O evento “Encontros de Comunicação, Entretenimento e Negócios” trouxe para FAAP Araquém Alcântara, um dos mais importantes fotógrafos de natureza do Brasil e o primeiro a desenvolver um trabalho de documentação dos 36 parques nacionais brasileiros, que deu origem à obra “Terra Brasil”, livro de fotografia mais vendido no Brasil.
Duas vezes premiado no Prêmio Abril de Jornalismo e vencedor dos Prêmios Von Martius, oferecido pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha na categoria natureza, e do Jabuti pelo livro “Amazônia”, o convidado falou sobre “Fotografia: Comunicação e Mediação de Saberes”.
Araquém dividiu com os alunos sua experiência com expedições fotográficas e com a população local, registrando manifestações folclóricas de comunidades que vivem próximas da natureza, e a riqueza de festas populares como o Maracatu Rural, a Festa do Boi, o Círio de Nazaré, e o Carnaval em diversas regiões do Brasil. Seu trabalho exalta as belezas naturais e revela a riqueza e a diversidade de ecossistemas desconhecidos para a maior parte dos brasileiros, chamando atenção para a necessidade da preservação.
“Vim hoje contar minha história de uma carreira voltada para a defesa da Amazônia e da cultura brasileira”, disse o fotógrafo considerado por muitos um dos mais combativos artistas brasileiros em defesa do patrimônio ambiental. Araquém já atuou diversas vezes na linha de frente contra o desmatamento ilegal da Amazônia, retratando em suas fotos a destruição deste bioma. Produziu a capa do livro “Unknown Amazon” para o Museu Britânico em 2001, e é o primeiro fotógrafo brasileiro a produzir um trabalho inédito para a National Geographic, a edição especial de colecionador “Bichos do Brasil”.
Os estudantes tiveram a oportunidade de ver imagens fascinantes e mergulhar na relação entre fotografia e comunicação, mostrando como a fotografia é uma poderosa forma de contar histórias, transmitir conhecimento, promover a compreensão cultural e servir como ferramenta para a preservação da beleza, da natureza e da diversidade cultural do Brasil.