Alunos de RI participam de Seminário “Encontros: 200 anos de amizade Brasil-Estados Unidos”, em Brasília

TEXTO

Comunicação FAAP



DATA


COMPARTILHE


FAAP

Missão Estudantil FAAP posa para foto na frente da entrada do Palácio do Planalto


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Em comemoração ao bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, o Ministério das Relações Exteriores, a Fundação Alexandre de Gusmão, a Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, promovem, com o apoio da  FAAP, o seminário “Encontros: 200 anos de amizade Brasil-Estados Unidos”, a ser realizado nesta terça-feira, 28, no auditório Wladimir Murtinho, no Palácio Itamaraty, em Brasília. 
Os mais de 30 alunos de Relações Internacionais da FAAP já estão na Capital Federal para atender ao evento. Uma experiência única para os discentes de participarem de eventos e visitas tão importantes no universo diplomático. 

A colaboração entre a Câmara Americana de Comércio (Amcham), o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a Funag e a FAAP evidencia o compromisso conjunto de promover um intercâmbio construtivo e enriquecedor entre as comunidades acadêmicas, empresariais e diplomáticas de ambas as nações. 

A presença e o apoio da FAAP neste seminário reforçam o seu comprometimento em fomentar o diálogo intercultural e a compreensão mútua, pilares essenciais para o fortalecimento das relações internacionais.  

Este evento importante não apenas celebra um marco histórico, mas também sinaliza um compromisso renovado com a cooperação e o entendimento entre o Brasil e os Estados Unidos.  

Na ocasião, também será lançado o livro “Uma Parceria Bicentenária: presente, passado e futuro das relações Brasil-Estados Unidos”, organizado pela Professora de Relações Internacionais e Coordenadora do BIA, Fernanda Magnotta, que também fará parte do Seminário.  

Ainda como parte das atividades de comemoração, a FAAP organiza a exposição “Encontros: 200 anos de Amizade Brasil – EUA”.  A mostra oferece uma extensa cronologia detalhando a rica história das interações entre Brasil e Estados Unidos.  
 
São mais de 100 reproduções de fotografias, documentos e obras de arte, além de objetos organizados em dez núcleos temáticos. Entre os itens expostos estão presentes presidenciais emprestados do acervo do Palácio do Planalto e vídeos documentais. Grande parte das imagens foi cedida por arquivos e acervos de instituições públicas brasileiras e norte-americanas. Destaque para as reproduções de duas obras do Museu de Arte Brasileira da FAAP, assinadas por Candido Portinari e Anita Malfatti, artistas que tiveram vivências marcantes nos Estados Unidos.  

A exposição será inaugurada amanhã – em evento restrito a convidados – e abre para o público no dia 29 no Palácio do Itamaraty, e segue aberta até o dia 30 de junho de 2024, com entrada gratuita. 

Seminário Encontros: 200 anos de amizade Brasil-Estados Unidos” | Transmissão On-line 

Terça-feira, 28 de maio | 9h00 (horário de Brasília) 

Relações Governamentais | Gratuito 

Inscreva-se aqui  


TEXTO

Comunicação FAAP


DATA


banners-site-faap_ri2

Relações Internacionais na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_ri1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Relações Internacionais

Estudantes da FAAP participam de simulação da ONU em Nova York 

Há mais de 20 anos, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) é referência nacional e internacional em práticas de simulação das Nações Unidas. Este ano, um grupo de cinco estudantes do curso de Relações Internacionais, acompanhadas pelo professor Victor Grinberg, participaram do WFUNA International Model United Nations (WIMUN NY 2026), realizado em Nova York.  Organizado pela WFUNA – uma organização da sociedade civil vinculada à ONU –, o WIMUN é reconhecido como uma das simulações mais fiéis às práticas multilaterais das Nações Unidas, proporcionando aos participantes uma experiência acadêmica e diplomática singular.  As alunas da FAAP integram três comitês diferentes: dois da Assembleia Geral e um da Convenção sobre a Proibição de Armas Químicas. Nesses espaços de debate, elas aplicam não apenas o conteúdo aprendido em sala de aula, mas também resultados de pesquisas e trabalhos desenvolvidos em PDCIs/Práticas Extensionistas, como o Fórum FAAP, contribuindo para uma participação qualificada e ativa nas discussões.  A programação em Nova York inclui ainda visitas institucionais. Na sede das Nações Unidas, o grupo conversou com o Sr. Maher Nasser, Diretor da Divisão de Divulgação do Departamento de Comunicação Global da ONU. As estudantes também estiveram no escritório do Banco do Brasil em Nova York, onde foram recebidas por Carolina Beghelli e por Maurício Itaghyba, ex-aluno de Economia da FAAP e gerente da unidade, além de visitarem a Missão Permanente do Brasil junto à ONU e o Consulado-Geral do Brasil na


Na FAAP

FAAP sedia II Encontro com Prefeitos e Secretários Municipais de Educação de São Paulo

O II Encontro com Prefeitos e Secretários Municipais de Educação do Estado de São Paulo, iniciativa do Sebrae-SP, foi realizado no Teatro FAAP, e teve a Fundação como instituição anfitriã. O evento teve o objetivo de fortalecer o diálogo institucional e qualificar a tomada de decisão das políticas públicas educacionais municipais, reunindo gestores públicos, especialistas e lideranças educacionais em um ambiente estratégico de reflexão técnica, troca de experiências e disseminação de práticas inovadoras. Luis Sobral, CEO da FAAP, abriu o evento que contou com a presença de Nelson Hervey Costa (Diretor-superintendente do SEBRAESP), Marco Vinholi (Diretor Técnico do SEBRAESP), Samuel Ralize de Godoy (Secretário-Adjunto de Educação de São Paulo/SP), Itamar Borges (Deputado estadual do estado de São Paulo), Vladimir do Carmo Reggiani (Prefeito de Itápolis), Geninho Zulani (Prefeito de Olímpia), entre outros, além de toda a comunidade FAAP e convidados Sebrae. Considerando a diversidade territorial, econômica e social do Estado de São Paulo, o encontro promoveu debates sobre educação empreendedora como política pública estruturante, alinhada às diretrizes da educação integral, da inovação pedagógica e do desenvolvimento local sustentável, contribuindo para o fortalecimento das redes municipais de ensino. A programação buscou compartilhar conhecimentos, práticas inovadoras e estratégias de gestão, com foco no desenvolvimento de competências empreendedoras, socioemocionais e cidadãs de gestores educacionais, educadores e estudantes, reforçando o papel da educação como eixo central para a transformação

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter