FAAP cria núcleo dedicado às missões estudantis


DATA


COMPARTILHE


FAAP

Alunos da FAAP prontos para o embarque no aeroporto. Foto: Arquivo Pessoal


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A FAAP acaba de oficializar a criação de um núcleo de dedicado às missões, batizado de Programa Missões Estudantis FAAP.  

A instituição tem tradição na realização de missões e imersões há algumas décadas, sendo pioneira em potencializar as experiências extrassala para enriquecer o currículo dos seus estudantes.  

As missões colocam o aluno para lidar de forma empírica com aquilo que vê em sala de aula. São oportunidades únicas de vivenciar o que poucas pessoas têm acesso nas mais diferentes áreas, e o intuito é justamente oferecer aos discentes um diferencial qualitativo na sua formação. Ao longo das últimas décadas foram mais de 30 missões empreendidas pela FAAP, número que agora se iguala às ações planejadas para 2024 e começo de 2025. 

Victor Grinberg, professor e coordenador do Programa Missões Estudantis da FAAP, explica a importância deste tipo de iniciativa oferecida pela instituição “A parte teórica é o básico de qualquer formação, mas o que diferencia o aluno no mercado de trabalho é seu repertório e isso se conquista com vivências e experiências. Conectar estudantes com o mercado, com competições, simulações, reuniões de governo e sociedade civil, são pequenos passos para abrir horizontes, construir networking e engrandecer o conteúdo visto em sala de aula”. Mais de 450 alunos já participaram de missões e, só este ano, a expectativa é de engajar mais de 500 alunos nas atividades propostas. 
 
Duas missões já estão com inscrições abertas: a primeira para Marrakech com foco em arte e cultura. A segunda, para o quilombo de Ivaporunduva, na região no Vale do Ribeira, no interior do estado de São Paulo com foco em comunicação. 

Confira a lista de missões 2024: 

Veja abaixo a lista das próximas missões programadas para 2024: 

  • Missão a Brasília – Anuário de Justiça | Brasília, DF, BRA 
  • Missão a Brasília – Bicentenário BRA-EUA | Brasília, DF, BRA 
  • Missão de Imersão em Agências de Publicidade e Empresas | Nova York, NY, EUA 
  • Missão de Imersão no Mercado Financeiro | Nova York, NY, EUA 
  • Missão de Negócios no Walt Disney World Resort | Orlando, FL, EUA 
  • Missão nas Eleições Americanas 2024 | Washington, DC, EUA 
  • Missão à Conferência das Partes 2024 (COP 30) | Baku, Azerbaijão 
  • Missão à China com o Instituto Confúcio | Beijing, CHI 
  • Mega Missão à Cidade de Brasília (Roteiros Múltiplos) | Brasília, DF, BRA 
  • Imersão de Negócios de Entretenimento – CCXP + Unlock | São Paulo, SP, BRA 
  • Festa Literária Internacional de Paraty 2024 | Paraty, RJ, BRA 
  • Missão Acadêmico-cultural ao CONESUL | Buenos Aires, ARG + Montevideu, URG 

Para mais informações, entre em contato: 

Victor Dias Grinberg – Coordenador de Service Learning, Imersões e Experiência do Aluno

vdgrinberg@faap.br | +55 11 36627445 (WhatsApp) 


DATA


banners-site-faap_ri2

Relações Internacionais na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_ri1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Na FAAP

Missão acadêmica da FAAP leva alunos a Brasília para vivenciar política, diplomacia e eleições 

Entre os dias 23 e 26 de agosto, alunos da FAAP participam de uma missão acadêmica a Brasília, reunindo estudantes do programa BIA – Business & International Affairs, que integra as formações de Relações Internacionais, Administração e Economia.   Ao longo de quatro dias, os estudantes cumprem agendas nos três Poderes da República, no Ministério das Relações Exteriores, na ApexBrasil, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em representações diplomáticas e em outras instituições relevantes para a compreensão da política brasileira e de sua inserção internacional. Estão previstas visitas ao Palácio do Planalto, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF), Itamaraty, embaixadas da União Europeia e da Índia, além da CNN.   Em ano de eleições presidenciais, a missão incorpora também uma frente dedicada a conhecer mais de perto o processo eleitoral brasileiro. No TSE, os alunos visitam o Museu do Voto e participam de uma atividade sobre o funcionamento da observação internacional de eleições e a cooperação internacional nessa área.   A experiência é complementada pelo contato com a dimensão político-partidária das eleições. A agenda inclui visita ao comitê nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) e participação em evento com lideranças do Partido Liberal (PL), legendas dos candidatos à Presidência da República atualmente mais bem posicionados nas pesquisas. A proposta é oferecer contato com diferentes atores e perspectivas, permitindo aos estudantes observarem tanto a dimensão institucional das eleições quanto a organização partidária, as estratégias e as dinâmicas de uma campanha presidencial.   A programação inclui ainda encontros com autoridades e diplomatas, entre eles o embaixador Flavio Celio Goldman, diretor do Departamento de Europa do Itamaraty, além de atividades previstas no STF e no Congresso Nacional.   A missão integra a proposta de formação da FAAP de aproximar os estudantes dos espaços em que decisões políticas, econômicas e diplomáticas são formuladas e implementadas. A experiência permite conectar conteúdos de Relações Internacionais, Administração e Economia e compreender, na prática, como instituições e diferentes atores interagem na definição dos rumos do país.   A missão a Brasília funciona como uma extensão da sala de aula, oferecendo aos alunos a oportunidade de observar e analisar diretamente os processos que estudam ao longo de sua


Internacional

Info session na FAAP: representantes de universidades americanas falam sobre oportunidades de pós-graduação 

A FAAP, por meio do Centro EducationUSA, receberá no campus representantes de duas importantes universidades norte-americanas — a University of Notre Dame e a North Carolina State University — para uma sessão informativa sobre oportunidades de pós-graduação nos Estados Unidos. O encontro acontecerá na Sala de Criatividade 5313, das 17h30 às 18h30, no dia 27 de agosto, e será voltado prioritariamente aos estudantes de graduação da FAAP, mas também estará aberto a interessados externos.  A atividade terá como objetivo apresentar caminhos possíveis para quem deseja seguir estudos avançados em instituições de excelência nos Estados Unidos, abordando programas acadêmicos, áreas de pesquisa, processos de candidatura e possibilidades de financiamento para estudantes internacionais.  Pela University of Notre Dame, estará presente Christian A. Lehman, diretor de Recrutamento e Admissões de Pós-Graduação da Keough School of Global Affairs. A escola é reconhecida por sua atuação em temas como políticas globais, paz, sustentabilidade e desenvolvimento, oferecendo programas como o Master of Global Affairs (MGA) e o Ph.D. in Sustainable Development, ambos voltados à formação de profissionais e pesquisadores comprometidos com desafios contemporâneos de alcance internacional.  Já pela NC State, participará Caity Crank, gerente de Recrutamento Internacional e Admissões para Pós-Graduação da The Graduate School. A universidade, classificada entre as principais instituições de pesquisa dos Estados Unidos, oferece programas de pós-graduação em áreas como engenharia, design, negócios, ciências e humanidades, com forte conexão entre pesquisa de impacto e inovação aplicada. Durante a apresentação, serão destacadas as oportunidades de apoio financeiro disponíveis, incluindo assistantships, fellowships e cobertura integral de tuition em determinados casos.  Ao final da apresentação, os participantes terão a oportunidade de conversar diretamente com os representantes das universidades em uma sessão de perguntas e respostas, esclarecendo dúvidas sobre programas, bolsas e o processo de candidatura.  A iniciativa reforça o compromisso da FAAP e do EducationUSA com a internacionalização da formação acadêmica e com o apoio aos estudantes interessados em ampliar seus horizontes de estudo e carreira em instituições de excelência no


Na FAAP

Aula Magna do Programa BIA aborda desafios e oportunidades da Copa do Mundo Feminina 

Os alunos do Programa Business and International Affairs (BIA), do período noturno, participaram, no dia 20, da primeira Aula Magna do semestre. O encontro trouxe para a FAAP uma discussão sobre o futebol feminino e seu potencial de transformação social, cultural e econômica, especialmente diante da realização da Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil.  A convidada foi Juliana Agatte, Secretária Extraordinária da Copa do Mundo Feminina, que conversou com os estudantes sobre temas como gestão, políticas públicas, governança, protagonismo, indústria criativa e legado, além dos desafios e das oportunidades relacionados à organização do evento.  A atividade contou com a abertura de Fernanda Magnotta, coordenadora do Programa BIA, e mediação de Victor Grinberg, coordenador de Service Learning. Ao longo do encontro, os estudantes conheceram aspectos da trajetória do futebol feminino, os fatores que contribuíram para seu crescimento e a estrutura necessária para a realização de um projeto de alcance internacional.  Em 2027, o Brasil será, pela primeira vez, sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA, um marco que amplia a visibilidade da modalidade e reforça seu potencial de impacto para além do esporte.  Para os alunos do BIA, a experiência também representa uma oportunidade de conectar teoria e prática, ampliar repertórios e conhecer de perto profissionais envolvidos em projetos de grande relevância nacional e internacional.  Iniciativas como essa integram a proposta de formação da FAAP ao aproximar os estudantes de debates contemporâneos, diferentes áreas de atuação e profissionais que participam ativamente das transformações em curso no Brasil e no

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter