FAAP promove Encontros de Comunicação, Entretenimento e Negócios

TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Rafayane Carvalho



DATA


COMPARTILHE


_RCS2011 copy

Rubens Fernandes Junior e Araquém Alcântara. Foto: Rafayane Carvalho


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Entre os dias 24 e 26 de outubro a FAAP vai promover os Encontros de Comunicação, Entretenimento e Negócios. O objetivo é ampliar os conhecimentos dos estudantes com uma programação que inclui filmes, debates e palestras com renomados profissionais do mercado.  

Com uma programação rica e diversificada, serão abordados temas como fotografia, mulheres na conservação, as transformações na Publicidade e o papel da Associação Brasileira de Agências de Publicidade, troca entre profissionais e estudantes sobre direção de arte e como pensar um projeto de iniciação científica.  

O evento conta também com uma diversificada exibição de filmes como “Down Quixote”, “Saltos”, “Tinnitus” e “Espaço Infinito”, do episódio de “Falas da Vida – Histórias (Im)Possíveis”, da TV Globo e do primeiro episódio da série “Cangaço Novo”, da Amazon Prime. Todos seguidos de debate com diretores, criadores, roteiristas e produtores, e mediados por professores da FAAP.  

Os Encontros vão ampliar a compreensão dos estudantes sobre as tendências, desafios e oportunidades que o mercado de comunicação e entretenimento enfrenta atualmente e proporcionar a oportunidade de interagir com especialistas da área.  

Alunos de todos os cursos podem participar.  

Confira a programação:  

24/10 – Terça-feira  

9h30 – Centro de Convenções  

Fotografia: Comunicação e Mediação de Saberes – palestra e projeção de fotografias 
Convidado: Araquém Alcântara – visionário da fotografia e documentação ambiental do Brasil, trazendo à vida a cultura brasileira e a beleza da natureza por meio de seu olhar político e poético.  
Mediador: Rubens Fernandes Junior, coordenador de Pesquisa da FAAP 

19h30 – Auditório 1  

Exibição e debate do filme “Mulheres na Conservação”  
Convidada: Paulina Chamorro, diretora  
O documentário destaca mulheres liderando ações e estudos de conservação no Brasil, uma poderosa exploração do mundo feminino na área ambiental.  

25/10 – Quarta-feira  

9h30 – Auditório 2  

As transformações na Publicidade e o papel da ABAP  
Convidada: Marcia Esteves, CEO da Lew&Lara e Presidente da ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade  
Mediadora: professora Karina Bousso  

9h30 – Auditório 1  

Exibição e debate do filme “Down Quixote”  
Convidados: Leonardo Cortez, diretor, produtor e roteirista, Patrick Hanser, produtor e diretor de fotografia e ex-aluno FAAP, João Simões, ator, Ana Paula Dias, atriz  
Mediador: Humberto Neiva, coordenador do curso de Cinema  

15h – Auditório 1  

Masterclass – troca entre profissionais e estudantes sobre direção de arte  
Convidados: Amanda de Stéfani, Isabelle Bittencourt, Karla Salvoni, diretoras de arte, Mário Surcam, produtor de objetos, Anita Tagliavini, maquiadora, e Giovana Moretto, figurinista  
Mediador: professor Mário Saladini  

19h – Auditório 1  

Exibição do curta-metragem “Saltos” e do longa-metragem “Tinnitus”, seguidos de debate  
Convidado: Gregorio Graziosi, diretor  
Mediador: Humberto Neiva, coordenador do curso de Cinema  

26/10 – Quinta-feira  

09h30 – Centro de Convenções  

Exibição de episódio de “Falas da Vida – Histórias (Im)Possíveis”, da TV Globo 
Convidada: Juliana Lobo, diretora de arte da série  
Mediador: Edson Gardin, coordenador do curso de Produção Audiovisual  

14h00 – LabJor FAAP  

Como pensar um projeto de iniciação científica  
Palestrante: professor Diogo Bornhausen  
Interessados: todos os alunos interessados no projeto de iniciação científica  

15h – Auditório 1  

Exibição do filme “Espaço Infinito”  
Convidadas: Amanda de Stéfani, diretora de arte, Gabrielle Lopes, atriz, e Mima Mizukami, maquiadora  
Mediador: Mário Saladini, professor de direção de arte  

19h – Auditório 1  

Exibição do primeiro episódio da série “Cangaço Novo”, da Amazon Prime, criada por ex-alunos da FAAP, seguida de debate  
Convidados: Mariana Bardan e Eduardo Melo, criadores e roteiristas e ex-alunos FAAP; Fábio Mendonça, diretor; Wellington Pinto, produtor executivo; Christina Façanha, diretora de produção  
Mediador: Humberto Neiva, coordenador do curso de Cinema 


TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Rafayane Carvalho


DATA


banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Na FAAP

FAAP realiza 36ª Campanha de Doação de Sangue  

Na manhã desta quarta-feira, 5, a Fundação Armando Alvares Penteado promoveu a 36ª edição da tradicional Campanha de Doação de Sangue em parceria com a Fundação Pró Sangue, do Hemocentro de São Paulo. A ação aconteceu no Centro de Convenções, sala Anexa, reunindo alunos, professores, funcionários e membros da comunidade interessados em fazer a diferença.  “Na FAAP, acreditamos que responsabilidade social também se expressa em gestos de solidariedade que salvam vidas. Doar sangue é um deles: um ato simples, rápido e de profundo impacto humano.Por meio das campanhas realizadas anualmente em parceria com a Fundação Pró-Sangue, buscamos sensibilizar nossa comunidade acadêmica sobre a importância de manter esse compromisso coletivo com a vida”, afirma Bianca Rosetti, Gerente do setor de Responsabilidade Socioambiental. Desde 2001, o FAAP Social realiza periodicamente campanhas de doação de sangue, que já mobilizaram mais de 5 mil doadores. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com valores de solidariedade, cidadania e responsabilidade social, incentivando cada participante a contribuir diretamente para salvar vidas.  Durante o período da manhã, entre 8h30 e 11h15, o espaço recebeu um fluxo constante de doadores, muitos realizando o gesto pela primeira vez. Para participar, os 56 voluntários precisaram atender aos critérios básicos estabelecidos pelo Hemocentro, como estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, estar descansado e ter feito uma refeição leve antes da doação.  A FAAP agradece a todos que participaram da campanha e reforça a importância desse ato simples e generoso que ajuda a manter os estoques de sangue dos hospitais e hemocentros sempre


Na FAAP

FAAP celebra o Dia Nacional da Cultura com intervenções culturais 

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), que nasceu com o propósito de ser uma Escola de Belas Artes e tem a cultura em seu DNA, celebra o Dia Nacional da Cultura com a Semana Cultural FAAP. A iniciativa acontece a partir do dia 3 de novembro e reforça o compromisso da instituição com a promoção das artes, da criatividade e do pensamento crítico.  Reconhecida como um dos mais importantes complexos multiculturais de São Paulo, a FAAP abriga em seu campus o Museu de Arte Brasileira MAB FAAP, o Teatro FAAP e, mais recentemente, o Cine FAAP, espaços que, juntos, formam um ecossistema dedicado à difusão cultural e à formação de públicos diversos.  A Semana Cultural FAAP destaca a importância de valorizar a cultura como parte essencial da formação acadêmica e da vida em sociedade.   “A cultura é um elemento transformador. Ela amplia horizontes, estimula a empatia e fortalece a identidade. Ao criarmos a Semana Cultural, queremos não apenas celebrar o Dia Nacional da Cultura, mas também reafirmar o papel da FAAP como um espaço onde arte, educação e inovação caminham juntos”, afirma Sobral.  A programação da semana inclui apresentações de dança, música, cinema, mágica, stand-up comedy e performances artísticas diversas, com destaque para a participação de nomes reconhecidos e também de talentos da própria comunidade FAAP. Confira alguns dos destaques que já se apresentaram: Ballet Stagium – apresentação da tradicional companhia de dança brasileira, T.F. Companhia de Dança – apresentação de Rastro, MB Circo – cortejo banda e palhaços, Mágicos Ricardo Malerbi e Rudi Solon – Intervenções de ilusionismo e humor.   A Semana Cultural FAAP é aberta à comunidade acadêmica e busca proporcionar uma experiência imersiva, acessível e plural. Mais do que uma comemoração, é uma oportunidade de vivenciar a arte em suas múltiplas formas e refletir sobre seu papel na construção de um futuro mais criativo e


Business Communication and Media

Agência Lupa, em parceria com a FAAP, lança relatório com participação de alunos do BCM

Esta semana, a FAAP e a Agência Lupa apresentaram o relatório “O Brasil do Zap”, estudo que revela um panorama inédito sobre os conteúdos que circulam em grupos públicos de WhatsApp no país. O trabalho foi coordenado pela professora da FAAP Beatriz Farrugia e contou com a participação dos alunos do Programa BCM.  O evento de lançamento do relatório aconteceu no B-Hub e contou com o debate “Entre mensagens e mentiras: a realidade da desinformação no WhatsApp”, mediado pela coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, Edilamar Galvão. Além do debate, os alunos assistiram às falas de Natália Leal (CEO da Lupa), Cristina Tardáguila (fundadora da Lupa, em participação remota), Luis Fakhouri (Palver), Amaralina Machado Rodrigues Xavier (Meedan) e Ítalo Rômany, repórter da Lupa.  Produzida pelo Observatório Lupa, a pesquisa analisou 325 mil mensagens únicas em português, coletadas em mais de 100 mil grupos públicos entre julho de 2024 e julho de 2025. A partir disso, foram examinados em profundidade 10.351 conteúdos, incluindo 9.163 pedidos de verificação recebidos pela Lupa, 468 checagens publicadas por veículos especializados e 720 mensagens amplamente encaminhadas na plataforma.  Ao final, os alunos de BCM receberam os certificados do Projeto Lupinhas, reconhecendo sua atuação na pesquisa. O projeto integra áreas como Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas em um exercício prático e interdisciplinar de análise crítica do ecossistema informacional.  Além de gerar dados inéditos sobre o comportamento informativo no WhatsApp, o relatório também funcionou como um importante laboratório acadêmico: os estudantes participaram da sistematização e classificação de conteúdos pela Taxonomia Lupa, supervisionados por profissionais e em ambiente seguro para manejo de material


Design

Alunos de Design visitam o Laboratório Cazoolo – Braskem 

Os alunos do 6º semestre do curso de Design da FAAP realizaram, na última quinta-feira, 30, uma visita técnica ao Laboratório Cazoolo – Braskem, espaço de inovação dedicado ao desenvolvimento de soluções sustentáveis e colaborativas para o design de embalagens.  Durante a atividade, os estudantes conheceram o trabalho do designer Fábio Santana, diretor do Laboratório e ex-aluno da FAAP. Santana apresentou aos visitantes as diretrizes do Cazoolo, que atua como um hub de projetos voltado à aplicação da inteligência coletiva e à experimentação de novos materiais e processos nas áreas de design circular, inovação e responsabilidade socioambiental.  A visita foi acompanhada pela Profa. Didiana Prata, responsável pela disciplina Projeto de Inovações Disruptivas, ministrada em parceria com o professor Fábio Righetto, além do professor Cláudio Parra. Ao longo da experiência, os alunos puderam relacionar os conceitos estudados em sala de aula com práticas reais de mercado, explorando os novos paradigmas do design contemporâneo, que articulam design de produto, gráfico e de serviço.  “As parcerias entre as pesquisas dos alunos do Centro Universitário e laboratórios de ponta, como o Cazoolo, são fundamentais para o fortalecimento de um ensino mais engajado e conectado com as demandas atuais do mercado”, afirma a Profa. Didiana Prata.  A atividade reforça o compromisso da FAAP em estimular a integração entre ensino, pesquisa e prática profissional, preparando os alunos para atuarem de forma crítica, criativa e sustentável no cenário do design

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter