No dia 1º de dezembro, quatro alunos de Relações Internacionais da FAAP iniciaram uma imersão de duas semanas no Japão, como parte da 3ª edição do Projeto SEED (Social Entrepreneurship Empowerment Development Program). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e a Associação GOROM, com o objetivo de desenvolver habilidades profissionais, acadêmicas e empresariais em um ambiente intercultural, promovendo o desenvolvimento do empreendedorismo social, através do estudo de caso de pequenos empresários japoneses, de diferentes ramos de negócios, e propor possíveis soluções para os desafios enfrentados por essas empresas.
Os estudantes escolhidos – Ana Carolina Rondino, Gabriel Ramires, Manuela Rios e Renata Pertusi – foram selecionados por meio de um processo seletivo realizado pelo Departamento de Internacionalização da FAAP. O grupo tem se preparado desde julho, participando de reuniões quinzenais e discutindo temas relacionados às indústrias que seriam visitadas no Japão, entre as quais estão inclusas as do ramo têxtil, de bebidas (como vinho e saquê), além de uma joalheria. O professor Victor Grinberg, Coordenador de Service Learning da FAAP, lidera os estudantes neste projeto.
Durante os primeiros seis dias da missão, os alunos visitaram o distrito de Yamanashi, onde tiveram a oportunidade de conhecer empresas locais que receberiam a consultoria. O grupo interagiu com gestores das empresas, além de conversar com stakeholders da região, como o Yamanashi Chuo Bank e autoridades locais, incluindo o governador Kotaro Nagasaki e o vice-governador Kō Osada. Nas conversas, foram discutidos os impactos econômicos, sociais e culturais das indústrias.
A delegação da FAAP teve ainda a oportunidade de participar de uma solenidade com autoridades locais, momento em que entregaram um presente simbolizando a colaboração entre os dois países: uma lembrança inspirada nos vitrais do Museu de Arte de Brasileira (MAB FAAP). Além da FAAP representando o Brasil, outras universidades da Argentina e Colômbia também fazem parte desta edição.
Na sexta-feira, 06, com cobertura da televisão local, os grupos apresentaram suas propostas, esperando criar um caminho próspero para o futuro dos nossos anfitriões locais. Já no final de semana, os participantes aproveitaram para explorar a região do Monte Fuji e a cidade de Tóquio, absorvendo mais da rica cultura local.
A programação desta semana que se inicia inclui encontros com parceiros acadêmicos e corporativos, além de uma visita à Embaixada do Brasil em Tóquio, onde a delegação será recebida pelo Secretário César Yip. O objetivo das reuniões é fortalecer o entendimento sobre negócios internacionais.
O Prof. Victor Grinberg destaca a importância de iniciativas como o Projeto SEED “iniciativas como essa encurtam a distância entre as nações que têm uma longa história de amizade e negócios, afinal, é a décima maior parceira comercial do Brasil. Do lado acadêmico, amadurece as habilidades dos estudantes e reforça a importância do multiculturalismo na atualidade”.