Prefeito Ricardo Nunes falou sobre os desafios da administração da cidade de São Paulo em palestra na FAAP


DATA


COMPARTILHE


20239617585

Celita Procopio de Carvalho (Presidente do Conselho de Curadores da FAAP) e Ricardo Nunes (Prefeito de São Paulo).


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Alunos, professores e colaboradores da FAAP tiveram a oportunidade de ouvir o Prefeito Ricardo Nunes, em palestra que abordou os desafios da administração na cidade de São Paulo. O evento lotou o Teatro para discutir a gestão da maior cidade do Brasil. 

O Prefeito, acompanhado dos secretários municipais de Comunicação, Marcello D’Angelo, e da Fazenda, Luís Felipe Vidal Arellano, iniciou a conversa destacando os desafios enfrentados no início da sua administração em 2021, com a perda do então prefeito Bruno Covas, e em meio à pandemia de Covid-19. “Bruno era mais que um amigo, era um irmão para mim. Além dessa grande perda, ficamos praticamente dois anos focados na pandemia, e só agora em 2023 estamos conseguindo voltar a discutir a saúde financeira da cidade”, disse o prefeito. 

Durante a apresentação Nunes abordou tópicos importantes como o crescimento da verba para investimentos e melhorias na cidade, que saltou de 8,5 bilhões em 2022, para 11,5 bilhões neste ano, de acordo com ele, fruto de algumas ações conjuntas como a reforma da Previdência na cidade, que tinha um déficit atuarial de 171 bilhões, renegociação da dívida com o Governo Federal e proporcionando segurança jurídica para atrair mais empresas para São Paulo. “Focamos em trabalhar a desburocratização e o tempo necessário para abrir uma empresa e reduzimos o ISS (Imposto Sobre Serviços) para atividades como audiovisual, franquias e serviços por aplicativo. De 2021 até o mês passado, 43 mil empresas que estavam sediadas em outros estados e municípios se transferiram para São Paulo e outras 341 mil novas empresas foram abertas, aumentando a arrecadação e a geração de empregos”, explicou o prefeito. 

Falou sobre as UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) abertas em sua gestão, ações de zeladoria e infraestrutura com recuperação de pontes e viadutos, a fila para vagas em creches que foi zerada e respondeu perguntas sobre a metodologia para execução do plano de metas e segurança pública. 

“A segurança, constitucionalmente, é responsabilidade do Estado, mas a prefeitura não vai deixar de fazer a sua parte. Aumentamos o contingente da Guarda Civil Metropolitana, em 1.500 postos, trocamos a frota de veículos, melhoramos os equipamentos e investimos em treinamento. Assim como em tecnologia, com a implantação de 20 mil câmeras na cidade, 14 mil com sistema de inteligência artificial e estamos trabalhando em uma nova Central de Monitoramento”. 

Ao final do evento, o Prefeito expressou sua gratidão pela oportunidade de dialogar com a comunidade acadêmica e enfatizou como a educação e o engajamento cívico desempenham um papel crucial na construção de um futuro melhor para São Paulo. 

“Tenho muito orgulho da gestão que estamos fazendo, São Paulo tem hoje a capacidade de gerenciar seus recursos de forma saudável e manter o equilíbrio das contas. Todos os recursos no caixa da Prefeitura tem direcionamento para habitação, saúde e infraestrutura, o dinheiro não está parado. O que temos hoje é uma gestão que acertou a questão das finanças fazendo com que a economia da cidade gire”, finalizou Nunes.


DATA


banner-horizontal-home-1

Graduação FAAP

Conheça nossos cursos
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

Aula Magna do Programa BIA aborda desafios e oportunidades da Copa do Mundo Feminina 

Os alunos do Programa Business and International Affairs (BIA), do período noturno, participaram, no dia 20, da primeira Aula Magna do semestre. O encontro trouxe para a FAAP uma discussão sobre o futebol feminino e seu potencial de transformação social, cultural e econômica, especialmente diante da realização da Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil.  A convidada foi Juliana Agatte, Secretária Extraordinária da Copa do Mundo Feminina, que conversou com os estudantes sobre temas como gestão, políticas públicas, governança, protagonismo, indústria criativa e legado, além dos desafios e das oportunidades relacionados à organização do evento.  A atividade contou com a abertura de Fernanda Magnotta, coordenadora do Programa BIA, e mediação de Victor Grinberg, coordenador de Service Learning. Ao longo do encontro, os estudantes conheceram aspectos da trajetória do futebol feminino, os fatores que contribuíram para seu crescimento e a estrutura necessária para a realização de um projeto de alcance internacional.  Em 2027, o Brasil será, pela primeira vez, sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA, um marco que amplia a visibilidade da modalidade e reforça seu potencial de impacto para além do esporte.  Para os alunos do BIA, a experiência também representa uma oportunidade de conectar teoria e prática, ampliar repertórios e conhecer de perto profissionais envolvidos em projetos de grande relevância nacional e internacional.  Iniciativas como essa integram a proposta de formação da FAAP ao aproximar os estudantes de debates contemporâneos, diferentes áreas de atuação e profissionais que participam ativamente das transformações em curso no Brasil e no


Na FAAP

FAAP recebe representante da Chung-Ang University, da Coreia do Sul 

Em 19 de agosto, a FAAP recebeu a visita do Dr. Jong Hyun Wi, Diretor do Virtual College da Chung-Ang University (CAU) e Presidente da Korea Game Society. O professor foi recebido pela Dra. Lourdes Zilberberg, Diretora de Internacionalização da FAAP.   Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de cooperação acadêmica entre as instituições, incluindo o desenvolvimento de programas conjuntos, intercâmbio de professores e estudantes, iniciativas de dupla titulação e projetos de pesquisa em parceria.   A aproximação reforça o compromisso da FAAP com a internacionalização e com a construção de novas oportunidades de intercâmbio acadêmico, colaboração científica e formação global para sua comunidade.   Sobre a Chung-Ang University   Fundada em 1916, a Chung-Ang University é uma universidade privada sul-coreana que reúne aproximadamente 30 mil estudantes, 1.165 professores, 15 faculdades de graduação e 18 escolas de pós-graduação. A instituição possui dois campi, localizados em Seul e Anseong, na Coreia do Sul.  Reconhecida pelo Ministério da Educação da Coreia do Sul, a CAU oferece programas de graduação, mestrado e doutorado em diversas áreas do conhecimento, incluindo Direito, Administração, com programas de MBA Global, e Medicina.   A universidade tem como princípios os ideais de “Justiça e Verdade” e se destaca pela atuação nas áreas de ensino, pesquisa e inovação. Também possui reconhecimento nas áreas de Farmácia, Cultura e Artes, contribuindo para a difusão da cultura coreana na Ásia e em outras regiões do mundo.   Com uma trajetória centenária, a Chung-Ang University busca preparar estudantes coreanos e internacionais para os desafios de uma sociedade global, incentivando o desenvolvimento acadêmico e profissional e a realização de seu potencial.   Os interessados na Chung – Ang University podem visitar o site da escola: CHUNG-ANG


Na FAAP

FAAP recebe representante da Kyungdong University, da Coreia do Sul 

Nesta semana, a FAAP recebeu a visita do Dr. Nur Alam, Diretor do K-Global Graduate School da Kyungdong University (KDU), da Coreia do Sul. O professor foi recebido pela Dra. Lourdes Zilberberg, Diretora de Internacionalização da FAAP.   O encontro teve como objetivo ampliar o diálogo entre as duas instituições e explorar novas possibilidades de cooperação acadêmica. Entre as iniciativas discutidas estão o intercâmbio de estudantes e professores, além da possibilidade de oferta de bolsas de estudos destinadas a alunos da FAAP.   A aproximação com instituições internacionais integra as ações da FAAP voltadas à ampliação de oportunidades acadêmicas e à formação de estudantes em um contexto cada vez mais globalizado.   Sobre a Kyungdong University   Fundada em 1981, a Kyungdong University é uma instituição de ensino superior sul-coreana dedicada à formação de profissionais preparados para atuar na Coreia do Sul e em diferentes contextos internacionais.   A universidade possui mais de oito mil estudantes, distribuídos em três campi: Global, Metrópole e Medical. O Global Campus oferece cursos de graduação em inglês e coreano, além de programas de idiomas e formação profissional voltados a estudantes internacionais. O Metrópole Campus concentra cursos relacionados aos setores públicos e às indústrias urbanas, enquanto o Medical Campus é dedicado às áreas de saúde e tecnologias médicas.   A KDU tem como foco o desenvolvimento de competências profissionais, linguísticas e sociais alinhadas às demandas do mercado de trabalho e às transformações da sociedade contemporânea.   Para conhecer mais sobre a Kyungdong University, acesse o site oficial da instituição clicando aqui.

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter