Presidente do Senado recebe Medalha de Honra ao Mérito Jurídico na FAAP

TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Fernando Aurelio Silveira / FAAP



DATA


COMPARTILHE


24.11.23_Presidente-do-Senado-recebe-medalha-de-honra-ao-mérito-jurídico-na-FAAP

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Nesta sexta-feira (24/11), no campus da FAAP em São Paulo, ocorreu a segunda edição da entrega da Medalha de Honra ao Mérito Jurídico. Entre os homenageados, destacaram-se o Ex-Presidente da República, Michel Temer, o Presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, e o Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.  

Os participantes foram recebidos pelos anfitriões Celita Procopio de Carvalho (Presidente do Conselho de Curadores da FAAP) e Dr. Antonio Bias Bueno Guillon (Diretor-Presidente da FAAP). 

Em seu discurso na abertura do evento, Celita Procopio de Carvalho, destacou a importância de homenagear pessoas que contribuem para o desenvolvimento do país, sendo “dotadas e preciosas ao ensinamento dos nossos estudantes”

Rodrigo Pacheco saudou a Presidente do Conselho de Curadores e todos os colaboradores que fazem da FAAP uma das instituições mais respeitadas do país. Ele enfatizou que “estamos vivendo um momento no Brasil que exige tranquilidade, espírito público e vontade de pacificar […]. Tudo que queremos é que o Brasil possa se desenvolver”

A homenagem, promovida pelo Fórum das Américas e pelo Global Council of Sustainability & Marketing, visa reconhecer juristas que se destacaram pelo serviço prestado ao Brasil ao longo de suas carreiras profissionais. 

Na cerimônia, estiveram presentes figuras notáveis, como o Professor Doutor Arnoldo Wald, André Esteves (Presidente do Conselho do BTG Pactual), José Auriemo Neto (Chairman da JHSF), José Roberto Tadros (Presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), Eduardo Tuma (Conselheiro do TCM), José Renato Nalini (Reitor da UniRegistral), Rafael Horn (Vice-Presidente do Conselho Federal da OAB), Leonardo Sica (Vice-Presidente da OAB-SP), Janaína Lima (Vereadora), Ricardo Sayeg (Presidente do Instituto do Capitalismo Humanista), Fernando José da Costa (Coordenador do curso de Direito da FAAP), Arnoldo Wald Filho (Presidente da Mesa Diretora e do Conselho Editorial da Economy&Law), Guido Amin Naves (General de Exército Comandante do Comando Militar do Sudeste) e Luiz Claudio Macedo (Major Brigadeiro Comandante COMAR 4, que recebeu a medalha em nome do Tenente-Brigadeiro do Ar Comandante-Geral da Força Aérea Brasileira, Marcelo Kanitz Damasceno). 


TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Fernando Aurelio Silveira / FAAP


DATA


banners-site-faap_dir2

Direito na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_dir1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Na FAAP

Missão acadêmica da FAAP leva alunos a Brasília para vivenciar política, diplomacia e eleições 

Entre os dias 23 e 26 de agosto, alunos da FAAP participam de uma missão acadêmica a Brasília, reunindo estudantes do programa BIA – Business & International Affairs, que integra as formações de Relações Internacionais, Administração e Economia.   Ao longo de quatro dias, os estudantes cumprem agendas nos três Poderes da República, no Ministério das Relações Exteriores, na ApexBrasil, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em representações diplomáticas e em outras instituições relevantes para a compreensão da política brasileira e de sua inserção internacional. Estão previstas visitas ao Palácio do Planalto, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF), Itamaraty, embaixadas da União Europeia e da Índia, além da CNN.   Em ano de eleições presidenciais, a missão incorpora também uma frente dedicada a conhecer mais de perto o processo eleitoral brasileiro. No TSE, os alunos visitam o Museu do Voto e participam de uma atividade sobre o funcionamento da observação internacional de eleições e a cooperação internacional nessa área.   A experiência é complementada pelo contato com a dimensão político-partidária das eleições. A agenda inclui visita ao comitê nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) e participação em evento com lideranças do Partido Liberal (PL), legendas dos candidatos à Presidência da República atualmente mais bem posicionados nas pesquisas. A proposta é oferecer contato com diferentes atores e perspectivas, permitindo aos estudantes observarem tanto a dimensão institucional das eleições quanto a organização partidária, as estratégias e as dinâmicas de uma campanha presidencial.   A programação inclui ainda encontros com autoridades e diplomatas, entre eles o embaixador Flavio Celio Goldman, diretor do Departamento de Europa do Itamaraty, além de atividades previstas no STF e no Congresso Nacional.   A missão integra a proposta de formação da FAAP de aproximar os estudantes dos espaços em que decisões políticas, econômicas e diplomáticas são formuladas e implementadas. A experiência permite conectar conteúdos de Relações Internacionais, Administração e Economia e compreender, na prática, como instituições e diferentes atores interagem na definição dos rumos do país.   A missão a Brasília funciona como uma extensão da sala de aula, oferecendo aos alunos a oportunidade de observar e analisar diretamente os processos que estudam ao longo de sua


Internacional

Info session na FAAP: representantes de universidades americanas falam sobre oportunidades de pós-graduação 

A FAAP, por meio do Centro EducationUSA, receberá no campus representantes de duas importantes universidades norte-americanas — a University of Notre Dame e a North Carolina State University — para uma sessão informativa sobre oportunidades de pós-graduação nos Estados Unidos. O encontro acontecerá na Sala de Criatividade 5313, das 17h30 às 18h30, no dia 27 de agosto, e será voltado prioritariamente aos estudantes de graduação da FAAP, mas também estará aberto a interessados externos.  A atividade terá como objetivo apresentar caminhos possíveis para quem deseja seguir estudos avançados em instituições de excelência nos Estados Unidos, abordando programas acadêmicos, áreas de pesquisa, processos de candidatura e possibilidades de financiamento para estudantes internacionais.  Pela University of Notre Dame, estará presente Christian A. Lehman, diretor de Recrutamento e Admissões de Pós-Graduação da Keough School of Global Affairs. A escola é reconhecida por sua atuação em temas como políticas globais, paz, sustentabilidade e desenvolvimento, oferecendo programas como o Master of Global Affairs (MGA) e o Ph.D. in Sustainable Development, ambos voltados à formação de profissionais e pesquisadores comprometidos com desafios contemporâneos de alcance internacional.  Já pela NC State, participará Caity Crank, gerente de Recrutamento Internacional e Admissões para Pós-Graduação da The Graduate School. A universidade, classificada entre as principais instituições de pesquisa dos Estados Unidos, oferece programas de pós-graduação em áreas como engenharia, design, negócios, ciências e humanidades, com forte conexão entre pesquisa de impacto e inovação aplicada. Durante a apresentação, serão destacadas as oportunidades de apoio financeiro disponíveis, incluindo assistantships, fellowships e cobertura integral de tuition em determinados casos.  Ao final da apresentação, os participantes terão a oportunidade de conversar diretamente com os representantes das universidades em uma sessão de perguntas e respostas, esclarecendo dúvidas sobre programas, bolsas e o processo de candidatura.  A iniciativa reforça o compromisso da FAAP e do EducationUSA com a internacionalização da formação acadêmica e com o apoio aos estudantes interessados em ampliar seus horizontes de estudo e carreira em instituições de excelência no


Na FAAP

Aula Magna do Programa BIA aborda desafios e oportunidades da Copa do Mundo Feminina 

Os alunos do Programa Business and International Affairs (BIA), do período noturno, participaram, no dia 20, da primeira Aula Magna do semestre. O encontro trouxe para a FAAP uma discussão sobre o futebol feminino e seu potencial de transformação social, cultural e econômica, especialmente diante da realização da Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil.  A convidada foi Juliana Agatte, Secretária Extraordinária da Copa do Mundo Feminina, que conversou com os estudantes sobre temas como gestão, políticas públicas, governança, protagonismo, indústria criativa e legado, além dos desafios e das oportunidades relacionados à organização do evento.  A atividade contou com a abertura de Fernanda Magnotta, coordenadora do Programa BIA, e mediação de Victor Grinberg, coordenador de Service Learning. Ao longo do encontro, os estudantes conheceram aspectos da trajetória do futebol feminino, os fatores que contribuíram para seu crescimento e a estrutura necessária para a realização de um projeto de alcance internacional.  Em 2027, o Brasil será, pela primeira vez, sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA, um marco que amplia a visibilidade da modalidade e reforça seu potencial de impacto para além do esporte.  Para os alunos do BIA, a experiência também representa uma oportunidade de conectar teoria e prática, ampliar repertórios e conhecer de perto profissionais envolvidos em projetos de grande relevância nacional e internacional.  Iniciativas como essa integram a proposta de formação da FAAP ao aproximar os estudantes de debates contemporâneos, diferentes áreas de atuação e profissionais que participam ativamente das transformações em curso no Brasil e no

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter