Árvores, folhagens e muita cor caracterizam o painel pintado à mão pelos artistas João Fasolino e Luiz Prieto a pedido da FAAP, instituição de ensino na qual são formados em Artes Visuais. A intervenção ocupa as novas instalações do departamento de Marketing, um ambiente amplo dentro do campus da FAAP, adaptado para receber a área e que precisava de um toque especial.
Primeiro trabalho de João e Luiz juntos, eles têm em comum o uso de temas da natureza em seus projetos. Além de garantir um ar mais contemporâneo ao ambiente, os artistas também tinham como missão unir os três pilares da FAAP na obra: tradição, cultura e inovação, dando início às comemorações pelos 70 anos da instituição.
“A pintura, uma das técnicas mais antigas, simboliza a tradição”, explica João Fasolino, acrescentando que a inovação está em integrar a obra ao ambiente e em mesclar a pesquisa de dois artistas que só se conheciam pelas redes sociais. Já a cultura está na combinação de elementos da natureza com a renda, ambos muito característicos do Brasil.
Retornar à FAAP depois de anos de formação também foi importante para Luiz Prieto, que considera a instituição um local inspirador. “Esse projeto pode alavancar outras intervenções pela faculdade, que tem em sua história as artes plásticas como uma grande referência”, completa o artista.
O trabalho dos alunos – de acordo com o professor Marcos Moraes, coordenador do curso de Artes Visuais da FAAP – possibilita uma compreensão da ampla dimensão das propostas do curso, não relacionadas apenas aos processos pedagógicos e de formação específica, mas também de inserção do egresso em seu campo de atuação. “Trazer os alunos para participar dos projetos da instituição é uma forma de acompanhar a vida profissional de cada um deles e, ainda, fomentar a integração de artistas oriundos de diferentes turmas”, destaca o professor.