Evento na FAAP debateu a inclusão no mercado audiovisual

TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Fernando Silveira



DATA


COMPARTILHE


_FAS8920

Diretor, produtor e roteirista do filme Down Quixote, Leonardo Cortez.


COMPARTILHE

COMPARTILHE

O evento Encontros de Comunicação, Entretenimento e Negócios que aconteceu nesta semana na FAAP, debateu a inclusão no mercado audiovisual durante a exibição do filme Down Quixote. 
 
Seguido de debate mediado pelo coordenador do curso de Cinema, Humberto Neiva, o evento recebeu o diretor, produtor e roteirista do filme, Leonardo Cortez, Patrick Hanser, ex-aluno do curso de Cinema da FAAP, produtor e diretor de fotografia, e os atores João Simões, Ana Paula Dias e Ian Pereira. 
 
Down Quixote é uma adaptação da obra de Miguel Cervantes, Dom Quixote de La Mancha, onde a clássica história do cavaleiro andante é recriada na imaginação de Diogo, um ator que, confinado em Tiradentes, Minas Gerais, por conta da pandemia, preenche seus dias decorando uma adaptação teatral do texto. A história se desenvolve com os atores do grupo de Diogo assumindo todos os personagens, ao mesmo tempo em que as paisagens da cidade histórica se transformam nos cenários da trama com elementos teatrais invadindo a narrativa, o que confere ao filme uma identidade poética singular. 
 
O elenco do longa-metragem, formado por atores do Grupo ADID de Teatro (Associação para o Desenvolvimento Integral do Down), criado por Cortez em 1998 e atualmente Nosso Grupo de Teatro da Casa de Cultura Movimentarte, é formado exclusivamente por atores com Síndrome de Down e teve o desafio de recriar o universo mágico e delirante do cavaleiro idealizado por Cervantes a partir do olhar afetuoso e sensível da pessoa com Síndrome de Down. 
 
Durante o debate os atores dividiram com o público um pouco dos bastidores da gravação que por conta de um orçamento apertado, teve que ser gravado em 16 dias, onde eles tiveram o desafio de, uma vez que vieram do teatro, aprender a usar a câmera como nova espectadora de seus trabalhos. 


TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Fernando Silveira


DATA


faap-bcm-banner-home

Business Communication and Media

Saiba mais
sebastian-pandelache-hBki3p82xQ4-unsplash

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Publicidade e Propaganda

Palestra sobre o “Pacto CENP” reúne alunos no Centro de Convenções 

Os alunos do programa BCM e do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP se reuniram nessa última terça-feira, 25, no Centro de Convenções, para acompanhar uma palestra com grandes nomes do mercado sobre o “Pacto Cenp – Guia das Boas Práticas do Mercado Publicitário”, um marco para relações mais justas, equilibradas e sustentáveis entre agências, anunciantes, veículos de comunicação e plataformas digitais.  Luis Sobral, CEO da FAAP, abriu a palestra enfatizando o propósito e a excelência da Instituição em educar os futuros profissionais do mercado publicitário: “Essa é uma iniciativa da FAAP, Instituição que eu tenho dito há muito tempo, se atualiza todos os dias há 78 anos. E isso é um desafio, ainda mais nos dias atuais, que exige essa contemporaneidade, exclusividade da FAAP, que nasce desse lugar, e continua perseverando nesse legado, e entrega para a sociedade profissionais mais bem preparados para o futuro”.  Eric Messa, Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP, seguiu dando as boas-vindas aos convidados do evento: Luiz Lara, Presidente do CENP e Chairman TBWA Brasil; Ricardo Chester, VP de Creative Insights da AlmapBBDO;  Regina Augusto, Diretora Executiva do CENP e professora da FAAP e Ana Clara, estagiária de Insights Culturais da Agência AlmapBBDO. Ao longo da apresentação, os convidados explicaram o que é o Pacto CENP, enfatizaram a relevância da atuação da publicidade no mercado da economia criativa e também destacaram a importância desse debate em torno da autorregulação da Indústria Publicitária.   “Hoje nós discutimos aqui com os estudantes da FAAP, as melhores práticas, para a gente ter um mercado publicitário brasileiro relevante, como nós já temos. Nós somos a 11º economia do mundo, mas temos o 2º mercado publicitário mais premiado do mundo no Festival de Cannes Lions. Por quê? Porque nós soubemos organizar o nosso setor, organizar o nosso mercado e remunerar o talento. E é isso que o Pacto CENP representa: boas práticas, harmonia, equilíbrio, valor compartilhado, para a gente respeitar e remunerar os talentos da publicidade brasileira”, elucida Luiz Lara, Presidente do CENP e Chairman TBWA


Na FAAP

Confira quais são as Missões Estudantis 2025 

Pautada na sua Missão e Valores, a FAAP tem, há mais de 20 anos, uma tradição consolidada na realização de missões e imersões acadêmicas, sendo uma das pioneiras em potencializar experiências extrassala para enriquecer a formação de seus estudantes.  Em 2023, sob o guarda-chuva institucional, um novo e expandido Programa de Missões Estudantis FAAP começou a tomar forma para proporcionar aos alunos a vivência prática dos conteúdos abordados em sala de aula. São oportunidades únicas de acesso às experiências em diversas áreas, garantindo um diferencial qualitativo na trajetória acadêmica e profissional.  Para Victor Grinberg, professor e coordenador de Service Learning, iniciativas como essa são fundamentais:    “Em 2025, temos um rol especial de Missões e Imersões esperando nossos alunos de todas as graduações da FAAP. Concebida com muito detalhe, preparo e dedicação pelos Coordenadores e Professores, cada uma das ofertas visa impulsionar a formação e a carreira dos nossos estudantes com o melhor que o encontro da teoria e da prática pode oferecer. São experiências enriquecedoras e inesquecíveis que refletem nosso compromisso com uma entrega qualificada e que são vistos com bons olhos pelo mercado.”  Ele complementa destacando que cada um dos roteiros fomentados pela FAAP se diferencia tanto do que qualquer outra instituição faça quanto algo que o aluno poderia fazer individualmente, pois traz consigo o repertório interdisciplinar e de contatos que só uma instituição com 78 anos como FAAP tem, e isso agrega mais ainda no valor gerado por uma experiência que será dividida com colegas e docentes.  Segue a lista de cursos e suas principais Missões Estudantis em 2025:   Missão para Negócios ao Walt Disney World Resort (Orlando, EUA) *grupo em formação*  Missão para Imersão no Mercado Financeiro (Nova York, EUA) *grupo em formação*  Missão de Inovação no Vale do Silício (Califórnia, EUA) *em breve*  Missão MERCOSUL (Buenos Aires, Argentina e Montevidéu, Uruguai) *em breve*  Missão à China (Beijing, Shanghai e Hangzhou, China) *grupo em formação*  Missão a Brasília – 2025/1 (Brasília, DF, Brasil) *vendas encerradas*  Missão Global Model WHO (Genebra, Suíça) *em breve*  Missão ao 2025 International Monetary Fund (IMF) Annual Meetings (Washington, DC, EUA) *em breve*  Missão Cannes Lions 2025 (Cannes, França) *em breve*  Missão BCM na Rio2C 2025 (Rio de Janeiro, RJ, Brasil) *grupo em formação*  Missão Festival de Cannes (Cannes, França *em breve*  Missão Indústria do Entretenimento Internacional (Los Angeles e São Francisco, EUA) *grupo em formação*  Imersão na GAMESCON LATAM (São Paulo, SP) *em breve*  Missão à VENTANA Sur (Buenos Aires, Argentina ou Montevidéu, Uruguai) *em breve*   Missão Social a Ivaporunduva II (Eldorado, SP, Brasil) *em breve*  Conferência: Biennale Architettura 2025 (Veneza, Itália) *em breve*  Missão ao estado de Minas Gerais 2025/1 (Minas Gerais, Brasil) *vagas encerradas*  Missão a Brasília 2025/2 (Distrito Federal, Brasil) *em breve*  Conferência: Milão Design Week 2025 – Connected Worlds [Interactivity and Immersion in Design for a Connected World] (Milão, Itália) *em breve*  Missão de Arte e Moda em Paris (Paris, França) *grupo adiado*  Missão para Paris e Milão FAAP – Instituto Marangoni (Paris, França e Milão, Itália) *grupo em formação*  Missão para de Moda, Arte e Cultura para o Marrocos (Marrakesh, Marrocos) *em breve*  Missão ao VisMoot  – Competição de Arbitragem (Viena, Áustria) *vagas encerradas*  Missão a Brasília – Anuário de Justiça (Distrito Federal, Brasil) *em breve*  Missão ao Canadá com a Universidade de York (Canadá, Brasil) *em breve*  Quer fazer parte?   A adesão é pelo site ou aplicativo FAAP Alunos (Área do Aluno > Serviços).   Caso haja dúvidas sobre roteiro, pagamento ou adesão, entre em contato pelo e-mail


Social

FAAP recebe certificação do Selo ODS por quatro projetos sociais

A FAAP foi reconhecida na Cerimônia Nacional de Certificação do Selo ODS Educação, realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A instituição recebeu o selo por quatro projetos, com 7 impactos sociais e 374 beneficiários. Os projetos foram desenvolvidos pelo FAAP Social, um departamento que está há vinte anos comprometido com a unificação e ampliação de projetos socioambientais na FAAP. Os projetos reconhecidos atendem aos critérios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e da Agenda 2030. A certificação é um reconhecimento do impacto social positivo da FAAP em áreas essenciais para o desenvolvimento sustentável: Educação de Qualidade, Redução das Desigualdades de Gênero, Consumo Consciente e Preservação Ambiental e Cultural. Conheça os projetos certificados: FAAP EDUCA+ Com o objetivo de ampliar o acesso à educação dentro da própria instituição, o FAAP EDUCA+ foca na alfabetização e capacitação de funcionários da FAAP. O programa surgiu a partir de um levantamento que identificou a necessidade de um projeto educacional voltado aos funcionários, promovendo inclusão social e novas oportunidades profissionais. Moda para Todas Pensando na confecção e costura como uma importante fonte de renda para as mulheres, principalmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade, a FAAP disponibilizou sua infraestrutura e conhecimento técnico para oferecer um curso de 20 horas em parceria com as organizações Fluxo Sem Tabu e Passarela Alternativa. O projeto culminou em um desfile com peças criadas pelas participantes, ampliando as perspectivas profissionais dessas mulheres. Missões FAAP Social As Missões FAAP Social levam alunos e professores para comunidades vulneráveis, unindo aprendizado acadêmico e impacto social, vale destacar o processo de inclusão da FAAP para com alunos ProUni que tiveram a oportunidade de viajarem de maneira gratuita para participarem ativamente. Em viagens à Amazônia e ao Quilombo Ivaporunduva, estudantes desenvolveram projetos que incluíram a criação de cartilhas sobre direitos básicos, produção de minidocumentários e a doação de kits escolares e livros infantis voltados à educação antirracista. Inverno Social Além da tradicional arrecadação de roupas e cobertores para pessoas em situação de rua, a FAAP inovou ao criar esteiras térmicas sustentáveis feitas de caixas Tetra Pak reutilizadas. A iniciativa envolveu alunas de Moda e idosos do lar residencial Terça da Serra na produção, enquanto a distribuição foi realizada pela ONG Bem da Madrugada. No total, 112 esteiras foram entregues, garantindo mais conforto para quem enfrenta as baixas temperaturas nas

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter