Polo de educação e cultura, responsável por realizar importantes exposições em Brasília, em parceria com diversas instituições, a FAAP oferecerá dois novos cursos de arte na capital federal: Cuidados Básicos com Coleções de Obras e Objetos de Arte e Renascimento: arte e cultura.
Os cursos serão ministrados pela professora da FAAP, Maria Izabel Branco Ribeiro, doutora em História da Arte e diretora do Comitê Brasileiro do ICOM (International Council of Museums).
Com data prevista para 23 e 24/3, o curso Cuidados Básicos com Coleções de Obras e Objetos de Arte é indicado para galeristas, estudantes de arte e arquitetura ou colecionadores de obras de arte. Com nove horas de duração, o programa dará condições para a conceituação dos tipos de coleções, auxiliará na compreensão dos processos de seleção e de reunião de objetos, além do entendimento sobre a importância da conservação preventiva. O aluno também terá conhecimentos básicos de métodos para organizar os objetos de coleção.
O curso Renascimento: arte e cultura será ministrado nos dias 18 e 19 de maio, com o objetivo de estudar o contexto histórico e social do Renascimento, compreender as características da arte desse período, além de discutir as relações entre a arte e a cultura renascentista. O Alto Renascimento, com Leonardo Da Vinci, Michelangelo e Rafael, é um dos tópicos do curso.
Mais informações sobre os cursos estão disponíveis no link: http://cursos.faap.br/bsb.
Cursos de Arte em Brasília
Datas: 23 e 24/3 – Cuidados Básicos com Coleções de Obras e Objetos de Arte
18 e 19/5 – Renascimento: arte e cultura
Local: FAAP Brasília
Endereço: Setor bancário Sul, Quadra 2, lote 15. Edifício Prime, Sala 608/609.Informações: faapbrasilia@faap.br e (61) 3223-3120
Sobre a professora
Maria Izabel Branco Ribeiro é formada em Artes pela FAAP (1979). Obteve grau de Mestre (1991) e Doutor (2001) em História da Arte pela ECA-USP. Desde 1989 é professora de História da Arte em cursos de graduação e pós-graduação na FAAP. Atuou em atividades de pesquisa na Fundação Bienal de São Paulo (1983 – 1987), com organização de exposições no MAC-USP (1991 – 1994) e dirigiu o Museu de Arte Brasileira da FAAP (1994 – 2016). Atualmente, desempenha a função de Diretora Executiva do ICOM-Brasil (International Council of Museums) e preside o Blue Shield Brasil. Realiza estudos sobre arte brasileira, alterações do gosto, coleções e museus.