Folha de S. Paulo destaca orientação jurídica dos alunos FAAP para afetados por chuvas no litoral norte de SP  


DATA


COMPARTILHE


Alunos de Direito FAAP indo para Barra do Sahy


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Uma iniciativa da FAAP, mais precisamente da coordenação do Curso de Direito, foi destaque na coluna de Fabio Zanini, na Folha de S. Paulo, nesta sexta-feira.  

O Curso de Direito da FAAP, em atividades extensionistas, estuda e trabalha com formas de transmitir à comunidade, em especial as menos favorecidas, a cultura de entender os seus direitos e deveres nos mais diversos setores de sua vida em sociedade.

Para além de estudar e trabalhar com projetos dirigidos ao atendimento de comunidades carentes, em vários semestres da formação profissional dos alunos, ensinando e conscientizando a população sobre direitos fundamentais que possuem enquanto cidadãos, desenvolve um trabalho semestral específico com vistas a uma determinada fração social, buscando recepcionar uma demanda característica daquele grupamento e da realidade social que o cerca.

Nesse semestre, uma das missões do curso de Direito será realizar o atendimento de pais, alunos, professores e toda comunidade ligada ao Instituto Verdescola , na Barra do Sahy, em São Sebastião, no Estado de São Paulo. A região é egressa de um desastre ecológico relativamente recente e, em razão disso, deverá ser atendida com vistas à necessidade que tiveram de se reconstruir e de se reorganizar para a retomada de suas atividades.

Contando com um grupo de 15 alunos de vários semestres e um professor responsável, o projeto, que se desenvolveu durante todo o primeiro semestre de 2024, visitará o local nos dias 07 e 08 de junho próximo, para apresentação de seminários sobre direitos e garantias individuais, seguido de atendimento ao púbico para orientação em demandas que apresentarem os membros da comunidade.

Na oportunidade, serão distribuídos materiais de higiene e alguns brindes para as crianças, eventualmente presentes, com a entrega do Manual de Primeiros Socorros Jurídicos, material didático produzido pelos alunos, com orientações básicas e endereços de referência para a população, sobre atendimento jurídico e acesso aos serviços essenciais ligados ao Direito, com informações de utilidade pública, endereços e telefones de contato locais.

Referido manual foi proposital e prioritariamente dirigido aos temas relacionados às crianças e adolescentes, como a violência contra menores e o Estatuto da Criança e do Adolescente, em atenção ao público que se busca atingir.

A FAAP e o Curso de Direito uma vez mais aproxima as leis e o aprendizado das práticas legais da comunidade, exercitando as práticas humanitárias e cidadãs que norteiam a formação do cidadão e do profissional do Direito em nossa instituição.

Leia a matéria completa aqui: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2024/06/alunos-da-faap-dao-orientacao-juridica-a-afetados-por-chuvas-no-litoral-norte.shtml  


DATA


banners-site-faap_dir2

Direito na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_dir1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

FAAP e APAA realizam Cerimônia de Abertura da SP Audiovisual Hub  

Na última segunda-feira, 07, o Teatro FAAP foi palco da cerimônia de abertura do SP Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa, com apoio da Lei Paulo Gustavo e realização da APAA (Associação Paulista Amigos da Arte).  “Agora acontece a abertura oficial com muitos produtores internacionais, dividindo seu conhecimento, fazendo muito negócio por aqui, que é a faculdade de audiovisual mais importante que tem no Brasil. É um momento único para a FAAP e tem sido muito proveitoso”, afirma Luis Sobral, CEO da FAAP. O evento foi inaugurado no dia 03, a princípio apenas para profissionais do setor criativo, e agora segue até o dia 13 com mais de 90 atividades abertas ao público geral.   “Gostaria de agradecer à família FAAP por receber conosco esse grande evento, que amplia ainda mais e cria novas oportunidades para o mercado do audiovisual em São Paulo. Um momento muito importante de parceria com fundos internacionais, de muito aprendizado, workshops e masterclasses”, destaca Marilia Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.   A programação contempla seis frentes temáticas (coprodução, financiamento, sustentabilidade, acessibilidade, vendas, festivais e mercados) que serão desenvolvidas por meio de: debates, mesas redondas, rodadas de negócios, pitchings e masterclasses com grandes nomes da indústria.   Os workshops abordam temas estratégicos para o desenvolvimento do setor, como coprodução internacional, com foco em estruturas e modelos de parceria entre empresas de diferentes países, e fundos internacionais, que abordam os principais mecanismos de financiamento disponíveis no exterior.   Também entram em pauta as filmagens verdes, com boas práticas e diretrizes para produções mais sustentáveis, e a acessibilidade nas produções, com ferramentas e metodologias para tornar as obras mais inclusivas a públicos diversos.   Outro destaque são as vendas internacionais, com estratégias de comercialização no mercado global, negociação com distribuidores e agentes de vendas. A programação ainda inclui orientações sobre como posicionar projetos e obras em festivais e mercados internacionais e técnicas de pitching voltadas à apresentação de longas-metragens de ficção, com simulações práticas que ajudam a aprimorar a construção de argumentos e a comunicação de ideias.   Para mais informações, confira a programação completa no site da SP Audiovisual

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter