FAAPCAST recebe Daniela Vilar, referência em análise de comportamento e consumo

FOTOS

Rafayane Carvalho/FAAP



DATA


COMPARTILHE


_RCS0284

FAAPCAST recebe Daniela Vilar: Vice-Presidente da WGSN, América Latina e ex-aluna FAAP


COMPARTILHE

COMPARTILHE

O FAAPCAST recebeu Daniela Vilar, ex-aluna de Publicidade e Propaganda da FAAP e vice-presidente da WGSN na América Latina, para uma conversa sobre sua trajetória e o impacto da análise de tendências no mercado. Com mais de 16 anos de experiência na empresa, Daniela se consolidou como uma especialista em identificar padrões de comportamento e consumo. 

Durante o episódio, Daniela compartilhou os bastidores de sua carreira, desde a escolha do curso de Publicidade – motivada pela abrangência da área e pela estrutura oferecida pela FAAP – até sua evolução dentro da WGSN. Ela começou na equipe de marketing, mas logo descobriu sua vocação na consultoria, onde passou sete anos se aprofundando na pesquisa de tendências. 

No bate-papo, Daniela relembrou desafios e momentos marcantes de sua trajetória, citando clientes como o TikTok e analisando cases sobre previsões de mercado. Ela também discutiu como a pandemia redefiniu padrões de consumo na moda e o impacto crescente da inteligência artificial. 

Para os estudantes de Publicidade e Propaganda, Daniela deixou um conselho valioso: a importância de manter a curiosidade ativa e desenvolver uma mentalidade voltada para a solução de problemas – habilidades essenciais para quem quer se destacar no mercado. 

Assista ao episódio completo em: https://www.youtube.com/watch?v=sjZ2nXE6-Vc


FOTOS

Rafayane Carvalho/FAAP


DATA


banners-site-faap_pp1

Publicidade e Propaganda na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_pp2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Internacional

FAAP participa da conferência dos Institutos Confúcio em Pequim

O Instituto Confúcio para Negócios da FAAP (BCI FAAP) participou da Conferência dos Institutos Confúcio, organizada pelo Center for Language Education and Cooperation, pela Chinese International Education Foundation e pela International Society for Chinese Language Teaching, que ocorreu em Pequim entre 15 e 16 de novembro de 2025.  A diretora chinesa, Dra. Zhu Xiaoshu, e a diretora local, Dra. Lourdes Zilberberg, participaram do evento, que reuniu mais de 5.000 delegados de mais de 160 países. Além dos delegados estrangeiros, também participaram delegados locais de universidades chinesas. O evento teve como lema “Innovation Leads, AI Empowers: Learning Chinese Without Borders” (Inovação lidera, IA empodera: aprendendo chinês sem fronteiras). Entre os temas discutidos esteve o uso da Inteligência Artificial na educação, que integra as diretrizes do governo chinês para o setor educacional.  O ministro da Educação da República Popular da China, Dr. Huai Jinpeng, moderou a cerimônia de abertura, que contou com discursos de delegados estrangeiros e chineses, comentou sobre os avanços do ensino de chinês no mundo e sobre o uso da IA como nova ferramenta para o estudo do idioma. Além do ministro, a cerimônia de abertura contou com o discurso do vice‑primeiro‑ministro Ding Xuexiang, membro do Comitê Permanente do Politburo do Comitê Central do Partido Comunista da China, que também ressaltou o uso da IA em todo o sistema educacional chinês, inclusive no ensino de línguas, e destacou a importância dos Institutos Confúcio.  A China é conhecida por seus avanços na área de tecnologia, especialmente com a criação do DeepSeek, e pelo investimento em educação, ciência e tecnologia. Dessa forma, o ensino da língua chinesa no mundo também poderá utilizar ferramentas de apoio, incluindo Inteligência Artificial, por meio da IA Cloud Platform criada pelo governo e lançada no evento.  A Dra. Zhu Xiaoshu e a Dra. Lourdes Zilberberg também participaram de reunião na University of International Business and Economics (UIBE), parceira da FAAP no âmbito do BCI FAAP, e apresentaram as diversas atividades desenvolvidas em


Business Communication and Media

FAAP em parceria com o Estadão recebe Simon Cook, CEO do Cannes Lions  

A FAAP recebeu Simon Cook, CEO do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, para uma conversa com profissionais do mercado publicitário e estudantes, em uma iniciativa da parceria entre a FAAP, Lions e o Estadão, representante do festival no Brasil.    Simon Cook trouxe uma análise sobre o estado atual da criatividade e do papel das marcas no mundo contemporâneo, destacando que o propósito do festival é compartilhar conhecimento. Em suas palavras, “o que acontece em Cannes não deve ficar apenas em Cannes”. A análise realizada a partir das campanhas premiadas na edição deste ano trouxe insights valiosos.   A partir da proposta de quatro grandes tendências que reúnem as melhores campanhas de Cannes Lions 2025, denominada de Marketing Jiu-Jitsu, Desconto Criativo, Aliados Acrobáticos e Convite para Jogar, o CEO de Lions mostrou que a criatividade hoje está intrinsecamente relacionada à inteligência estratégica. Ideias vencedoras são aquelas capazes de transformar limitações em oportunidades, unir relevância social e resultado de negócio, e propor novas formas de participação entre marcas e pessoas.   Mais do que uma aula sobre publicidade, a visita simbolizou o reconhecimento da FAAP como um espaço de convergência entre formação acadêmica e práticas de mercado. A mensagem final foi de que o ato de criar sempre será necessário. Fazer isso com consciência, mais ainda.    Para a FAAP, o encontro reafirma seu compromisso em preparar profissionais capazes de atuar nesse cenário em que criatividade, tecnologia e valores caminham juntos, moldando o futuro da

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter