FAAP celebra 60 anos da Anual de Arte com abertura da 54ª edição

FOTOS

Marcos Anjos/FAAP
Renan Félix



DATA


COMPARTILHE


_MCS5983

Marcos Moraes (Diretor do MAB FAAP e Coordenador do Curso de Artes Visuais), Dr. Antonio Bias Bueno Guillon (Diretor-Presidente da FAAP), Srᵃ Pilar Guillon Liotti (Conselheira do MAB FAAP) e Srᵃ Celita Procopio de Carvalho (Presidente do Conselho de Curadores da FAAP)


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Ontem, 25 de novembro, aconteceu a abertura da 54 Anual de Arte, um dos eventos mais tradicionais do circuito de arte contemporânea paulista. A mostra reúne 32 obras de 22 estudantes da instituição e conta com a participação especial de dois ex-alunos convidados.

A noite de abertura contou com a presença de artistas, professores, familiares e do público geral, que prestigiaram os trabalhos selecionados. As obras, criadas em diferentes linguagens, meios e suportes, destacam o talento e a criatividade das novas gerações formadas pela FAAP, consolidando o evento como um espaço de experimentação artística e reflexão cultural.

O edital da Anual de Arte é aberto a todos os estudantes da FAAP e, nesta edição, recebeu 128 inscrições. Uma comissão formada pelos professores Aline Van Langendonck, Marcos Moraes, Nancy Betts e Thiago Honório selecionou as obras com base em critérios como qualidade técnica, caráter experimental, domínio das linguagens artísticas e alinhamento com as tendências contemporâneas. Já a seleção dos alunos premiados com bolsas ficou a cargo de uma segunda comissão, formada por Kátia Fiera, Luana Fortes e Ulysses Bôscolo.

Além das produções dos estudantes, a mostra também apresenta trabalhos de Fernanda Galvão e Pepi Lemes, ex-alunos da FAAP que participaram do programa de Residência Artística da instituição em Paris. Desde 1997, a FAAP mantém o estúdio 1422 na Cité Internationale des Arts, às margens do Rio Sena, um espaço que acolhe artistas premiados entre estudantes, professores e egressos da instituição.

Criada em 1964, a Anual de Arte FAAP celebra seis décadas de incentivo à produção artística acadêmica. Mais do que uma exposição, o evento promove a troca de ideias e estimula novas percepções sobre a arte contemporânea, consolidando-se como um marco no calendário cultural da cidade.

A 54 Anual de Arte FAAP fica em cartaz até o dia 2 de março de 2025, com entrada gratuita. Não perca a chance de conhecer o que há de mais inovador na produção artística emergente e prestigiar jovens talentos da arte contemporânea.

Confira os vencedores das bolsas de estudo:

Bolsa 90%

Ir. Claudete de Lima Benitez

Guilherme Kherlakian

Marina Faria Rodrilla

Bolsa 75%

Francisco Jose Pistelli Canto Porto

Sophia Lopes Lima

Bolsa 60%

Maria Tereza Bomfim

Rayane Gomes Borges

Comissão de premiação:

Kátia Fiera

Luana Fortes

Ulysses Bôscolo

Visitação:

Local: Sala Annie Alvares Penteado – MAB FAAP

Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo

Período: Até 2 de março de 2025

Entrada: Gratuita


FOTOS

Marcos Anjos/FAAP
Renan Félix


DATA


banners-site-faap_artes2

Graduação em Artes Visuais na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_artes1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

MAB FAAP

Veja como foi a noite de abertura da maior exposição sobre Andy Warhol realizada no Brasil, no MAB FAAP

Aconteceu, nesta segunda-feira, a noite de vernissage para convidados da exposição Andy Warhol: Pop Art! no MAB FAAP. Mais de 600 pessoas entre autoridades, empresários, artistas e celebridades foram recebidas pela família mantenedora da Fundação Armando Alvares Penteado, representada pela Sra. Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP, Sra. Pilar Guillon Liotti, Conselheira do MAB FAAP e Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP.   “A FAAP segue cumprindo a sua missão de ampliar o diálogo, formar público e estar um passo à frente no circuito das artes. Receber a exposição de Andy Warhol, gênio da Pop Art, busca também comungar com o nosso público a arte e as ideias desse grande artista. Celebramos mais uma grande exposição que vai movimentar o mundo das artes”, alega Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP.  A partir do dia 1º de maio, o público poderá conhecer mais sobre um dos artistas mais relevantes do século XX. Andy Warhol: Pop Art! é a maior exposição já realizada no Brasil e conta com mais de 600 obras, vindas diretamente do The Andy Warhol Museum (Pittsburgh/EUA). A mostra é organizada pelo Instituto Totex, fundado por Paulo Bonfá e Roberto Souza Leão, e acontece no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB FAAP), parceira institucional do projeto.  Com 2 mil metros quadrados, a exibição apresenta em São Paulo peças inéditas e icônicas do acervo de Andy Warhol. Pinturas de todas as fases da carreira, serigrafias inesquecíveis, esculturas raras, fotografias surpreendentes, instalações de grande porte e filmes experimentais do artista. Entre as principais obras estão Campbell’s Soup, Elvis, Mao, Marilyn, Michael Jackson e Pelé. Além de ver estes trabalhos originais, o público também saberá mais sobre a trajetória de Warhol nos universos da moda, cinema e música.   Pilar Guillon Liotti, Conselheira do MAB FAAP, complementa: “as inquietações e o pensamento que Andy Warhol trouxe para as artes se desdobram em muitas frentes. Queremos que essa exposição amplie ainda mais o entendimento e a importância das artes e de suas ramificações. O MAB FAAP cumpre novamente seu papel ao receber essa exposição e engradecer as artes e o pensamento crítico de nossos visitantes”.  Andy Warhol é considerado um dos artistas mais importantes do século XX. Sua produção rompeu as barreiras entre a vida cotidiana e a arte, de maneira irônica e criativa, numa explosão de linguagem visual que conquistou o mundo e reverbera até hoje. O seu legado inconfundível deu origem ao maior museu dedicado a um único artista nos


Na FAAP

FAAPCast recebe Carlos Monaretta, participante da Residência Artística FAAP – São Paulo

O artista Carlos Monaretta é um dos participantes da atual edição da Residência Artística FAAP – São Paulo. Ele escolheu o programa pela possibilidade de permanecer por mais tempo na capital paulista, o que contribui diretamente para o desenvolvimento de sua pesquisa, voltada às relações com o espaço público. Antes de chegar à FAAP, Carlos participou de outra residência artística, onde conheceu um artista argentino que o indicou o programa. A troca entre artistas é uma das principais características da Residência Artística FAAP, que recebe criadores do mundo todo. Ele conta que já conviveu com artistas da França, Portugal, Porto Rico, Chile, entre outros, e essa diversidade gera conexões e amplia seu olhar como artista. Seu percurso como artista é atravessado pela história migratória de sua família e pela vivência com o skate, elementos que despertaram seu interesse pelas dinâmicas da rua e do espaço urbano – temas centrais em sua produção. Carlos conta que estar no centro de São Paulo tem sido fundamental para seu trabalho, que lida diretamente com os usos e disputas do espaço público. Além de artista, atua como produtor e educador. Segundo ele, a residência tem sido um espaço valioso para se dedicar com mais profundidade à sua prática artística, por ser um tempo que permite foco, experimentação e amadurecimento de ideias. Na conversa, ele também compartilhou dicas importantes para quem deseja se inscrever em programas de residência artística, incentivando artistas a apostarem em propostas genuínas, que dialoguem com seus percursos pessoais e com os contextos em que desejam atuar. Confira o episódio completo em:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter