A partir de agora, o curso de Relações Internacionais, coordenado pela professora Fernanda Magnotta, faz parte do seleto grupo de elite dos programas acadêmicos de RI do país.
O curso, coordenado por Magnotta há dez anos, subiu no ranking e agora figura entre os melhores do Brasil, com nota 4, na categoria 4-5, restrita aos mais bem posicionados.
“É ainda mais gratificante saber que o principal critério de atribuição desta nota foi justamente o desempenho de nossos alunos no Enade, o Exame Nacional de Estudantes”, comemora Magnotta.
Os cursos e instituições avaliados variam a cada ano. E o CPC – conceito preliminar de curso – é o principal indicador da qualidade do ensino superior no país. Dá notas de 1 a 5 para os cursos, em que 1 e 2 são notas insuficientes e 5, a máxima.
Para pontuar, o Inep leva em conta o desempenho dos alunos no Enade, a qualificação dos professores, a infraestrutura das instituições, recursos de campus e laboratórios etc.
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, composto também pela Avaliação de Graduação e pela Avaliação Institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos indicadores de qualidade de educação superior.
Parabéns à professora e estudantes envolvidos. Esta conquista é de todos nós!