FAAPCAST entrevistou o empresário e artista plástico Marcos Amaro

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE



COMPARTILHE

COMPARTILHE

O convidado do FAAPCAST desta semana foi acionista e membro do conselho das empresas TAM Aviação Executiva e TAM Linhas Aéreas, ex-aluno do curso de Economia, Marcos Amaro fundou a empresa Amaro Aviation, foi representante das marcas de óculos Tag Heuer, Alain Mikli e Philippe Stark no Brasil, proprietário e presidente do conselho das Óticas Carol e um dos responsáveis por transformar a companhia em uma das maiores redes óticas do Brasil.


“Durante o período em que estive à frente da empresa, vimos uma oportunidade de criar um modelo de franquias que pudesse ter uma projeção nacional. Vendi as óticas Carol em 2013 com cerca de 550 lojas, e hoje a empresa tem mais de 1.550 lojas no Brasil. Considero que essa foi uma das principiais contribuições que fiz para o mundo dos negócios”, disse o entrevistado.

Formado também em Filosofia e Artes Plásticas, Amaro é investidor imobiliário e sócio da empresa LOGBRAS. Como artista plástico, fez exposições em Bienais Internacionais e em importantes Museus brasileiros e criou o FAMA Museu, um dos maiores museus de arte do país, no centro histórico de Itu.

Sobre sua formação multidisciplinar explicou que sempre gostou de desenhar, e que se considera artista antes de ser empresário. “As artes sempre estiveram presentes na minha vida, e hoje minha principal atividade nesse sentido, é a manutenção do FAMA, que tem um acervo de duas mil obras de arte brasileiras e oito salas expositivas, com o propósito de contribuir com as Artes Visuais no país”.

Com um extenso currículo nas mais diferentes áreas, foi criador do Instituto Brasis Estudos & Ações, que desenvolveu um projeto em fotografia para recuperação da autoestima de adultos em situação de rua no centro histórico de São Paulo, foi proprietário da Galeria da Rua, Emmathomas Galeria e Galeria Kogan Amaro, com filiais em São Paulo e Zurich.

Foi conselheiro e patrono do MAM e do MASP, e um dos doadores para a expansão do prédio novo do museu na Avenida. Paulista. “Respeito e confio muito no trabalho das pessoas que dirigem o museu, que estava em uma situação muito difícil e hoje é um ícone em São Paulo e no mundo. Eu e minha esposa nos sentimos honrados em poder contribuir coma a expansão do prédio novo”.

Filho do comandante Rolim Adolfo Amaro, fundador da TAM, Marcos explica que perder o pai com 17 anos alterou sua trajetória, “infelizmente meu pai faleceu quando eu era muito jovem, tive que amadurecer rapidamente. Meu plano era trabalhar com ele por mais tempo, mas acabei voltando para aviação para estar mais perto das minhas origens”.

A Amaro Aviation trabalha com fretamento, aluguel e propriedade compartilhada de aeronaves executivas, para oito passageiros. “O propósito da empresa é fazer as pessoas felizes, mantendo o legado do meu pai e oferecendo um serviço de qualidade”, explica.

Para os apaixonados como ele, pela área de aviação, Marcos disse que a empresa tem espaço e oportunidades para os alunos interessados em seguir carreira e falou também sobre o futuro da aviação no Brasil. “Combustíveis híbridos, hidrogênio e eletrificação são o futuro da aviação. Precisamos encontrar a solução para a questão dos combustíveis, a estimativa é que até 2050 tenhamos uma aviação livre de carbono”.

Para finalizar deixou alguns conselhos para os estudantes presentes na plateia, sobre empreendedorismo e diferencial competitivo. “Quanto mais claro for para nós o caminho do que não queremos fazer, mais fácil vai ser encontrar o caminho do que queremos fazer. O empreendedor tem que se acostumar com a frustração e saber que dinheiro não resolve todos os problemas. A competição faz parte do jogo, mas o diferencial competitivo é muito importante para o empreendedor começar uma coisa nova”.

Assista aqui o episódio na íntegra.

Apresentado pela professora Ana Júlia Ribeiro, o FAAPCAST é um videocast semanal, transmitido ao vivo do B-Hub, espaço de inovação da FAAP, que entrevista ex-alunos que se destacam em suas áreas de atuação.

Os alunos podem assistir as entrevistas e colaborar com perguntas. O conteúdo pode ser acompanhado ao vivo pelos canais oficiais da FAAP no YouTube e no Spotify e ficará disponível para consumo nessas plataformas.

