Publicitário Vitor Elman foi o entrevistado do FAAPCAST desta semana

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O FAAPCAST desta semana entrevistou Vitor Elman, empresário, ilustrador, VP de criação e cofundador da Cappuccino, agência digital parte do Grupo Interpublic, uma das principais empresas de soluções globais de comunicação e marketing do país. Formado em Publicidade e Propaganda pela FAAP, Vitor também é empreendedor, fundou, em 2010, a YourGame, empresa focada em jogos, que foi comprada pela UOL em 2011.


Desde 2021, o publicitário é o Líder de criação para LATAM na Weber Shandwick, rede global de agências da IPG. Integra também a prática global de Metaverso do McCann Worldgroup e é investidor anjo em oito startups de inovação como a Lumx Studio, primeira no Brasil focada em Web3. Já ganhou os prêmios The Saber Awards LATAM, Troféu Jatobá, Stevie Awards e The Shorty Awards, com campanhas para clientes como Coca Cola, Arcor, MTV, Danone, VIVO, Sanofi, Mercado Libre, Docusign, Nintendo, UOL, Ajinomoto , Citibank e Credicard.

Vitor se define como curioso e contou como começou sua história com a Publicidade. “Venho de uma família de arquitetos, e por gostar de desenhar e criar coisas acabei indo para a Publicidade. A FAAP já era um nome muito grande nessa área e sempre foi minha primeira opção”.

Fundada em 1998, quando Vitor ainda estava no último ano da faculdade, a Cappuccino começou no quarto do entrevistado, com dois amigos, o mesmo sonho e um Imac. “No começo eu não sabia nada, quando comecei nem se falava muito de internet ainda. O que a gente queria era um lugar pra fazer coisas legais. Nosso primeiro cliente foi o Objetivo Multimídia, e com isso conseguimos mudar para um escritório de 30m. Depois veio a MTV e o Yahoo”, disse o convidado.

Sobre ter grandes marcas como clientes, Vitor explicou que trabalhar com a Coca-Cola foi sensacional e com a Nintendo, era uma paixão de infância. Mas que marcas menores dão mais liberdade criativa para o trabalho dele. “Tem clientes muito estruturados que conseguem passar um briefing muito bom e isso faz uma diferença gigante para uma boa entrega. Marcas grandes tem um público muito diverso, histórico maior e tom de voz já constituído. Fica difícil cria algo novo para uma marca que já fez muita coisa. Mas cada cliente tem sua contribuição no meu crescimento e no que aprendi”.

Quando perguntado sobre o que um profissional do futuro precisa ter, a curiosidade foi tema novamente. “A maior qualidade que o profissional do futuro precisa ter é ser muito curioso. Nessa área tudo muda muito rápido, temos que aprender todo dia, ter flexibilidade, nos adaptar a coisas novas, gostar de botar a mão na massa, fazer, criar, e nunca dizer: isso não dá para fazer. As melhores campanhas aconteceram de coisas que ninguém achava que daria para fazer”.

Assista aqui o episódio na íntegra.

Apresentado pela professora Ana Júlia Ribeiro, o FAAPCAST é um videocast semanal, transmitido ao vivo do B-Hub, espaço de inovação da FAAP, que entrevista ex-alunos que se destacam em suas áreas de atuação.

Os alunos podem assistir as entrevistas e colaborar com perguntas. O conteúdo pode ser acompanhado ao vivo pelos canais oficiais da FAAP no YouTube e no Spotify e ficará disponível para consumo nessas plataformas.

Fotos: Rafayane Carvalho   


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Na FAAP

FAAPCast recebe Eduardo Toldi, Diretor Criativo da Egrey e ex-aluno de economia da FAAP 

Personalidade, sofisticação e beleza definem Eduardo Toldi, criador da marca de roupas Egrey e ex-aluno de Economia da FAAP. Após se formar e trabalhar no mercado financeiro, com a crise financeira de 2008, Eduardo decidiu mudar de setor e resgatar o trabalho com moda e tecelagem, ramo com o qual sua mãe e avós já tinham experiência. Até que, em 2011, Eduardo fundou a própria marca de moda contemporânea, a Egrey . “Egrey é a mistura de cinza com Eduardo. E cinza é a mistura de preto com branco e tem muitas nuances entre o preto e o branco. E eu acho que eu sempre fui meio detalhista”, afirma o Diretor Criativo.   A Egrey atende diversos estados do Brasil, porém o seu foco de vendas é o estado de São Paulo, principalmente no eixo que se divide entre os bairros Higienópolis, Jardins e Itaim, onde inclusive se localizam as duas lojas físicas, uma na rua da Consolação e a outra no Shopping Iguatemi.   Eduardo considera importante as colaborações entre os criadores. Uma coleção cápsula que fez muito sucesso entre as suas clientes foi fruto da parceria com Lucas Nascimento, “dentro dessa jornada do cliente eu acho que as colaborações são muito importantes. E tem tantas pessoas talentosas, como o Lucas Nascimento, que já ganhou muitos prêmios fora do Brasil. Eu achei que as minhas clientes iam gostar de conhecer os produtos dele”.   Outra collab que merece destaque foi realizada em 2020 com a consultora de estilo, Gloria Kalil.  “O processo começa na parte do desenho, no que a gente imagina, no público que a gente quer atingir, no que a gente quer trazer de novidade, depois vem a pesquisa, pilotagem, escolha do tecido etc, e só depois a comercialização. É uma jornada longa”, explica Eduardo sobre a criação de coleções.  Para saber mais sobre a trajetória de Eduardo Toldi e da sua marca Egrey, acesse o canal oficial do FAAPCast no Youtube.

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