FAAP recebe renomado professor da Itália para falar sobre a Inteligência Artificial e suas implicâncias na lei 

FOTOS

Rafayane Carvalho/FAAP



DATA


COMPARTILHE


_RCS8231 copy

Prof. Paolo Carbone (à esq.) e prof. Fernando José da Costa (à dir.) | Foto: Rafayane Carvalho


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) teve o privilégio de receber o professor Paolo Carbone, renomado acadêmico da Università Roma Tre, para um debate significativo sobre o avanço da Inteligência Artificial (IA). Reconhecido como uma autoridade no campo do Direito, o professor Carbone é notório por suas contribuições para o desenvolvimento da IA, cujo impacto é muito grande em diversas esferas e implicações jurídicas. 

A presença do professor Carbone na FAAP reforça ainda mais a iniciativa instituição em estreitar relações de intercâmbio e parceria com diferentes instituições de ensino ao redor do mundo com benefício para ambas as partes. “Estamos trabalhando para um importante convênio da FAAP com a Università Roma Tre, que dará oportunidade para os alunos fazerem a dupla titulação, estudando aqui e na Itália; assim como os alunos da Itália estudarem aqui no Brasil. E dos professores da FAAP poderem lecionar na universidade italiana, e aos professores da Itália a oportunidade de lecionar aqui no Brasil.” disse o Prof. Fernando José da Costa, coordenador de Direito. 

A palestra ministrada pelo professor Carbone serviu como um estímulo para reflexões profundas sobre as fronteiras ainda não alcançadas pela Inteligência Artificial, bem como a necessidade de identificar denominadores comuns em situações aparentemente sem conexão. Ele destacou a transição digital em curso, evidenciando a importância das organizações se adaptarem a novos modelos de negócios para aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes, ressaltando a necessidade de uma abordagem cautelosa e estratégica nesse processo. 

“Hoje, nós estamos delegando muito da nossa vida às máquinas externas. (…) Um ataque no meio digital pode causar um dano bem maior do que uma bomba. Usada de forma adequada, a inteligência artificial nos oferece oportunidades”, disse o professor Paolo Carbone. 

Além disso, o professor Carbone apresentou uma análise comparativa dos modelos adotados pelos Estados Unidos, China e Europa no que diz respeito à regulação da IA, compartilhando insights valiosos sobre a nova legislação europeia que entrará em vigor em maio deste ano. Ele sublinhou os objetivos de longo prazo dessa legislação, destacando a importância dos direitos fundamentais, democracia, Estado de direito e sustentabilidade ambiental na formulação de políticas para o avanço responsável da IA. Sua conclusão ressalta a expectativa de que, mesmo daqui a um ano, estaremos ainda discutindo as primeiras aplicações legais desse fenômeno em constante evolução. 

“O AI ACT incentiva a inovação por meio da regulamentação que facilita experimentação e adaptação”, o professor conclui que espera que daqui um ano, ainda estaremos discutindo sobre as primeiras aplicações da lei. 

O CURSO DE DIREITO FAAP

O curso de Direito da FAAP é um bacharelado com duração de 5 anos, dividido em dez semestres no turno da manhã.

O curso é organizado em três etapas. Na primeira etapa são identificadas e desenvolvidas as habilidades individuais de cada estudante, ampliando sua formação cultural e humanística, para estimular a compreensão dos fatos e dos valores sociais de maior relevância para o mundo jurídico contemporâneo. A segunda etapa oferece a cada estudante o arcabouço técnico-profissional para o raciocínio jurídico e a operação de leis e julgamentos. Por fim, a terceira etapa possibilita a aplicação do conteúdo em práticas jurídicas tanto simuladas quanto reais.


FOTOS

Rafayane Carvalho/FAAP


DATA


banners-site-faap_dir2

Direito na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_dir1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Jornalismo

Encontro Folha FAAP reúne gerações de jornalista e afirma a relevância da profissão 

A FAAP recebeu, no dia 28 de novembro, o “Encontro Folha-FAAP – O Jornalismo Muda o Mundo”, parceria entre a Folha de S.Paulo e a instituição que reuniu nomes de destaque da imprensa, professores e jornalistas em início de carreira para discutir os bastidores da produção de notícias, os desafios e a relevância da profissão.  O encontro aconteceu no Centro de Convenções da FAAP, com uma programação que se estendeu ao longo do dia, composta por mesas de debate e entrevistas. Na abertura, Sérgio Dávila, Diretor de redação da Folha e Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, deram as boas-vindas e apresentaram a proposta do evento.   A iniciativa, aberta ao público, ofereceu uma oportunidade única para estudantes e interessados na área conhecerem de perto o trabalho de profissionais de referência, trocarem experiências e refletirem sobre o papel fundamental da profissão.  A primeira mesa teve como tema “Os bastidores da notícia”. Com mediação de Eduardo Scolese, editor-líder do núcleo de Treinamento e Projetos Especiais da Folha, os participantes discutiram como se constrói um furo de reportagem, os momentos de tensão da apuração e projetos bem-sucedidos na imprensa. Participaram da mesa Basília Rodrigues, analista de política e apresentadora do SBT News;  Mônica Bergamo, colunista da Folha e Bruno Paes Manso, jornalista e Prof. da FAAP.  A segunda mesa, “Ponto de partida”, reuniu jornalistas em fase inicial de carreira para compartilharem experiências de impacto no início de sua atuação profissional, da sala de aula à redação. Com mediação de Naief Haddad, repórter especial da Folha, participaram da mesa Carol Pfeiffer, repórter do Folhateen e aluna de Jornalismo da FAAP; Priscila Camazano, apresentadora da TV Folha e Gabriel Barnabé, repórter de Mundo da Folha e ex-aluno da FAAP.  Já no período da tarde aconteceu o último debate, sobre “Jornalismo e Política”. Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP e Fernanda Mena, repórter da Folha e Profa. da FAAP entrevistaram Renata Lo Prete, âncora do Jornal da Globo.    Todos os convidados responderam a perguntas elaboradas pelo público presente. O evento promoveu uma troca de experiências intergeracional muito enriquecedora, marcando assim mais uma oportunidade única que a FAAP oferece aos seus alunos, unindo a teoria, prática e

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter