UMA DAS GRANDES PROMESSAS DO CINEMA BRASILEIRO, O EX-ALUNO DA FAAP, GREGORIO GRAZIOSI, SE PREPARA PARA LANÇAR SEU SEGUNDO LONGA-METRAGEM

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


20211216143330

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Imagine uma atleta de saltos ornamentais, no alto de uma plataforma de 10 metros de altura que, depois de cinco anos, tenta retornar às competições e enfrentar o zumbido que a atormenta desde que sofreu um grave acidente durante um salto. Esse é o enredo de Tinnitus, segundo longa-metragem do ex-aluno de curso de Cinema Gregório Graziosi. 


Seus primeiros curtas, desenvolvidos na FAAP, foram selecionados para festivais de cinema de destaque como Cannes Cinéfondation, Locarno, Mar del Plata, Clermont-Ferrand e IDFA. E seu primeiro longa, Obra, ficou entre os filmes brasileiros que melhor circulou internacionalmente em seu ano de lançamento e ganhou Prêmio de Desempenho Artístico do Fundo Setorial do Audiovisual. 

Segundo Gregório a FAAP foi uma ótima janela para ter contato com o melhor do cinema mundial e abriu a oportunidade de conhecer realizadores de diferentes nacionalidades, com formações nas mais diversas áreas. “Depois de formado, segui trabalhando com diversos colegas e professores que conheci na graduação. Além de contar com o carinho e a orientação de mestres muito queridos.” 

O cineasta destaca também a parceria com o amigo e desenhista de som Fábio Baldo, que conheceu no curso de Cinema. “Tinnitus é nosso terceiro trabalho juntos. Seria impossível contar uma história, em que a protagonista manifesta nuances e perturbações de seu estado emocional através de distorções auditivas, sem compartilhar do seu talento.” 

O professor Humberto Neiva, coordenador do curso de Cinema, lembra que Gregório sempre foi um aluno muito aplicado e profissional, e que todos os curtas produzidos por ele na FAAP já tinham uma assinatura. “Era um aluno que já tinha personalidade e um olhar muito peculiar, determinado e metódico, construiu uma carreira muito profícua na instituição.”

A ideia para o filme veio da obra do artista plástico inglês David Hockney, A Bigger Splash. “Quem teria mergulhado naquele cenário geométrico? Esse salto teria sido bem-sucedido? Esse me parecia um mistério cinematográfico a ser decifrado. Eu precisava de respostas que aquela pintura não poderia me dar”, explica Gregório. 

A partir dessas indagações, ainda como aluno, Gregório produziu o curta-metragem Saltos, uma espécie de predecessor de Tinnitus. “Uma Faculdade de Cinema é o lugar ideal para encontrar a própria voz, através de experimentações. Entre os projetos que concluí ao longo dos anos, Tinnitus sempre vinha à minha cabeça, como um fantasma que me perseguia criativamente.” 

Gregório continua atento e ativo na comunidade Faapiana. “Durante a graduação sempre procurei assistir aulas na Faculdade de Artes e tive a sorte de participar dos Anuais de Artes Plásticas. Fiquei muito feliz em saber que agora, com a nova classificação como Centro Universitário, os alunos podem escolher outras matérias como optativas.” 

Tinnitus que ainda é inédito para o público, está na fase de finalização. A previsão é que irá estrear em Festivais em 2022 e depois será distribuído nos cinemas pela Imovision e Reserva Cultural.  


DATA



CATEGORIA

faap-bcm-banner-home

Business Communication and Media

Saiba mais
sebastian-pandelache-hBki3p82xQ4-unsplash

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Business and International Affairs

Pós-Graduação em Estudos Regionais: América Latina abre vagas para turma em 27 de março de 2025

A FAAP está com inscrições abertas para o Curso de Especialização Lato Sensu em Estudos Regionais: América Latina, com início em 27 de março de 2025. O programa faz parte de um projeto institucional que visa integrar perspectivas globais e regionais aos cursos da FAAP, alinhando-se às necessidades do mercado de trabalho e ampliando o conhecimento sobre a realidade dos países latino-americanos.  Com uma abordagem interdisciplinar, o curso combina estudos culturais com treinamento profissional avançado, visando aprofundar a compreensão da América Latina contemporânea. A pós-graduação oferece duas trilhas de formação: uma voltada para Administração, Relações Internacionais e Economia, e outra para Arte e Cultura, atendendo às demandas de profissionais que buscam se especializar nas questões regionais da América Latina.  A trilha de Administração, Relações Internacionais e Economia analisa a história recente da região, o estado de direito, processos democráticos e questões econômicas e ambientais, com foco em relações internacionais intra-regionais e com outros países. Já a trilha de Arte e Cultura investiga as culturas regionais, movimentos filosóficos, literários e artísticos, relações sociais, diversidade, interculturalidade e relações de gênero, abordando a descolonização e seus efeitos nas manifestações sociais, culturais e artísticas.  O curso inclui disciplinas obrigatórias sobre a realidade latino-americana, seminários de integração e aulas de idiomas (espanhol, português e chinês), além de atividades presenciais no campus da FAAP e encontros síncronos on-line. O programa também oferece projetos de cooperação virtual (COIL) com outras universidades da América Latina e a participação de professores estrangeiros renomados em palestras e seminários.  Os alunos poderão cursar disciplinas em instituições de ensino superior parceiras da FAAP e têm a possibilidade de continuar seus estudos no exterior. O curso também proporciona experiências internacionais, como visitas técnicas e a Missão do Cone Sul, que inclui países como Argentina, Brasil, Uruguai e Chile.  Saiba mais:


Internacional

Curso de Chinês para Negócios começa em 24 de fevereiro

O Curso de Chinês para Negócios, oferecido pelo Instituto Confúcio para Negócios FAAP, visa ensinar o Mandarim em seus principais aspectos – escrita (ideogramas), leitura, fala e compreensão – enquanto desenvolve a competência intercultural dos alunos. Para garantir uma imersão completa no idioma, as aulas são ministradas exclusivamente por professores nativos chineses e utilizam materiais recomendados pelo HANBAN. Além disso, o curso inclui preparação para o teste HSK, exame oficial de proficiência em chinês. Dividido em dois módulos, curso é destinado a pessoas que desejam fazer negócios com chineses, que trabalham em uma empresa chinesa ou que desejam aprender a língua, mas não têm disponibilidade para ir presencialmente às aulas. Chinês para Negócios I Conjunto de novas palavras com áudio para o aluno praticar a pronúncia e a escrita dos ideogramas e do pinyin e ampliar seu vocabulário; Página com telas enumeradas contendo diálogos, regras gramaticais e exercício prático; Momento cultural para o aluno aprender sobre as particularidades do país voltadas ao mundo corporativo; Diferentes atividades práticas; Avaliação da unidade com questões de múltipla escolha, dissertativas etc. Chinês para Negócios II Conjunto de novas palavras com áudio para o aluno praticar a pronúncia e a escrita dos ideogramas e do pinyin e ampliar seu vocabulário; Página com telas enumeradas contendo diálogos, regras gramaticais e exercício prático; Momento cultural para o aluno aprender sobre as particularidades do país voltadas ao mundo corporativo; Diferentes atividades práticas; Avaliação da unidade com questões de múltipla escolha, dissertativas etc. Importante: Para ingressar diretamente no módulo II, é necessário demonstrar conhecimento prévio do idioma. Início das aulas: 24 de fevereiro de 2025 Mais informações e inscrições: https://www.faap.br/extensao-e-livres/chines-para-negocios/ Não perca essa oportunidade única de impulsionar sua carreira e se destacar no competitivo mercado de


Na FAAP

FAAP e IGENSIA assinam acordo de cooperação para participar do Programa Erasmus+ 

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e o grupo educacional francês IGENSIA selaram um novo acordo de cooperação que amplia as oportunidades de intercâmbio para seus alunos, corpo docente e administrativo, agora com a possibilidade de participação no programa Erasmus+. A assinatura do acordo ocorreu com a presença de Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP, Lourdes Zilberberg, Diretora de Internacionalização da FAAP, Meo Kositpaiboon, Gerente de relações internacionais da IGENSIA e Valida Mechri, Diretora do departamento Internacional para intercâmbios, projetos e parcerias da IGENSIA, que na mesma ocasião renovou outra assinatura de um acordo de colaboração já existente entre as duas instituições.  O Erasmus+ é uma iniciativa da União Europeia voltada para a educação, que oferece bolsas de estudo e intercâmbio, divididas em diferentes categorias, para estudantes, professores e profissionais de universidades localizadas fora da UE. O programa visa proporcionar experiências acadêmicas e profissionais internacionais, permitindo que os participantes ampliem seus horizontes educacionais e culturais, em uma relação bilateral de troca de conhecimentos que possam enriquecer de forma prática as aulas e projetos do centro universitário.  “A ideia é que possamos promover a Europa, principalmente a França, entre os seus colegas, mas também entre os alunos, além de dar a vocês a oportunidade de desenvolver projetos conosco e nos enviar seus colegas, seus alunos e seus professores, para que nos mostrem aquilo que vocês possuem aqui no Brasil que talvez não tenhamos na França. Essa é a ideia da cooperação que queremos criar entre as instituições”, afirma Meo Kositpaiboon, Gerente de RI da IGENSIA.  Além disso, a parceria prevê dar oportunidade – principalmente – para os alunos com vulnerabilidade social. O programa oferece uma ajuda de custo para que os alunos passem até 6 meses na França, podendo optar entre os campus de Paris, Lyon ou Toulouse, enquanto os professores e staff podem permanecer de 1 semana a 2 meses, ampliando as perspectivas e o desenvolvimento profissional dos participantes. A aplicação para o programa ocorre no dia 19 de fevereiro e o resultado sobre a aprovação será anunciada em julho.


Cinema

Alunos de Cinema da FAAP exibem filmes na Mostra de Tiradentes

Três produções realizadas por alunos da FAAP foram selecionadas para a Mostra de Tiradentes, um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil. Os filmes “Fulano de Tal”, “KM 100” e “Coisas que eu lembro sobre vc” tiveram exibições especiais no evento, destacando o talento e a diversidade criativa dos estudantes, que foram acompanhados pelo coordenador do curso Humberto Neiva. O documentário “Fulano de Tal”, desenvolvido por alunos do quinto semestre, parte da redescoberta da obra de Otoniel, cineasta brasileiro e figura central do cinema da Boca do Lixo. Já “KM 100”, curta-metragem de conclusão de curso de Lucas Ribeiro, propõe uma reflexão sobre identidade, origem e ancestralidade, enquanto “Coisas que eu lembro sobre vc”, projeto extracurricular de Lucca Baraldi, traz uma abordagem experimental sobre a memória. O impacto da participação no festival Para os realizadores das produções, a experiência de exibir seus trabalhos na Mostra de Tiradentes foi transformadora. Fulano de Tal “Iniciamos como um projeto do semestre de documentário e ficamos extremamente felizes quando ele foi aceito em Tiradentes, um festival que admiramos imensamente. A ideia de nos aproximarmos do cinema de Otoniel partiu da qualidade poética e política que enxergamos nas obras, que dialogam com a produção cinematográfica brasileira realizada no período da ditadura militar, e que se manteve esquecida em caixas empoeiradas por várias décadas. Otoniel foi cineasta relevante entre seus pares à época, inspirando, por exemplo, o famoso letreiro de ‘O bandido da luz vermelha’, de Rogério Sganzerla, amigo com quem trabalhou em alguns projetos. Levar o filme ao festival para dialogar com tantas outras obras de qualidade superou nossas expectativas, estamos muito felizes e gratos”. Afirmam os diretores do filme. Ficha técnica Produção – Lune Pilipczuk Direção – André P. Barata, Reinê Pires Muzzi, Vanessa Ferreira Assistência de Direção – Lune Pilipczuk Roteiro – Reinê Pires Muzzi, André P. Barata, Vanessa Ferreira, Lune Pilipczuk Arte – Marvin Oliveira, Reinê Pires Muzzi Fotografia – Reinê Pires Muzzi Som – Uli Castex Montagem – Marvin Oliveira KM 100 “Exibir ‘KM 100’ em Tiradentes e participar da Mostra foram experiências transformadoras. Desde que li o tema deste ano, ‘Que cinema é esse?’, imaginei um festival voltado à reflexão sobre o cinema que estamos fazendo no país e o que queremos construir para o futuro. No entanto, estar ali, imerso nas exibições, debates e seminários, revelou um cenário ainda mais rico e pulsante do que eu previa. As trocas e aprendizados sobre as múltiplas facetas da nossa atividade foram essenciais neste fechamento da minha formação. Mais do que isso, ver ‘KM 100’ reconhecido como parte ativa e relevante deste debate foi uma honra imensurável. É emocionante ver nossa faculdade ocupando esse espaço e contribuindo para o cinema brasileiro de hoje e do amanhã!”, afirma Lucas Ribeiro, diretor e roteirista de “KM 100”. Ficha técnica Elenco – Vinícius Neri, Teka Romualdo, Davi Lima, Nádia Bittencourt, Valdo Boaventura Roteiro e Direção – Lucas Ribeiro Produção – Gabriela Saragosa, Marco Bueno, Sofia Gullane Produção Executiva – Ricardo Monastero Assistência de Direção – Isabel Amarante Fotografia – Erica Duarte, Gabriela Piserni Arte – Marcela Fornazari, Mariana Ruiz Som – Luís Miguel Marquina Montagem – Gabriela Piserni, Lucas Ribeiro Trilha Original – Lucas Ribeiro, Talita Collado Edição de Som e Mixagem – Igor Yamawaki Coisas que eu lembro sobre vc “Foi uma experiência muito nova, nunca tinha acompanhado de cabo a rabo um evento deste tamanho – muito menos como um dos realizadores. Ainda é difícil processar essa situação da exposição do seu trabalho para um público alheio. Mesmo assim pretendo tentar me encaixar nesse mundo louco e, se tudo der certo, ano que vem estaremos de volta”. Afirma Lucca Baraldi, diretor que também foi responsável por toda a produção, incluindo roteiro, montagem, fotografia, direção de arte e som. A FAAP parabeniza seus alunos por esta importante conquista, que celebra tanto a preservação da memória do cinema nacional quanto o debate de questões contemporâneas. A seleção dos filmes para a Mostra Tiradentes reflete o compromisso do curso de Cinema da FAAP em formar profissionais que unem inovação e relevância cultural, projetando o futuro do audiovisual no


Residência Artística FAAP

FAAP anuncia nova artista premiada com residência em Paris: Marina Hachem

A Residência Artística FAAP – Paris é um dos mais prestigiados programas da Fundação, oferecendo a artistas – estudantes, ex-alunos e professores da FAAP – a oportunidade única de viver e criar em Paris, sem custos e subsidiado. Instalado na Cité Internationale des Arts, às margens do Rio Sena, o programa permite que os residentes desenvolvam suas pesquisas e produções artísticas em um ambiente dinâmico e multicultural, no coração de uma das capitais mais icônicas da arte e da cultura mundial, e atualmente um dos epicentros da arte contemporânea. Nesta edição de fevereiro a julho de 2025, a artista selecionada para ocupar o estúdio 1422 é Marina Hachem, ex-aluna de Artes Visuais da FAAP. Seu trabalho investiga as interações entre humanidade e natureza, explorando o contraste entre elementos orgânicos e industriais, em paisagens áridas e desoladas, onde cimento e argila se tornam testemunhos do desmatamento, da seca e da ação humana sobre o ambiente. Ao longo de sua trajetória, Marina participou de exposições de destaque, como: “Entre Raízes e Ruínas”, na Casa Triângulo, São Paulo, Brasil (2024); “Ensaio sobre o fim do mundo”, na Galeria Lume, São Paulo, Brasil (2022) e “Artista de Artista”, na Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil (2024). Com sua nomeação, Marina se junta a um grupo seleto de artistas que já passaram pela residência, entre eles Dora Longo Bahia, Daniel de Paula, Graziela Kunsch, Flavia Junqueira, Marcius Gallan, Maurício Ianês, Rodolpho Parigi, Sandra Cinto, Thiago Honório, Fernanda Galvão e Pepi Lemes. A FAAP é a única instituição da América Latina a manter uma residência artística universitária na Cité Internationale des Arts, visando incentivar a formação e projeção de talentos no cenário artístico

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter