O evento Encontros de Comunicação, Entretenimento e Negócios que aconteceu nesta semana na FAAP, debateu a inclusão no mercado audiovisual durante a exibição do filme Down Quixote.
Seguido de debate mediado pelo coordenador do curso de Cinema, Humberto Neiva, o evento recebeu o diretor, produtor e roteirista do filme, Leonardo Cortez, Patrick Hanser, ex-aluno do curso de Cinema da FAAP, produtor e diretor de fotografia, e os atores João Simões, Ana Paula Dias e Ian Pereira.
Down Quixote é uma adaptação da obra de Miguel Cervantes, Dom Quixote de La Mancha, onde a clássica história do cavaleiro andante é recriada na imaginação de Diogo, um ator que, confinado em Tiradentes, Minas Gerais, por conta da pandemia, preenche seus dias decorando uma adaptação teatral do texto. A história se desenvolve com os atores do grupo de Diogo assumindo todos os personagens, ao mesmo tempo em que as paisagens da cidade histórica se transformam nos cenários da trama com elementos teatrais invadindo a narrativa, o que confere ao filme uma identidade poética singular.
O elenco do longa-metragem, formado por atores do Grupo ADID de Teatro (Associação para o Desenvolvimento Integral do Down), criado por Cortez em 1998 e atualmente Nosso Grupo de Teatro da Casa de Cultura Movimentarte, é formado exclusivamente por atores com Síndrome de Down e teve o desafio de recriar o universo mágico e delirante do cavaleiro idealizado por Cervantes a partir do olhar afetuoso e sensível da pessoa com Síndrome de Down.
Durante o debate os atores dividiram com o público um pouco dos bastidores da gravação que por conta de um orçamento apertado, teve que ser gravado em 16 dias, onde eles tiveram o desafio de, uma vez que vieram do teatro, aprender a usar a câmera como nova espectadora de seus trabalhos.