FAAP recebe renomado professor da Itália para falar sobre a Inteligência Artificial e suas implicâncias na lei 

FOTOS

Rafayane Carvalho/FAAP



DATA


COMPARTILHE


_RCS8231 copy

Prof. Paolo Carbone (à esq.) e prof. Fernando José da Costa (à dir.) | Foto: Rafayane Carvalho


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) teve o privilégio de receber o professor Paolo Carbone, renomado acadêmico da Università Roma Tre, para um debate significativo sobre o avanço da Inteligência Artificial (IA). Reconhecido como uma autoridade no campo do Direito, o professor Carbone é notório por suas contribuições para o desenvolvimento da IA, cujo impacto é muito grande em diversas esferas e implicações jurídicas. 

A presença do professor Carbone na FAAP reforça ainda mais a iniciativa instituição em estreitar relações de intercâmbio e parceria com diferentes instituições de ensino ao redor do mundo com benefício para ambas as partes. “Estamos trabalhando para um importante convênio da FAAP com a Università Roma Tre, que dará oportunidade para os alunos fazerem a dupla titulação, estudando aqui e na Itália; assim como os alunos da Itália estudarem aqui no Brasil. E dos professores da FAAP poderem lecionar na universidade italiana, e aos professores da Itália a oportunidade de lecionar aqui no Brasil.” disse o Prof. Fernando José da Costa, coordenador de Direito. 

A palestra ministrada pelo professor Carbone serviu como um estímulo para reflexões profundas sobre as fronteiras ainda não alcançadas pela Inteligência Artificial, bem como a necessidade de identificar denominadores comuns em situações aparentemente sem conexão. Ele destacou a transição digital em curso, evidenciando a importância das organizações se adaptarem a novos modelos de negócios para aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes, ressaltando a necessidade de uma abordagem cautelosa e estratégica nesse processo. 

“Hoje, nós estamos delegando muito da nossa vida às máquinas externas. (…) Um ataque no meio digital pode causar um dano bem maior do que uma bomba. Usada de forma adequada, a inteligência artificial nos oferece oportunidades”, disse o professor Paolo Carbone. 

Além disso, o professor Carbone apresentou uma análise comparativa dos modelos adotados pelos Estados Unidos, China e Europa no que diz respeito à regulação da IA, compartilhando insights valiosos sobre a nova legislação europeia que entrará em vigor em maio deste ano. Ele sublinhou os objetivos de longo prazo dessa legislação, destacando a importância dos direitos fundamentais, democracia, Estado de direito e sustentabilidade ambiental na formulação de políticas para o avanço responsável da IA. Sua conclusão ressalta a expectativa de que, mesmo daqui a um ano, estaremos ainda discutindo as primeiras aplicações legais desse fenômeno em constante evolução. 

“O AI ACT incentiva a inovação por meio da regulamentação que facilita experimentação e adaptação”, o professor conclui que espera que daqui um ano, ainda estaremos discutindo sobre as primeiras aplicações da lei. 

O CURSO DE DIREITO FAAP

O curso de Direito da FAAP é um bacharelado com duração de 5 anos, dividido em dez semestres no turno da manhã.

O curso é organizado em três etapas. Na primeira etapa são identificadas e desenvolvidas as habilidades individuais de cada estudante, ampliando sua formação cultural e humanística, para estimular a compreensão dos fatos e dos valores sociais de maior relevância para o mundo jurídico contemporâneo. A segunda etapa oferece a cada estudante o arcabouço técnico-profissional para o raciocínio jurídico e a operação de leis e julgamentos. Por fim, a terceira etapa possibilita a aplicação do conteúdo em práticas jurídicas tanto simuladas quanto reais.


FOTOS

Rafayane Carvalho/FAAP


DATA


banners-site-faap_dir2

Direito na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_dir1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Relações Internacionais

Estudantes de RI da FAAP visitam Representação do Itamaraty em São Paulo 

Na quinta-feira, 21, um grupo de alunos do curso de Relações Internacionais da FAAP foi recebido pelo Embaixador Nelson Antonio Tabajara de Oliveira no Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP).   Durante o encontro, o Embaixador Tabajara, Chefe da unidade, apresentou as atribuições do ERESP, falou sobre o pilar educacional fomentado pelo MONUEM – do qual a FAAP é parceira desde a primeira edição – e explicou as possibilidades de estágio em São Paulo. Ele também compartilhou experiências de sua trajetória em Embaixadas, Órgãos Multilaterais e em Brasília, respondendo dúvidas dos alunos. A visita faz parte da proposta da FAAP de aproximar seus estudantes do mercado de trabalho, especialmente aqueles interessados na carreira diplomática.  Acompanhado pela Primeira-Secretária Mariana Lobato e pela estagiária Julia Targino, o diplomata destacou os desafios e a relevância de uma carreira voltada à diplomacia, reforçando a importância de internacionalistas em formação investirem nesse caminho.  O professor Victor Grinberg, responsável por acompanhar o grupo, ressaltou a relevância da atividade:  “O ERESP é um parceiro de longa data e uma forma dos calouros conhecerem de perto algo que ouvem tanto, que é o CACD e a carreira diplomática. Foi uma ótima conversa e as alunas ficaram animadas em poder participar do MONUEM e se engajarem no futuro.”   A iniciativa integra a agenda do Programa BIA, que oferece aos estudantes experiências práticas ao longo do semestre. Além da visita ao ERESP, estão previstas atividades em instituições como o Centro de Distribuição da Amazon, a Riot Games, o Espace 60’, entre

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter