Estudo #MS360FAAP revela que celebridades voltam a crescer no Instagram depois de queda significativa em 2020


DATA


COMPARTILHE


O Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) acaba de finalizar mais um estudo #MS360FAAP, realizado desde 2014 em parceria com a Socialbakers. Relativa aos três primeiros meses de 2021, a pesquisa concluiu que as celebridades brasileiras estão voltando a conquistar mais seguidores, depois de uma queda significativa em 2020, desde o início da pandemia de Covid-19.

O novo estudo da FAAP mostra que os 100 primeiros perfis de celebridades brasileiras com mais interações no Instagram tiveram uma média de crescimento de 960 mil seguidores entre janeiro e março de 2021. Um aumento significativo, uma vez que a média de crescimento no último trimestre de 2020 foi de 390 mil. Hoje, esse grupo possui, em média, 13,8 milhões de seguidores.

Mais conteúdo é igual a mais engajamento

Outra confirmação do estudo dá conta de que, no primeiro trimestre de 2021, as postagens do tipo “Carrossel” (quando há mais de uma imagem ou vídeo) são as que mais geram engajamento dos usuários do Instagram, tanto para o perfil de celebridades quanto de marcas.

As celebridades, por exemplo, quando compartilham conteúdo nesse formato, têm em média 260 mil interações (contando apenas curtidas e comentários). Em termos comparativos, posts com somente uma foto possuem média de 160 mil interações.

Já as marcas, quando postam em “Carrossel” geram, em média, 12 mil interações. O número cai para 5,7 mil quando se trata de imagem única.

Outros números

•Em postagens de marcas no Instagram, os comentários representam somente 3% da interação.

•Os 100 perfis com mais interações no Facebook demoram pouco mais de um dia (31 horas e 21 minutos) para dar resposta aos usuários.

•Em média, somente 7% das postagens são impulsionadas no Facebook.

O relatório completo do estudo #MS360FAAP está disponível no site www.faap.br/ms360faap.


COMPARTILHE

COMPARTILHE

O Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) acaba de finalizar mais um estudo #MS360FAAP, realizado desde 2014 em parceria com a Socialbakers. Relativa aos três primeiros meses de 2021, a pesquisa concluiu que as celebridades brasileiras estão voltando a conquistar mais seguidores, depois de uma queda significativa em 2020, desde o início da pandemia de Covid-19.

O novo estudo da FAAP mostra que os 100 primeiros perfis de celebridades brasileiras com mais interações no Instagram tiveram uma média de crescimento de 960 mil seguidores entre janeiro e março de 2021. Um aumento significativo, uma vez que a média de crescimento no último trimestre de 2020 foi de 390 mil. Hoje, esse grupo possui, em média, 13,8 milhões de seguidores.

Mais conteúdo é igual a mais engajamento

Outra confirmação do estudo dá conta de que, no primeiro trimestre de 2021, as postagens do tipo “Carrossel” (quando há mais de uma imagem ou vídeo) são as que mais geram engajamento dos usuários do Instagram, tanto para o perfil de celebridades quanto de marcas.

As celebridades, por exemplo, quando compartilham conteúdo nesse formato, têm em média 260 mil interações (contando apenas curtidas e comentários). Em termos comparativos, posts com somente uma foto possuem média de 160 mil interações.

Já as marcas, quando postam em “Carrossel” geram, em média, 12 mil interações. O número cai para 5,7 mil quando se trata de imagem única.

Outros números

•Em postagens de marcas no Instagram, os comentários representam somente 3% da interação.

•Os 100 perfis com mais interações no Facebook demoram pouco mais de um dia (31 horas e 21 minutos) para dar resposta aos usuários.

•Em média, somente 7% das postagens são impulsionadas no Facebook.

O relatório completo do estudo #MS360FAAP está disponível no site www.faap.br/ms360faap.


DATA


Business Communication and Media

Saiba mais

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Cinema

Professor da FAAP ministra oficina na Expocine 2024 

A FAAP marcará presença na Expocine 2024 com a oficina ‘Uma Viagem pelo Universo da Trilha Sonora – Um breve traçado evolutivo’ que será ministrada pelo Maestro Prof. Dr. Rafael Righini. A 11ª edição do maior evento da América Latina voltada à indústria cinematográfica acontece entre os dias 8 e 11 de outubro em dois espaços no já tradicional Cine Marquise e no Renaissance Hotel.   A oficina conduzida por Rafael Righini acontecerá no dia 11, na sala Ancine do Cine Marquise, das 10h às 12h, e tem como objetivo principal realizar uma apreciação sobre a evolução da trilha sonora desde seus primórdios aos dias atuais, abordando os desafios do período chamado “cinema mudo”, a transformação com a sonorização e sincronização do “cinema sonoro”, as origens estruturais da trilha.  “É com imensa alegria que recebo o convite para apresentar na Expocine a palestra sobre ‘A Trilha Sonora no Universo Cinematográfico’, onde irei falar sobre as principais estruturas, fundamentos e principais técnicas de criação, produção e sincronização da trilha musical e a imagem”, afirma Rafael. O espaço é limitado a até 90 pessoas e tem acesso exclusivo às credenciais FÓRUM, PREMIUM e convidados.  “Aproveito para agradecer essa honrosa oportunidade à Expocine e à FAAP. É um verdadeiro privilégio e enorme prazer poder dissertar e interagir com a plateia numa sala de cinema sobre o tema que é a base de minhas disciplinas na FAAP (nos cursos de cinema, animação e produção audiovisual), além de ser o meu campo de atuação como compositor, diretor musical e produtor musical no mercado cinematográfico, e, sem dúvida nenhuma, uma das maiores paixões da minha vida!”, relata


Na FAAP

FAAPCAST recebe Caroline Fioratti, ex-aluna FAAP e sucesso na indústria cinematográfica

A diretora e roteirista Caroline Fioratti, ex-aluna de Cinema da FAAP, acaba de estrear seu novo filme, “Meu Casulo de Drywall” e veio ao FAAPCAST contar sobre sua trajetória. Caroline decidiu seguir carreira no cinema aos 12 anos de idade e lembra de fazer curtas-metragens em VHS durante a infância. “Fazer FAAP sempre foi um sonho e eu tive muita ajuda para conseguir isso”, conta Caroline, que guarda com carinho a memória dos professores que hoje são colegas de profissão, incluindo Humberto Neiva, atual coordenador do curso de Cinema, que foi seu orientador de TCC na época. Durante sua formação na FAAP, Caroline aprendeu diversas técnicas fundamentais para sua carreira, como a arte do pitching. “O primeiro pitching que fiz foi aqui na FAAP, consegui ganhar a realização e logo na sequência eu fiz no Prêmio Estímulo que a gente também ganhou”, conta ela, enfatizando a importância da orientação dos professores nesse processo, que lhe abriu portas no mercado de trabalho. A diretora também fala sobre a importância de explorar diferentes áreas do cinema durante a faculdade, como sua experiência com teatro, que lhe deu a base para trabalhar com atores no set. Além de “Meu Casulo de Drywall”, Caroline fala sobre outras produções, como o sucesso “Meus 15 anos” e outros filmes premiados, explicando seu interesse em trabalhar com temas relacionados à adolescência. Caroline dá dicas para lidar com a dificuldade de administrar diversos projetos ao mesmo tempo, ressaltando a importância de uma boa gestão do tempo. Ela também compartilha dicas valiosas para os alunos que desejam se tornar diretores independentes, destacando a importância da prática durante os estudos, como fez em seu estágio na produtora Gullane (formada por ex-alunos da FAAP), que foi crucial para sua formação. A diretora também fala sobre sua indicação ao Emmy com a série “A Grande Viagem”, e sua atuação atual como jurada da premiação, além de mencionar os desafios enfrentados em produções com poucos recursos. Em relação ao cenário contemporâneo, ela comenta sobre a greve de Hollywood e o crescimento do mercado cinematográfico brasileiro, destacando a relevância dos festivais internacionais de cinema. Por fim, Caroline reforça a importância de frequentar o cinema e experimentar a dimensão da tela grande, convidando o público a assistir seu novo filme em cartaz. Assista à entrevista completa em:


Cinema e Animação

‘América, do Sul’, curta-metragem da formanda Maria Clara recebe prêmio de ‘Melhor Filme’  

A formanda em cinema pela FAAP, Maria Clara Bastos dirigiu e roteirizou o curta-metragem “América, do Sul”, o qual foi premiado por voto popular como “Melhor Filme” da Mostra Primeiros Quadros Nacional. A mostra integra o Festival Curta Cinema que é realizado há 33 anos atuando na exibição e promoção de obras audiovisuais em curta-metragem, um dos mais importantes festivais do gênero na América Latina.   O curta, de 20 minutos, é um projeto de TCC e conta a história de América. Cansada de uma vida de batalhas perdidas, América (Zenaide) cai estrada afora quando escuta um rumor sobre um macaco mágico que realiza desejos no centro-oeste brasileiro. Determinada e destemida, América passa a viver em movimento, de galho em galho, ainda que dependa de caronas, escambo, favores, e de um pouco de sorte e da boa vontade de estranhos. No entanto, tudo muda quando ela é súbita e violentamente abandonada no meio do nada por seu namorado, Raimundo. América, então, é confrontada com a questão: continuar sua vida no banco do passageiro ou finalmente assumir a direção de sua vida?  A FAAP parabeniza Maria Clara Bastos e toda a equipe envolvida na produção do curta ‘América, do Sul’. Ficha Técnica (Cast and Crew)  Direção (Director)  Maria Clara Bastos  Roteiro (Screenplay)  Maria Clara Bastos e Pedro Linguitte  Assistente de Direção (Assistant Director)  Pedro Linguitte  Produção (Producer)  Clarice Duo  Direção de Fotografia (Cinematography)  Pedro Moreno  Som (Sound)  Miguel Monori  Trilha Sonora (Music)  Rafael Monteiro  Direção de Arte (Production Design)  Cami Crua  Montagem (Editing)  Pedro Linguitte  Mixagem de Som (Sound Design)  Raphael Lupo  Elenco (Cast)  Zenaide, Deusa, Juliana


Na FAAP

Estreia do FAAPCAST com Enrico Beer Boimond

O FAAP Cast está de cara nova nesta terceira temporada, agora gravado no estúdio de podcasts da nova ala de audiovisual. O FAAP Cast trouxe uma conversa inspiradora com Enrico Beer Boimond, ex-aluno de Arquitetura da FAAP que encontrou seu caminho no mundo dos fashion filmes, onde se destacou como diretor e produtor.   Nascido em Roma e com uma trajetória acadêmica que passou por Oxford antes de vir estudar na FAAP, Enrico contou que a sensibilidade estética sempre esteve no centro de sua jornada. Em 2013, ele se destacou ao vencer a Venice Internal Tower Competition e, no mesmo ano, foi convidado para exibir seu primeiro projeto na Bienal de Arquitetura de Chicago. Essas conquistas abriram portas para Enrico, que iniciou sua carreira internacional na VOA, em Chicago.  Durante a entrevista, Enrico revelou que sua paixão pelo audiovisual começou ainda na faculdade de Arquitetura, onde ele filmava seus projetos para ir além das maquetes e desenhos tradicionais. Ele começou no mundo da moda por conta da São Paulo Fashion Week, utilizando apenas seu celular para fazer as filmagens da cobertura. Esse interesse inicial evoluiu para uma carreira de sucesso, com Enrico dirigindo campanhas para grandes marcas de luxo como Audi, Iguatemi, Hugo Boss, Lacoste e Mercedes, além de colaborar com revistas renomadas como Marie Claire e Harper’s Bazaar.  Enrico também discutiu a conexão entre arquitetura e produção audiovisual, destacando como os estudos em arquitetura o ensinaram a trabalhar com conceitos profundos por trás de suas criações. Ele lembrou de seus avós, que tinham uma maior conexão com a moda, como sua vó que era figurinista em Roma, e de como a moda acabou se tornando parte de sua vida, apesar de ele não ter vindo diretamente desse mundo. Um exemplo marcante de seu trabalho foi a campanha para Adriana Degreas, filmada na Grécia, que está concorrendo à Berlinale.  Ao longo da conversa, Enrico ofereceu conselhos valiosos para quem está começando na indústria, enfatizando a importância de se divertir no processo criativo e de seguir aquilo que realmente apaixona. Ele também abordou a importância da sensibilidade como diferencial em qualquer trabalho artístico, seja no cinema ou na arquitetura. Para ele, a sensibilidade não pode ser ensinada, mas é essencial para a criação de obras impactantes.  Enrico finalizou a entrevista falando sobre suas ambições futuras, que incluem a direção de longas e curtas-metragens que contem histórias verídicas. Ele também discutiu as tendências emergentes no mundo dos fashion films, especialmente com o avanço da inteligência artificial, e destacou a importância de não perder o sentimento humano no processo criativo.  A entrevista completa está disponível no YouTube e Spotify da FAAP e oferece uma visão única sobre a carreira de Enrico Beer Boimond, mostrando como a combinação de estética, sensibilidade e determinação pode levar ao sucesso em áreas diversas. Assista agora:


Na FAAP

FAAPCast estreia 3ª temporada em novo estúdio

A nova temporada do FAAPCast  retoma as atividades na próxima quarta-feira, dia 21, inaugurando o Estúdio de Podcast, uma das novidades da ala de audiovisual da FAAP. O primeiro episódio da 3ª temporada vai ao ar às 11h30, no canal oficial do Youtube da FAAP, assim como no Spotify, e terá como entrevistado o ex-aluno Enrico Beer Boimond.  Nascido em Roma, criado em um ambiente multicultural e diverso, Enrico estudou em Oxford e Arquitetura na FAAP. A paixão de Enrico por design e estética, junto ao desejo de unir ideias e novos conceitos por imagens dinâmicas o levou à cena do audiovisual, onde ganhou destaque como produtor e diretor de fashion films, trabalhando para marcas de moda de luxo, tais como Audi, Iguatemi, Hugo Boss, Lacoste, Mercedes e, até revistas como Marie Claire, GQ, Numéro Russia, Forbes, Harper’s  Bazaar.  “Nós da FAAP estamos contentes com a realização de mais uma temporada do programa FAAPCast que se destaca pela sua missão de conectar alunos da graduação com ex-alunos que possuem trajetórias inspiradoras no mercado de trabalho. Esta iniciativa proporciona uma troca rica de experiências e insights práticos, preparando os estudantes para os desafios profissionais e ampliando suas redes de contatos”, afirma a apresentadora Ana Julia Ribeiro.  Ana Julia nos conta ainda que “na nova temporada teremos boas conversas com profissionais renomados de diversas áreas. Reiterando nosso compromisso de inspirar nossos alunos durante a graduação para realização de sonhos e projetos que impactam a comunidade”.  Para o episódio do dia 28 de agosto está prevista a participação da ex-aluna do Colégio FAAP, Luana Escamilla. A estudante de comunicação é fundadora da ONG Fluxo Sem Tabu, que atua no combate à pobreza menstrual no Brasil.   Ao longo das gravações, o FAAPCast já foi prestigiado por importantes nomes do mercado, tais como o apresentador Serginho Groisman, o ex-governador do estado de São Paulo João Dória, o artista e empresário Gabriel Wickbold, o advogado e deputado estadual Thiago Auricchio, entre outros.   “Através dessas conversas inspiradoras, o FAAPCast reforça a importância do networking e do aprendizado contínuo, aproximando ainda mais a comunidade acadêmica e o mercado”, elucida Ana

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter