Confira os palestrantes selecionados para a conferência da Res Artis na FAAP


DATA


COMPARTILHE


RESARTIS – SITE – BANNER

A FAAP será palco da primeira conferência da Res Artis na América Latina


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A FAAP será palco da primeira conferência da Res Artis na América Latina, intitulada Outras Primaveras: Florações do Sul Global. A Res Artis é uma rede mundial de Residências Artísticas que conecta mais de 650 membros em mais de 80 países, promovendo o intercâmbio cultural e a sustentabilidade das residências artísticas ao redor do mundo. 

O evento acontecerá de 18 a 23 de setembro e marcará o 20º aniversário da Residência Artística FAAP – São Paulo. A conferência também coincidirá com dois importantes eventos: a 36ª Bienal de São Paulo e a Temporada França-Brasil, que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. 

A programação deste ano contará com palestrantes selecionados por meio de uma chamada aberta, reforçando o compromisso com a diversidade de vozes e experiências no campo das residências artísticas. Conheça os nomes que integram esta edição e prepare-se para diálogos inspiradores sobre arte, cultura e internacionalização. Parabéns aos candidatos aprovados:  

  • Wanjiru Koinange (Kenya), “Memory, Movement, and Momentum: Lessons from a Career in Creative Ecosystems”;
  • Lina Ángel Sabogal (Argentina), “Red Quincho: Art Residencies and micropolitics from the Global South”;
  • Felix Toro (Brazil), “Situatedness as a Guiding Principle: Sacatar’s Place-Based Practice”;
  • Monica Contreras (Mexico), “Painting a brighter horizon: Community-focused artist residency in Atotonilco, Guanajuato, Mexico”;
  • Mayatili Marika (Australia), “Artistic Cultural Diplomacy and Ancestral Pasts/&/Futures”;
  • Nazura Rahime (Malaysia), “Learning Through Exchange: Community and Mentorship in Barehands Residency”;
  • Ahmed Mourad Khanfir (Senegal), “Artist Residencies as Cultural Safe Zones in the MENA and African Regions”;
  • Tracian Meikle (Uganda/The Netherlands), “Worldbuilding Through Art – Imagining Futures of Liberation at Afropocene StudioLab, Uganda”;
  • Nguyen Vu Tu Hang (Vietnam), “Fractured Mobility and Uneven Trust: Building an Artist-in-Residence Network in Vietnam from the Global South”;
  • Moni Aisida (Nigeria), “Art, Residencies, and the Natural World: Contextual Practices from the G.A.S. Farm House, Nigeria”;
  • Alecsandra Matias de Oliveira (Brazil), “Artistas brasileiros em residências em Dacar (Senegal)”;
  • Rafael RG (Brazil), “Deitar no céu para olhar o chão”;
  • Patricia Stagi (Brazil), “Casero: Residência Artística Florestal e Incubadora de Projetos em Arte e Ecologia”;
  • Carolina Boettner (Argentina e Alemanha), “Researching through place: residencies rooted in territory”;
  • Antonio Monteiro de Barros Sobral (Brazil), “Residência São João: uma terra viva”;
  • Charlotte Lily Hilder (Australia), “How Public Programs develop cultural exchange opportunities”;
  • Dominick A Maia Tanner (Angola), “Reframing the Gaze: Cultural Sovereignty and Artistic Residencies from the Global South”;
  • Tamara Isaac (Brazil), “Writing Our Migrations: A Poetry Workshop on Language and Belonging”;
  • Ama BE (US and Ghana), “Rooted in Fissure: Embodying Pan-African Artist Pedagogies”;
  • Hsiao-Chi Chu (Taiwan / Netherlands), “Reframing Residencies: Sustainable Impact and Institutional Strategies Across Regional Contexts for artist-in-residence (AiR)”;
  • Sam Brakarsh (Zimbabwe and the US), “Beyond Silence: Artistic Residencies as Catalysts for Censorship Reform and Creative Freedom in the Global South”;
  • Naima Hassan (Germany), “Workshop: Ceremonies for de/territorialized pan-African festival archives”;
  • Mac Andre Arboleda (Philippines), “I Grew Up in a Click Farm”;
  • (Helen) Maria Cristina Cebllos (Puerto Rico), “Rito de Paso”;
  • Helga Elsner Torres (Germany), “Reconnecting with the Global South: Art and Identity”;
  • Guillermo Rodríguez (Puerto Rico), “The ‘Downbeat’ effect: on the importance of in-residency-time in artistic research and curatorial practice”;
  • Bruno Alves de Almeida (Netherlands), “Art Residencies as Infrastructures for Ecological Engagement – Jan van Eyck Academie”;
  • Diego Mencaroni (Italy), “Mobility and Equity of Fellows Coming from the Global South. Challenges, difficulties, obstacles and solutions.”;
  • La Wayaka Current – Sofie Iversen, Victor Fernandez (Chile / UK), “Held by the Land: Inner Shifts and Creative Renewal Across Living Territories”;
  • Andrés Knob (Argentina), “Residencies as Relational Practice and Affective Space: 20 years of Proyecto´ace”;
  • Alicia Marvan (Mexico), “Regenerative Tactics: Fostering Decolonization and Sustainability through Culture and Education”;
  • Constanza Escobar (Colombia), “Residencias de arte para salvaguardar el patrimonio vivo”;
  • Abbey IT-A (Ghana), “INTERVENTION ‘ON SITE’ – When colleagues become collaborators…”;
  • Daniel Maposa (Zimbabwe), “From Policy to Practice: Advancing Sustainable Cultural Governance in Harare”;
  • Mia Harris (United Kingdom), “Clay & Conversation: A Residency Project by Jacqui Ramrayka at the V&A”;
  • Fernanda Luz Avendaño (Brazil), “Melancolia e souvenir”;
  • Guillermina Bustos (Brazil), “La memoria es una batalla ganada – Historia de las gestiones autónomas como metodologías de aprendizaje comunitario”.


DATA


banners-site-faap_res2

Residência Artística FAAP

Conheça
banners-site-faap_res1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter