O Instituto Confúcio para Negócios da FAAP, em parceria com a Consulado Geral da China em São Paulo, Secretaria de Cultura e Turismo da Província de Zhejiang e Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB FAAP), realiza uma experiência artística audiovisual única ao trazer para o Brasil a exposição virtual “Liangzhu: reino das águas”. A mostra remete a um importante período dos cinco mil anos da história da civilização chinesa.
Com abertura no dia 20 de outubro, a exposição estará em cartaz até o dia 19 de dezembro no site do MAB FAAP. Ao todo, são quatro salões virtuais que reproduzem a cultura e as características da cidade de Liangzhu. É possível vivenciar o estilo de vida dessa civilização devido a um recurso de tecnologia avançada, que mostra a estrutura da cidade real, os artefatos de jade e as ruínas arqueológicas – que representam um grande destaque de uma população que cultivava o arroz há de mais de cinco mil anos e representa um excepcional exemplo do início da civilização urbana.
As ruínas são apresentadas como um polo de poder e crença da cultura Liangzhu por mostrarem evidências, sem precedentes, para conceitos de identidade cultural, de organização social, política e de desenvolvimento da sociedade e da cultura entre o final do período Neolítico e o início da Idade do Bronze, na China e região. Em 2019, os sítios neolíticos de Liangzhu, na província de Zhejiang, foram reconhecidos como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
“Optamos por trazer a exposição ‘Liangzhu: reino das águas’ para que o público brasileiro possa conhecer a história e fortalecer a compreensão sobre a civilização chinesa”, explica Lourdes Zilberberg, diretora local do Instituto Confúcio para Negócios da FAAP.
Exposição virtual “Liangzhu: o reino das águas”
Data: 20 de outubro a 19 de dezembro
Local: https://www.faap.br/museu/exposicoes-atuais.asp