O B-Hub recebeu, nesta quarta-feira, Carlos Fonseca, um dos mais bem-sucedidos profissionais do mercado financeiro e dono de um currículo que impressiona a todos. Atualmente, é sócio-fundador da Galapagos Capital, gestora que atua em wealth e asset management, mas foi no BTG Pactual, onde também foi sócio, que ele se destacou e ganhou a experiência para hoje ser uma referência no setor.
Carlos Fonseca veio à FAAP a convite de nosso Diretor-Presidente, Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, e falou para uma plateia lotada de alunos do BIA, com a intermediação da coordenadora do curso, Fernanda Magnotta, acompanhada do professor de Finanças e prata da casa, o professor Marco Túlio Padilha.
Durante 45 minutos, os calouros puderam ouvir sobre a trajetória profissional de Fonseca, que abordou os acertos e erros que o fizeram chegar até aqui. Uma palestra extremamente enriquecedora e cheia de conselhos valiosos para os que estão em busca de uma oportunidade no mercado financeiro. E o que serviu de muita inspiração é que ele também começou jovem. Aos 16, entrou e pagou a própria faculdade e desde então não teve mais a ajuda financeira da família.
Se tem uma lição primordial de tudo que Carlos Fonseca falou, sem dúvida, a principal é: “Não tenha medo do trabalho. É preciso trabalhar muito, ralar mesmo. O trabalho é a ferramenta para suas escolhas do futuro”.
Mas as dicas não pararam por aí. Outro ponto bastante abordado por ele foi sobre aceitar riscos, mas também saber quando parar. Segundo ele, “não tem problema em errar, mas é preciso saber errar do seu tamanho”. Ter essa noção de Stop loss é fundamental, explicou.
Dos aprendizados, disse que o principal foi “ter cuidado com quem se associa e com quem você escolhe para tocar o business”. Uma parceria errada pode por tudo a perder.
Por fim, contou que é fã do método da meritocracia e afirmou que os calouros da FAAP têm livre acesso a ele, caso alguém queira se candidatar a uma das vinte e cinco vagas de estágio oferecidas anualmente na Galapagos. Bom, né?