Acompanhados da professora Marina Vezzoni, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com o Secretário sobre a variedade de representação de diversos grupos sociais, programas para ajudar minorias, defesa e apoio ao cidadão e também conhecer como funcionam os conselhos da Secretaria, como o da Mulher, da Comunidade LGBTQI+ e Racial, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM), o Instituto de Medicina Social e de Criminologia (IMESC), a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), a Fundação Casa e o Fundo de Interesses Coletivos.
Os alunos são membros do Grupo de Estudos EDFAAP, coordenado pela professora Marina, que tem por finalidade tornar fácil e acessível às questões jurídicas que interessam a sociedade. O Grupo desenvolve entrevistas, vídeos e lives no @edgrupodeestudos, com personalidades do meio jurídico. Promove também assistência jurídica a comunidades vulneráveis, através de projetos como a Missão FAAP Amazônia, que vai levar em setembro deste ano, 16 estudantes ao Rio Amazonas, com o objetivo de ensinar direitos fundamentais às populações ribeirinhas e passar orientações sobre defensoria pública, juizados especiais, delegacias e crimes de racismo.
“Foi enriquecedor conhecer o espaço físico da Secretaria. Conversar sobre cidadania e justiça naquele ambiente consolidou tudo que levantamos em sala de aula”, explicou a professora Marina.
É a segunda vez que os alunos do curso visitam a Secretária de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, a primeira visita aconteceu no ano passado, quando o coordenador do curso de Direito, Fernando José da Costa, era o secretário da pasta.