Fotos: Rafayane Carvalho


DATA



CATEGORIA

Business Communication and Media

Saiba mais

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Na FAAP

Alunos da FAAP participam de Missão de Negócios na Disney

Entre os dias 04 e 12 de outubro, os estudantes de Publicidade e Propaganda, Administração e Relações Internacionais estiveram em Orlando, nos Estados Unidos, para uma Missão de Negócios visando observarem criticamente aspectos que talvez passassem desapercebidos durante uma visita de lazer. Essa experiência foi intermediada por meio de perguntas motivadoras elaboradas pelos professores Victor Grinberg e Bruno Alvarez, que estavam coordenando o grupo.   Os alunos exploraram aspectos comerciais como produtos, alimentação e bebida, entretenimento, atrações e encontros com personagens. A partir dessa investigação e coleta de evidências, eles responderam às perguntas em forma de vídeo e em seguida, tiveram momento para refletir coletivamente e relacionar com a base teórica trazida pelos professores.   Durante a semana, a programação contou com workshops e bate-papos, mediados pela própria equipe da Disney. Os estudantes foram levados para o EPCOT para conhecerem mais sobre a “Liderança no Estilo Disney” e, por meio de exercícios e discussões, aplicaram as técnicas numa empresa fictícia para consolidar as reflexões. Na parte de backstage do parque, tiveram a oportunidade de encontrar uma brasileira que atua em posição gerencial no Disney Institute para saberem mais sobre como ela carrega esses ensinamentos na sua função.    Outro workshop foi o de “Design em Parques Temáticos”, desta vez usando o Magic Kingdom como pano de fundo. Divididos em grupos, os estudantes prototiparam o seu próprio parque e, perpassando área por área, conseguiram ver os desafios para o desenvolvimento de produtos e serviços – agregando a isso qual a proposta que a Disney tenta trazer para seus empreendimentos.   Os estudantes também tiveram contato com profissionais de áreas corporativas da Disney, ex-Cast Members, influenciadores e Disney Imagineers para trazerem seus questionamentos sobre os ideais trazidos pela empresa fora do âmbito estrito dos parques temáticos.   No último dia, o grupo foi recebido pela equipe do Disney Programs no condomínio de funcionários dos programas universitários da Disney, o Flamingo Crossings Village. A FAAP, que há décadas tem estudantes participando do Cultural Exchange Program (CEP), foi privilegiada com um bate-papo sobre os benefícios do CEP e uma oficina exclusiva de comunicação corporativa.   A experiência deste roteiro exclusivo feito pela FAAP demonstra que a busca por formar os líderes corporativos de amanhã, discutindo o fomento de produtos e serviços de excelência, começa na sala de aula, e também passa por experiências práticas e únicas no mundo real.


Cinema

Professor da FAAP ministra oficina na Expocine 2024 

A FAAP marcará presença na Expocine 2024 com a oficina ‘Uma Viagem pelo Universo da Trilha Sonora – Um breve traçado evolutivo’ que será ministrada pelo Maestro Prof. Dr. Rafael Righini. A 11ª edição do maior evento da América Latina voltada à indústria cinematográfica acontece entre os dias 8 e 11 de outubro em dois espaços no já tradicional Cine Marquise e no Renaissance Hotel.   A oficina conduzida por Rafael Righini acontecerá no dia 11, na sala Ancine do Cine Marquise, das 10h às 12h, e tem como objetivo principal realizar uma apreciação sobre a evolução da trilha sonora desde seus primórdios aos dias atuais, abordando os desafios do período chamado “cinema mudo”, a transformação com a sonorização e sincronização do “cinema sonoro”, as origens estruturais da trilha.  “É com imensa alegria que recebo o convite para apresentar na Expocine a palestra sobre ‘A Trilha Sonora no Universo Cinematográfico’, onde irei falar sobre as principais estruturas, fundamentos e principais técnicas de criação, produção e sincronização da trilha musical e a imagem”, afirma Rafael. O espaço é limitado a até 90 pessoas e tem acesso exclusivo às credenciais FÓRUM, PREMIUM e convidados.  “Aproveito para agradecer essa honrosa oportunidade à Expocine e à FAAP. É um verdadeiro privilégio e enorme prazer poder dissertar e interagir com a plateia numa sala de cinema sobre o tema que é a base de minhas disciplinas na FAAP (nos cursos de cinema, animação e produção audiovisual), além de ser o meu campo de atuação como compositor, diretor musical e produtor musical no mercado cinematográfico, e, sem dúvida nenhuma, uma das maiores paixões da minha vida!”, relata


Artes Visuais

Inscrições abertas para a 54 Anual de Arte FAAP

Estão abertas as inscrições para a 54ª edição da Anual de Arte FAAP, um dos eventos mais tradicionais do circuito de arte contemporânea em São Paulo. Todas/os alunas/os matriculadas/os e frequentando, regularmente, os cursos do Centro Universitário Armando Alvares Penteado podem participar e enviar seus trabalhos até o dia 22 de outubro de 2024. A mostra visa incentivar, divulgar e estimular a produção artística dos estudantes, promovendo a integração de diferentes formas de visualidade contemporânea. A Anual de arte da FAAP Criada em 1965, a Anual de Arte FAAP se consolidou como uma vitrine para o trabalho de jovens artistas, explorando diversas linguagens e suportes, como pinturas, desenhos, vídeos, performances, gravuras, fotografias, esculturas e publicações. O caráter experimental é uma das marcas registradas da exposição, que promove a liberdade criativa e a inovação. A seleção dos trabalhos considera critérios como a potencialidade das obras, as referências artísticas utilizadas e a capacidade de superação dessas influências. Além da visibilidade, os participantes concorrem a: 3 (três) Bolsas de Estudo de 90%, 2 (duas) Bolsas de Estudo de 75%, 2 (duas) Bolsas de Estudo de 60%, válidas especificamente para o ano seguinte ao da premiação. A Anual de Arte FAAP é uma oportunidade única para os alunos compartilharem sua produção com a comunidade acadêmica e o cenário artístico de São Paulo, abrindo portas para novas descobertas e conexões. Sobre os trabalhos Inscrições para a 54 Anual de Arte FAAP estão abertas até o dia 22/10/2024. Todos os alunos regularmente matriculados nas unidades da FAAP são elegíveis para participar. Cada estudante poderá inscrever-se com até três trabalhos ou propostas (dentre os quais devem ser considerados trabalhos em grupo, se houver). No caso de trabalhos que não possam ser entregues por suas especificidades de linguagem (como instalações, intervenções, ocupações, performances etc), serão aceitos projetos, sendo que apenas um dos trabalhos inscritos poderá ser um projeto. Para se inscrever e obter informações detalhadas sobre o regulamento, por favor, acesse o link. Certifique-se de ler todas as informações atentamente para garantir que sua inscrição seja completa e dentro do prazo estabelecido. Inscreva-se: https://faapinscricao.crmeducacional.com/login/2910 Contato:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter