Alunos de RI participam de Seminário “Encontros: 200 anos de amizade Brasil-Estados Unidos”, em Brasília

TEXTO

Comunicação FAAP



DATA


COMPARTILHE


FAAP

Missão Estudantil FAAP posa para foto na frente da entrada do Palácio do Planalto


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Em comemoração ao bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, o Ministério das Relações Exteriores, a Fundação Alexandre de Gusmão, a Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, promovem, com o apoio da  FAAP, o seminário “Encontros: 200 anos de amizade Brasil-Estados Unidos”, a ser realizado nesta terça-feira, 28, no auditório Wladimir Murtinho, no Palácio Itamaraty, em Brasília. 
Os mais de 30 alunos de Relações Internacionais da FAAP já estão na Capital Federal para atender ao evento. Uma experiência única para os discentes de participarem de eventos e visitas tão importantes no universo diplomático. 

A colaboração entre a Câmara Americana de Comércio (Amcham), o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a Funag e a FAAP evidencia o compromisso conjunto de promover um intercâmbio construtivo e enriquecedor entre as comunidades acadêmicas, empresariais e diplomáticas de ambas as nações. 

A presença e o apoio da FAAP neste seminário reforçam o seu comprometimento em fomentar o diálogo intercultural e a compreensão mútua, pilares essenciais para o fortalecimento das relações internacionais.  

Este evento importante não apenas celebra um marco histórico, mas também sinaliza um compromisso renovado com a cooperação e o entendimento entre o Brasil e os Estados Unidos.  

Na ocasião, também será lançado o livro “Uma Parceria Bicentenária: presente, passado e futuro das relações Brasil-Estados Unidos”, organizado pela Professora de Relações Internacionais e Coordenadora do BIA, Fernanda Magnotta, que também fará parte do Seminário.  

Ainda como parte das atividades de comemoração, a FAAP organiza a exposição “Encontros: 200 anos de Amizade Brasil – EUA”.  A mostra oferece uma extensa cronologia detalhando a rica história das interações entre Brasil e Estados Unidos.  
 
São mais de 100 reproduções de fotografias, documentos e obras de arte, além de objetos organizados em dez núcleos temáticos. Entre os itens expostos estão presentes presidenciais emprestados do acervo do Palácio do Planalto e vídeos documentais. Grande parte das imagens foi cedida por arquivos e acervos de instituições públicas brasileiras e norte-americanas. Destaque para as reproduções de duas obras do Museu de Arte Brasileira da FAAP, assinadas por Candido Portinari e Anita Malfatti, artistas que tiveram vivências marcantes nos Estados Unidos.  

A exposição será inaugurada amanhã – em evento restrito a convidados – e abre para o público no dia 29 no Palácio do Itamaraty, e segue aberta até o dia 30 de junho de 2024, com entrada gratuita. 

Seminário Encontros: 200 anos de amizade Brasil-Estados Unidos” | Transmissão On-line 

Terça-feira, 28 de maio | 9h00 (horário de Brasília) 

Relações Governamentais | Gratuito 

Inscreva-se aqui  


TEXTO

Comunicação FAAP


DATA


banners-site-faap_ri2

Relações Internacionais na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_ri1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Relações Internacionais

Estudantes de RI da FAAP visitam Representação do Itamaraty em São Paulo 

Na quinta-feira, 21, um grupo de alunos do curso de Relações Internacionais da FAAP foi recebido pelo Embaixador Nelson Antonio Tabajara de Oliveira no Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP).   Durante o encontro, o Embaixador Tabajara, Chefe da unidade, apresentou as atribuições do ERESP, falou sobre o pilar educacional fomentado pelo MONUEM – do qual a FAAP é parceira desde a primeira edição – e explicou as possibilidades de estágio em São Paulo. Ele também compartilhou experiências de sua trajetória em Embaixadas, Órgãos Multilaterais e em Brasília, respondendo dúvidas dos alunos. A visita faz parte da proposta da FAAP de aproximar seus estudantes do mercado de trabalho, especialmente aqueles interessados na carreira diplomática.  Acompanhado pela Primeira-Secretária Mariana Lobato e pela estagiária Julia Targino, o diplomata destacou os desafios e a relevância de uma carreira voltada à diplomacia, reforçando a importância de internacionalistas em formação investirem nesse caminho.  O professor Victor Grinberg, responsável por acompanhar o grupo, ressaltou a relevância da atividade:  “O ERESP é um parceiro de longa data e uma forma dos calouros conhecerem de perto algo que ouvem tanto, que é o CACD e a carreira diplomática. Foi uma ótima conversa e as alunas ficaram animadas em poder participar do MONUEM e se engajarem no futuro.”   A iniciativa integra a agenda do Programa BIA, que oferece aos estudantes experiências práticas ao longo do semestre. Além da visita ao ERESP, estão previstas atividades em instituições como o Centro de Distribuição da Amazon, a Riot Games, o Espace 60’, entre

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter