O FAAPCast desta semana teve como convidada a ex-aluna do Colégio FAAP, Luana Escamilla, fundadora da ONG Fluxo Sem Tabu, a qual atua no combate à pobreza menstrual no Brasil desde 2020. A fundadora teve essa ideia com apenas 16 anos, após assistir ao documentário “Absorvendo o Tabu”, que aborda a temática da pobreza menstrual em um vilarejo rural e patriarcal na Índia.
Ao pesquisar sobre a falta de acesso a absorventes no Brasil, Luana percebeu como a pobreza menstrual era silenciada também aqui no nosso país e resolveu partir para a ação. “É muito importante a gente entender que a pobreza menstrual vai muito além da falta de absorvente, a pobreza menstrual é sim a falta de absorvente, mas é também a falta de informação, a falta de saneamento básico, a falta da gente falar sobre o assunto”, pontua a estudante de comunicação.
O Fluxo Sem Tabu começou atendendo 700 pessoas na cidade de São Paulo e no decorrer desses dois anos realizou diversas iniciativas pelo Brasil somando hoje mais de 23 mil pessoas impactadas diretamente pela organização. Luana ainda esclarece “a gente tem que entender que a pobreza menstrual ela abrange muita coisa, ela tem uma dimensão de fatores que podem impactar, como por exemplo a educação. Meninas deixam de ir para a escola… O que adianta você ter um absorvente, mas você não ter uma água limpa e encanada para você se limpar, um acesso a chuveiro, então a gente tem que entender que é um problema amplo”.
A ONG fornece absorventes e itens de higiene íntima num geral para as camadas mais vulneráveis da sociedade e, além disso, luta pela democratização do acesso à informação sobre menstruação, higiene e corpo. Atualmente a rede conta com mais de 270 mil colaboradores, que vão desde voluntários, a parceiros e embaixadores, todos em prol de fazer o projeto acontecer.
Caso você tenha interesse em fazer parte desse time, acesse o site oficial do Fluxo Sem Tabu e obtenha mais informações. Para assistir ao episódio de hoje com a Luana Escamilla, acesse o canal do FAAPCast no Youtube ou então, acompanhe através da plataforma Spotify.