram recebidas pela família mantenedora da Fundação Armando Alvares Penteado, representada pela Sra. Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP, Sra. Pilar Guillon Liotti, Conselheira do MAB FAAP e Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP.   “A FAAP segue cumprindo a sua missão de ampliar o diálogo, formar público e estar um passo à frente no circuito das artes. Receber a exposição de Andy Warhol, gênio da Pop Art, busca também comungar com o nosso público a arte e as ideias desse grande artista. Celebramos mais uma grande exposição que vai movimentar o mundo das artes”, alega Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP.  A partir do dia 1º de maio, o público poderá conhecer mais sobre um dos artistas mais relevantes do século XX. Andy Warhol: Pop Art! é a maior exposição já realizada no Brasil e conta com mais de 600 obras, vindas diretamente do The Andy Warhol Museum (Pittsburgh/EUA). A mostra é organizada pelo Instituto Totex, fundado por Paulo Bonfá e Roberto Souza Leão, e acontece no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB FAAP), parceira institucional do projeto.  Com 2 mil metros quadrados, a exibição apresenta em São Paulo peças inéditas e icônicas do acervo de Andy Warhol. Pinturas de todas as fases da carreira, serigrafias inesquecíveis, esculturas raras, fotografias surpreendentes, instalações de grande porte e filmes experimentais do artista. Entre as principais obras estão Campbell’s Soup, Elvis, Mao, Marilyn, Michael Jackson e Pelé. Além de ver estes trabalhos originais, o público também saberá mais sobre a trajetória de Warhol nos universos da moda, cinema e música.   Pilar Guillon Liotti, Conselheira do MAB FAAP, complementa: “as inquietações e o pensamento que Andy Warhol trouxe para as artes se desdobram em muitas frentes. Queremos que essa exposição amplie ainda mais o entendimento e a importância das artes e de suas ramificações. O MAB FAAP cumpre novamente seu papel ao receber essa exposição e engradecer as artes e o pensamento crítico de nossos visitantes”.  Andy Warhol é considerado um dos artistas mais importantes do século XX. Sua produção rompeu as barreiras entre a vida cotidiana e a arte, de maneira irônica e criativa, numa explosão de linguagem visual que conquistou o mundo e reverbera até hoje. O seu legado inconfundível deu origem ao maior museu dedicado a um único artista nos

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter