FAAPCAST entrevistou o empresário e artista plástico Marcos Amaro

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


2023918104242

COMPARTILHE

COMPARTILHE

O convidado do FAAPCAST desta semana foi acionista e membro do conselho das empresas TAM Aviação Executiva e TAM Linhas Aéreas, ex-aluno do curso de Economia, Marcos Amaro fundou a empresa Amaro Aviation, foi representante das marcas de óculos Tag Heuer, Alain Mikli e Philippe Stark no Brasil, proprietário e presidente do conselho das Óticas Carol e um dos responsáveis por transformar a companhia em uma das maiores redes óticas do Brasil.


“Durante o período em que estive à frente da empresa, vimos uma oportunidade de criar um modelo de franquias que pudesse ter uma projeção nacional. Vendi as óticas Carol em 2013 com cerca de 550 lojas, e hoje a empresa tem mais de 1.550 lojas no Brasil. Considero que essa foi uma das principiais contribuições que fiz para o mundo dos negócios”, disse o entrevistado.

Formado também em Filosofia e Artes Plásticas, Amaro é investidor imobiliário e sócio da empresa LOGBRAS. Como artista plástico, fez exposições em Bienais Internacionais e em importantes Museus brasileiros e criou o FAMA Museu, um dos maiores museus de arte do país, no centro histórico de Itu.

Sobre sua formação multidisciplinar explicou que sempre gostou de desenhar, e que se considera artista antes de ser empresário. “As artes sempre estiveram presentes na minha vida, e hoje minha principal atividade nesse sentido, é a manutenção do FAMA, que tem um acervo de duas mil obras de arte brasileiras e oito salas expositivas, com o propósito de contribuir com as Artes Visuais no país”.

Com um extenso currículo nas mais diferentes áreas, foi criador do Instituto Brasis Estudos & Ações, que desenvolveu um projeto em fotografia para recuperação da autoestima de adultos em situação de rua no centro histórico de São Paulo, foi proprietário da Galeria da Rua, Emmathomas Galeria e Galeria Kogan Amaro, com filiais em São Paulo e Zurich.

Foi conselheiro e patrono do MAM e do MASP, e um dos doadores para a expansão do prédio novo do museu na Avenida. Paulista. “Respeito e confio muito no trabalho das pessoas que dirigem o museu, que estava em uma situação muito difícil e hoje é um ícone em São Paulo e no mundo. Eu e minha esposa nos sentimos honrados em poder contribuir coma a expansão do prédio novo”.

Filho do comandante Rolim Adolfo Amaro, fundador da TAM, Marcos explica que perder o pai com 17 anos alterou sua trajetória, “infelizmente meu pai faleceu quando eu era muito jovem, tive que amadurecer rapidamente. Meu plano era trabalhar com ele por mais tempo, mas acabei voltando para aviação para estar mais perto das minhas origens”.

A Amaro Aviation trabalha com fretamento, aluguel e propriedade compartilhada de aeronaves executivas, para oito passageiros. “O propósito da empresa é fazer as pessoas felizes, mantendo o legado do meu pai e oferecendo um serviço de qualidade”, explica.

Para os apaixonados como ele, pela área de aviação, Marcos disse que a empresa tem espaço e oportunidades para os alunos interessados em seguir carreira e falou também sobre o futuro da aviação no Brasil. “Combustíveis híbridos, hidrogênio e eletrificação são o futuro da aviação. Precisamos encontrar a solução para a questão dos combustíveis, a estimativa é que até 2050 tenhamos uma aviação livre de carbono”.

Para finalizar deixou alguns conselhos para os estudantes presentes na plateia, sobre empreendedorismo e diferencial competitivo. “Quanto mais claro for para nós o caminho do que não queremos fazer, mais fácil vai ser encontrar o caminho do que queremos fazer. O empreendedor tem que se acostumar com a frustração e saber que dinheiro não resolve todos os problemas. A competição faz parte do jogo, mas o diferencial competitivo é muito importante para o empreendedor começar uma coisa nova”.

Assista aqui o episódio na íntegra.

Apresentado pela professora Ana Júlia Ribeiro, o FAAPCAST é um videocast semanal, transmitido ao vivo do B-Hub, espaço de inovação da FAAP, que entrevista ex-alunos que se destacam em suas áreas de atuação.

Os alunos podem assistir as entrevistas e colaborar com perguntas. O conteúdo pode ser acompanhado ao vivo pelos canais oficiais da FAAP no YouTube e no Spotify e ficará disponível para consumo nessas plataformas.

Fotos: Rafayane Carvalho


DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Estude ainda este ano!

Vestibular FAAP 2025 2º semestre
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

FAAP e APAA realizam Cerimônia de Abertura da SP Audiovisual Hub  

Na última segunda-feira, 07, o Teatro FAAP foi palco da cerimônia de abertura do SP Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa, com apoio da Lei Paulo Gustavo e realização da APAA (Associação Paulista Amigos da Arte).  “Agora acontece a abertura oficial com muitos produtores internacionais, dividindo seu conhecimento, fazendo muito negócio por aqui, que é a faculdade de audiovisual mais importante que tem no Brasil. É um momento único para a FAAP e tem sido muito proveitoso”, afirma Luis Sobral, CEO da FAAP. O evento foi inaugurado no dia 03, a princípio apenas para profissionais do setor criativo, e agora segue até o dia 13 com mais de 90 atividades abertas ao público geral.   “Gostaria de agradecer à família FAAP por receber conosco esse grande evento, que amplia ainda mais e cria novas oportunidades para o mercado do audiovisual em São Paulo. Um momento muito importante de parceria com fundos internacionais, de muito aprendizado, workshops e masterclasses”, destaca Marilia Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.   A programação contempla seis frentes temáticas (coprodução, financiamento, sustentabilidade, acessibilidade, vendas, festivais e mercados) que serão desenvolvidas por meio de: debates, mesas redondas, rodadas de negócios, pitchings e masterclasses com grandes nomes da indústria.   Os workshops abordam temas estratégicos para o desenvolvimento do setor, como coprodução internacional, com foco em estruturas e modelos de parceria entre empresas de diferentes países, e fundos internacionais, que abordam os principais mecanismos de financiamento disponíveis no exterior.   Também entram em pauta as filmagens verdes, com boas práticas e diretrizes para produções mais sustentáveis, e a acessibilidade nas produções, com ferramentas e metodologias para tornar as obras mais inclusivas a públicos diversos.   Outro destaque são as vendas internacionais, com estratégias de comercialização no mercado global, negociação com distribuidores e agentes de vendas. A programação ainda inclui orientações sobre como posicionar projetos e obras em festivais e mercados internacionais e técnicas de pitching voltadas à apresentação de longas-metragens de ficção, com simulações práticas que ajudam a aprimorar a construção de argumentos e a comunicação de ideias.   Para mais informações, confira a programação completa no site da SP Audiovisual

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter