FAAPCAST | Professores falam sobre “O Caos Contemporâneo” 

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Professores Ana Julia Ribeiro, Luiz Felipe Pondé e Gabriela Tessitore no FAAPCast | Foto: Marcos Anjos/FAAP


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O FAAPCAST da semana, apresentado pela profa. Ana Julia Ribeiro, recebeu os professores Luiz Felipe Pondé e Gabriela Tessitore para uma conversa que envolveu a trajetória de ambos e assuntos sobre Pós-Graduação e a sociedade contemporânea. 

A trajetória educacional influencia de maneira significativa suas escolhas e realizações profissionais. Um exemplo concreto desse fenômeno é Gabriela Tessitore, cuja jornada na FAAP começou no curso de Direito. No entanto, ao ingressar no mercado de trabalho como estagiária, percebeu que a advocacia não correspondia às suas expectativas. Foi somente após o convite de uma amiga para assistir às aulas de Comunicação que Gabriela decidiu trocar de curso. Movida por esse novo interesse, foi para o curso de Cinema, no qual se formou e, hoje, integra a Coordenação de Pós-Graduação da instituição.  

Outro exemplo notável é o do renomado Luiz Felipe Pondé, cuja relação com a FAAP ultrapassa 28 anos. Sua jornada como professor teve início quando uma colega, que já era docente na instituição, o convidou para lecionar no campo da Comunicação, convite esse que ele aceitou prontamente e segue até os dias atuais.  

Em conversas sobre os tempos de pandemia e ascensão do ensino à distância, Pondé destaca a importância do conteúdo de qualidade, independentemente da plataforma de entrega. Ele ressalta as mudanças no mercado da comunicação ao longo dos anos e enfatiza a necessidade de adaptação e inovação nesse contexto.  

A doutoranda em filosofia, Gabriela, compartilha sua perspectiva sobre o impacto dos estudos multidisciplinares em sua formação acadêmica. Com vasta experiência internacional, ela enfatiza que a Pós-Graduação é ideal para o ensino a distância, desde que mantida a qualidade do conteúdo. Como coordenadora de Pós-Graduação na FAAP, ela assume o compromisso de garantir a excelência educacional aos alunos, seja qual for a modalidade de ensino.  

Ao discorrer sobre o curso mais recente e sobre o conceito de Caos Contemporâneo, Pondé o define como uma representação estética das incertezas e desafios do mundo atual. Ele enfatiza a importância desse conceito como uma ferramenta para enfrentar os dilemas da contemporaneidade. 

“Para nós, o Caos Contemporâneo é um conceito que ajuda você a enfrentar um mundo no qual você está inserido, onde existem poucas certezas, mas muitos problemas que a gente precisa lidar”. disse Pondé. 

Gabriela Tessitore e Luiz Felipe Pondé colaboraram na organização de um curso intitulado “O Caos Contemporâneo”, que será ministrado por Pondé de forma gratuita e on-line de 24 até o dia 29 de abril. Este curso servirá como prelúdio para uma Pós-Graduação de um ano de duração.  

O podcast com a conversa toda está disponível no canal do YouTube da FAAP, clicando aqui. E, para garantir a vaga no curso gratuito do Luiz Felipe Pondé, é só clicar aqui.  


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Concurso FAAP Moda

Sofia Duarte é a grande vencedora da 20ª edição do Concurso FAAP MODA  

Sofia Duarte, estudante do curso de Moda da FAAP, foi a grande vencedora da noite que celebrou os 20 anos do Concurso FAAP MODA. Sua coleção, intitulada Topomorpho, conquistou o júri estrelado desta edição, consolidando-se como o destaque do evento.  Desde sua criação em 2004, o Concurso FAAP MODA – idealizado pela Fundação Armando Alvares Penteado em parceria com as ex-alunas e organizadoras Renata Paternostro e Marianna Dal Canton – tem como missão revelar novos talentos ao mercado da moda, promovendo a criatividade e a inovação entre jovens estilistas.  “Estou em êxtase! É uma felicidade imensa. Entrei na FAAP com esse objetivo – participar do Concurso FAAP MODA. Era essa a imagem que eu tinha há quatro anos. E, ao ver o que aconteceu nas edições anteriores, consigo imaginar um futuro na moda. Isso me impulsiona a sonhar ainda mais com essa carreira!”, declarou Sofia, emocionada.  Inspirada na topologia – ramo da matemática que estuda as transformações das formas sem perda de suas propriedades essenciais – a coleção Topomorpho propõe uma reflexão sobre o corpo em constante mutação. A proposta se apresenta como uma metáfora visual e conceitual de um corpo topológico: moldado pelas experiências, mas que preserva sua essência.  O segundo lugar ficou com a aluna Duda Alves, autora da coleção De Tanto Pensar, Senti. Em terceiro, foi premiada a coleção The Old Lie, desenvolvida em parceria por Gabriel Pascolato e Daniel Haddad. Já o prêmio de voto popular foi conquistado por Alana Segatto, com a coleção Dos Rabiscos Às Garatujas.  Apresentado por Carol Ribeiro e Lilian Pacce, o evento lotou o Teatro FAAP e contou com transmissão ao vivo pelo YouTube, ampliando o alcance da celebração. O júri foi composto por grandes nomes da moda brasileira, entre estilistas, empresários, jornalistas e diretores criativos, como Ana Luisa Fernandes, Andrea Bogosian, André Lima, Carlos Esser, Eduardo Toldi, Gloria Coelho, Gloria Kalil, João Pimenta, Leandro Porto, Marcelo Sommer, Rafaella Caniello, Reinaldo Lourenço, Renata e Lily Sarti, e Samuel Cirnansck.  A Fundação foi representada na cerimônia pela Sra. Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP; pela Sra. Pilar Guillon Liotti, conselheira do MAB FAAP; e pelo Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da instituição.  Confira na galeria de fotos os momentos mais marcantes da noite ou assista ao evento completo


Internacional

FAAP participa da conferência dos Institutos Confúcio em Pequim

O Instituto Confúcio para Negócios da FAAP (BCI FAAP) participou da Conferência dos Institutos Confúcio, organizada pelo Center for Language Education and Cooperation, pela Chinese International Education Foundation e pela International Society for Chinese Language Teaching, que ocorreu em Pequim entre 15 e 16 de novembro de 2025.  A diretora chinesa, Dra. Zhu Xiaoshu, e a diretora local, Dra. Lourdes Zilberberg, participaram do evento, que reuniu mais de 5.000 delegados de mais de 160 países. Além dos delegados estrangeiros, também participaram delegados locais de universidades chinesas. O evento teve como lema “Innovation Leads, AI Empowers: Learning Chinese Without Borders” (Inovação lidera, IA empodera: aprendendo chinês sem fronteiras). Entre os temas discutidos esteve o uso da Inteligência Artificial na educação, que integra as diretrizes do governo chinês para o setor educacional.  O ministro da Educação da República Popular da China, Dr. Huai Jinpeng, moderou a cerimônia de abertura, que contou com discursos de delegados estrangeiros e chineses, comentou sobre os avanços do ensino de chinês no mundo e sobre o uso da IA como nova ferramenta para o estudo do idioma. Além do ministro, a cerimônia de abertura contou com o discurso do vice‑primeiro‑ministro Ding Xuexiang, membro do Comitê Permanente do Politburo do Comitê Central do Partido Comunista da China, que também ressaltou o uso da IA em todo o sistema educacional chinês, inclusive no ensino de línguas, e destacou a importância dos Institutos Confúcio.  A China é conhecida por seus avanços na área de tecnologia, especialmente com a criação do DeepSeek, e pelo investimento em educação, ciência e tecnologia. Dessa forma, o ensino da língua chinesa no mundo também poderá utilizar ferramentas de apoio, incluindo Inteligência Artificial, por meio da IA Cloud Platform criada pelo governo e lançada no evento.  A Dra. Zhu Xiaoshu e a Dra. Lourdes Zilberberg também participaram de reunião na University of International Business and Economics (UIBE), parceira da FAAP no âmbito do BCI FAAP, e apresentaram as diversas atividades desenvolvidas em


ESG

Professora da FAAP integra a delegação brasileira na COP30 

A professora Mayara Longuini, do curso de Direito da FAAP, participou da COP30, durante os dias 12, 13 e 14 de novembro de 2025, como integrante da delegação brasileira. Credenciada pelo Governo Federal, ela representou os governos subnacionais e também a Regions 4, rede internacional que atua nas negociações climáticas por meio da Local Governments and Municipal Authorities (LGMA) Constituency, dedicada ao fortalecimento de cidades e regiões como protagonistas da ação climática global.  Na condição de observer delegate, a professora teve acesso à Zona Azul, espaço oficial da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), onde ocorrem as negociações diplomáticas, reuniões técnicas e eventos paralelos de alto nível.  Para Mayara, a edição deste ano marca uma virada importante no processo multilateral. Segundo ela, a conferência evidencia uma pressão crescente para que os compromissos climáticos avancem da formulação para a implementação. “Um dos momentos mais marcantes é ver a ciência ocupar, pela primeira vez, um lugar formal dentro do processo diplomático. A elaboração de um documento científico encomendado especificamente para orientar as negociações e a inauguração do Pavilhão da Ciência Planetária – liderado por Johan Rockström e Carlos Nobre – sinalizam uma mudança de paradigma: decisões climáticas precisam ser guiadas por evidências e não apenas por discursos”, afirma.  Durante sua participação, a professora acompanhou sessões oficiais na Zona Azul, participou de side events acadêmicos, dialogou com organizações internacionais e observou de perto tanto as dinâmicas políticas quanto as mobilizações da sociedade civil.  Mayara destaca ainda o significado simbólico e pessoal da realização da COP30 na Amazônia. “Como acreana e pesquisadora da atuação de governos subnacionais, ver a conferência acontecer em Belém tem um significado especial. A presença da Amazônia como sede trouxe visibilidade, legitimidade e profundidade para debates que, muitas vezes, ficam periféricos nas grandes conferências, especialmente aqueles sobre povos tradicionais, territórios, desigualdades regionais e a importância estratégica dos estados amazônicos na agenda climática global.”  Para a professora, a COP30 se consolidou como um espaço de intensa aprendizagem e observação institucional. A centralidade da ciência, a urgência da implementação e a força crescente da voz amazônica colocam esta edição como um marco decisivo para o futuro da governança

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