Em 2 de junho, às 15h30, o MAB FAAP promove um bate-papo com a estilista Gloria Coelho na exposição “A Poética do Fazer: Moda e Arte no MAB”.
O evento, aberto ao público, vai possibilitar que os visitantes conheçam a exposição na companhia da estilista, que vai falar das suas obras presentes na mostra e também sobre seu processo criativo e trajetória.
Na ocasião a curadora da exposição Laura Rodríguez, também estará presente e disponível para conversar com o público. “O acervo de moda do museu teve início em 2016 e hoje já temos mais de 320 peças de estilistas brasileiros contemporâneos. Diante disso, decidimos que era a hora de levar a público parte dessa coleção que vem sendo catalogada, acondicionada e preservada para as futuras gerações”, explica Laura.
“A Poética do Fazer: Moda e Arte no MAB” fará o visitante passear por 120 peças do acervo, entre criações de Lino Villaventura, André Lima e Lorenzo Merlino, pinturas de Paulo Almeida e Claudio Tozzi, vídeos de Beth Moysés e Panmela Castro, entre outros artistas e estilistas.
Com cenografia de Tito Ficarelli, a exposição está dividida em seis núcleos: Entremear, Justapor, Arquiteturar, Vazar, Estampar e Performar, tendo como fio condutor ações relacionadas ao fazer manual, com o uso do têxtil.
Gratuita, a exposição ficará em cartaz até 3 de dezembro.
Artistas expostos:André Lima, Beth Moysés, Carlos Morais, Claudio Tozzi, Estevão Nador, Fause Haten, Fernando Marques Penteado, Gláucia Amaral, Gloria Coelho, Jacques Douchez, João Braga, Jum Nakao, Liana Bloisi, Lino Villaventura, Lorenzo Merlino, Madeleine Colaço, Marcia Thompson, Martha Medeiros, Panmela Castro, Paulo Almeida, Paulo Aquarone, Paulo Lima Buenoz, Reynaldo Lourenço, Sergio Niculitcheff, Sylvio Palma e Vânia Sommermeyer.
ENCONTRO COM A ESTILISTA GLÓRIA COELHO
Data: 02 de junho
Horário: 15h30
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Informações: (11) 3662-7198
Entrada: Gratuita
@mabfaap
Sobre o MAB FAAP
Desde que abriu suas portas pela primeira vez em 10 de agosto de 1961, com a mostra “Barroco no Brasil”, o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) se comprometeu a incentivar e divulgar a arte brasileira. Além de seu acervo próprio que conta com mais de 3 mil obras de arte a partir do final do século 19, no decorrer dos últimos anos, abrigou exposições marcantes para a história da cultura do País, como a exposição “Toyota – O Ritmo do Espaço” premiada pela APCA em 2018. Em 2016, foi criada a Coleção Moda-MAB que reúne vestimentas, bonecas e acessórios de estilistas contemporâneos brasileiros, fortalecendo o vínculo entre o museu e a moda, que desde 1989 esteve presente por meio de desfiles e exposições vinculadas ao tema. Cabe destacar que além da pesquisa e organização de exposições de temas pertinentes às artes visuais brasileiras, o MAB incorporou a apresentação de mostras de arte internacional com temáticas de interesse geral que trazem experiências significativas ao público e ampliam a compreensão do fazer artístico e cultural.
Informações para a imprensa
Priscila Lacerda – Assessoria de Imprensa FAAP
imprensa1@faap.br
(11) 3662-7270