Confira a lista dos trabalhos selecionados para a 53 Anual de Arte FAAP

TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Rafayane Carvalho/ Fernando Silveira



DATA


COMPARTILHE


trabalhos-anual-arte-faap

Trabalhos Anual Arte FAAP


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A Comissão de Seleção da 53 Anual de Arte FAAP, composta pelas professoras Georgia Kyriakakis e Luana Fortes e pelos professores Marcos Moraes e Thiago Honório, após análise do conjunto de trabalhos inscritos, selecionou os abaixo discriminados:  

Inscrição    Obras(s)       Nome  

14               A, C             Daniela Eorendjian Torrente  

20                 A                Clara Helena Sobieski Tafner  

22                 C                Ana Luiza Lima Sasaki  

24*                A                Carolina Basile Heise  

26               A, B              Giovanna Freire Ferrante Mussolin  

28                 A                 Rayane Gomes Borges  

34                B                  Nicole Ribeiro Morsa  

40                A                   Lev Preiori Serodio Conehero  

43              A, B                Isabela Martinez Vatavuk  

46               A                    Ana Mae Kawakami  

47            B, C                 Joana de Fátima Barreto  

55*            B                     Ana Pacheco Gavião  

60              B                    Cora Pereira Hors  

65              C                   Beatriz Freitas Fernandes Távora Filgueiras  

71           A, B, C              Luiza Corá Buso  

72               A                   Maria Tereza Thomaz Bomfim  

73             A, B                 Miguel Pongitor Galan  

76           A, B, C              Maria Vitória Accorsi Rausch Souto  

78             A                      Rodrigo Dishchekenian Lahoud  

 82           B                      Tomás Martos Hernandez  

 84           A                       Agnaldo Bauerman Schunck Junior  

 85       A, B, C                  Samanta Franco Martins  

 86           A                        Marina Schmidt Kehl  

 89      A, B, C                    Thomas Yassuda Braeckman  

 91*         A                         Luisa Cal Burza  

 94          A                          Raquel Liberman Lopes  

 95          C                          Laura Garjulli Agresti  

 98          C                         Carolina Sommer Guidotti  

 99          A                          Tarsila Freire D’Abronzo  

 101       B                           Manuela Julian Gontijo Alves Pinto  

 105       A                            Juliana Fernandes Bert 

* A seleção destes trabalhos fica condicionada a entrega de documento oficial autorizando o uso do equipamento/ mobiliário mencionado como parte integrante para a apresentação e participação na exposição, de 28/11/2023 a 17/03/24.  
 

Observações: 
  

– Trabalhos selecionados que necessitem condições específicas de montagem, ou suporte (como mobiliário específico, tinta/pintura específica, equipamentos eletrônicos) deverão ser providenciados e entregues em data a ser comunicada pela organização da exposição.  

– Para os trabalhos que necessitem da participação na montagem serão agendadas datas e horários individualmente, desde que tenha sido solicitado, e justificado na inscrição. 

– A organização da exposição entrará em contato para agendar a revisão das informações relativas à ficha técnica dos trabalhos selecionados. – Conforme previsto no Regulamento, os trabalhos não selecionados deverão ser retirados nas datas e horários programados, impreterivelmente.


TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Rafayane Carvalho/ Fernando Silveira


DATA


banners-site-faap_artes2

Graduação em Artes Visuais na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_artes1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Residência Artística FAAP

Residência Artística FAAP – São Paulo abre programação ao público neste fim de semana

No dia 29 de março de 2025, das 12h às 17h, a Residência Artística FAAP – São Paulo abre suas portas para mais uma edição do Open Studio, evento que convida o público a explorar os estúdios dos artistas residentes e acompanhar de perto seus processos criativos. No mesmo dia, o Edifício Lutetia recebe a exposição Estudos para Ontem, reunindo trabalhos de recém-formados em Artes Visuais pela FAAP em 2024. Localizada na Praça do Patriarca, no centro de São Paulo, a Residência Artística FAAP – São Paulo é um espaço dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de projetos autorais, reunindo artistas de diferentes partes do mundo. O Open Studio é uma oportunidade única para conhecer as investigações visuais, técnicas e conceitos que impulsionam a produção contemporânea. Com Estudos para Ontem, o Programa de Exposição de Formadas e Formados em Artes Visuais – Bacharelado e Licenciatura do Centro Universitário FAAP completa duas décadas, reafirmando seu compromisso com a formação e a inserção profissional dos estudantes no campo da arte. Para esta edição, além da exibição de obras que expandem as pesquisas desenvolvidas nos trabalhos de conclusão de curso, os artistas propõem atividades interativas, incentivando uma participação mais integrada do público. As ações interativas propostas na exposição também prestam homenagem à professora e artista Andrea Tavares, falecida no final de 2024. As atividades propostas retomam e expandem suas ideias e filosofia de trabalho, dando continuidade a seus ensinamentos e reafirmando sua influência na formação artística dos expositores. Artistas Participantes do Open Studio Estúdio 31: Lucas Matoso (Minas Gerais – Brasil*) Estúdio 32 – Henry Palacio (Bogotá – Colômbia*) Estúdio 41 – João Massano (Benavente – Portugal*) Estúdio 42 – Carlos Monaretta (Goiás – Brasil*) Estúdio 51 – Marcelo Camara (Distrito Federal – Brasil*) Estúdio 52 – Gabz 404 (Rio Grande do Sul – Brasil*) Estúdio 61 – LD Garnier (La Rochelle – França*) Estúdio 62 – Jean-Marie Fahy (Rio de Janeiro – Brasil*) Estúdio 71 – Julia Arbex (Minas Gerais – Brasil*) Estúdio 72 – Diana Barquero Pérez (Cidade do México – México*) *Local de procedência e não necessariamente de nascimento. Estudos para Ontem Carolina Heise Giovanna Ferrante Lev Conehero Lua M.O Luiza Corá Maria Tereza Bomfim Marina Kehl Rayane Gomes Borges Sophia Lopes Lima Exposição e Open Studio – Residência Artística FAAP – São Paulo Data: 29 de março de 2025 Horário: das 12h às 17h Local: Residência Artística FAAP – São Paulo / Edifício Lutetia Endereço: Praça do Patriarca, 78 – Sé A entrada é gratuita. Não perca essa oportunidade de mergulhar na produção artística contemporânea e trocar experiências com os artistas


Social

FAAP recebe certificação do Selo ODS por quatro projetos sociais

A FAAP foi reconhecida na Cerimônia Nacional de Certificação do Selo ODS Educação, realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A instituição recebeu o selo por quatro projetos, com 7 impactos sociais e 374 beneficiários. Os projetos foram desenvolvidos pelo FAAP Social, um departamento que está há vinte anos comprometido com a unificação e ampliação de projetos socioambientais na FAAP. Os projetos reconhecidos atendem aos critérios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e da Agenda 2030. A certificação é um reconhecimento do impacto social positivo da FAAP em áreas essenciais para o desenvolvimento sustentável: Educação de Qualidade, Redução das Desigualdades de Gênero, Consumo Consciente e Preservação Ambiental e Cultural. Conheça os projetos certificados: FAAP EDUCA+ Com o objetivo de ampliar o acesso à educação dentro da própria instituição, o FAAP EDUCA+ foca na alfabetização e capacitação de funcionários da FAAP. O programa surgiu a partir de um levantamento que identificou a necessidade de um projeto educacional voltado aos funcionários, promovendo inclusão social e novas oportunidades profissionais. Moda para Todas Pensando na confecção e costura como uma importante fonte de renda para as mulheres, principalmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade, a FAAP disponibilizou sua infraestrutura e conhecimento técnico para oferecer um curso de 20 horas em parceria com as organizações Fluxo Sem Tabu e Passarela Alternativa. O projeto culminou em um desfile com peças criadas pelas participantes, ampliando as perspectivas profissionais dessas mulheres. Missões FAAP Social As Missões FAAP Social levam alunos e professores para comunidades vulneráveis, unindo aprendizado acadêmico e impacto social, vale destacar o processo de inclusão da FAAP para com alunos ProUni que tiveram a oportunidade de viajarem de maneira gratuita para participarem ativamente. Em viagens à Amazônia e ao Quilombo Ivaporunduva, estudantes desenvolveram projetos que incluíram a criação de cartilhas sobre direitos básicos, produção de minidocumentários e a doação de kits escolares e livros infantis voltados à educação antirracista. Inverno Social Além da tradicional arrecadação de roupas e cobertores para pessoas em situação de rua, a FAAP inovou ao criar esteiras térmicas sustentáveis feitas de caixas Tetra Pak reutilizadas. A iniciativa envolveu alunas de Moda e idosos do lar residencial Terça da Serra na produção, enquanto a distribuição foi realizada pela ONG Bem da Madrugada. No total, 112 esteiras foram entregues, garantindo mais conforto para quem enfrenta as baixas temperaturas nas


Na FAAP

FAAPCast recebe Roberta Ferrante, Promotora de Justiça e ex-aluna de Direito 

O FAAPCast desta semana contou com a participação de Roberta Amá Ferrante, ex-aluna do curso de Direito da FAAP e atual Promotora de Justiça no Ministério Público do Estado de São Paulo, atuando na Subprocuradoria-Geral de Justiça Jurídica. O episódio proporcionou uma verdadeira aula sobre Direito, abordando as funções essenciais da promotoria, que vão além da ação penal, incluindo a garantia do acesso a direitos básicos, como a saúde.  Roberta destaca que a FAAP foi fundamental para a sua formação e trajetória profissional. Desde jovem, influenciada por sua mãe advogada, sempre teve o desejo de cursar Direito, mas foi na FAAP que conheceu o Professor Mario Luiz Sarrubo, um grande mentor em sua carreira profissional. Ao ingressar na Instituição em 2001, ela já sabia que gostaria de seguir a carreira pública. Como conselho para os jovens estudantes com o mesmo objetivo, a Promotora recomenda que busquem estagiar quanto antes.  Além de sua atuação na Subprocuradoria, Roberta também fez parte do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do MPSP, entre outros. Um dos momentos mais marcantes de sua carreira foi durante a sua atuação como Promotora de Justiça Titular, na vara da Infância, em Várzea Paulista, onde trabalhou por quatro anos. Nesse período, ela percebeu o impacto significativo de seu trabalho na vida das pessoas, lidando com casos de crianças carentes em uma cidade pequena e com poucos recursos.   Para saber mais cobre a trajetória de sucesso da Promotora Roberta Ferrante, acesse a entrevista na íntegra no canal oficial do FAAPCast no


Na FAAP

FAAP apoia documentário “Cidade Sonhada” e incentiva formação prática dos alunos de Cinema

Nesta segunda-feira, 17, aconteceu no Cine FAAP a pré-estreia do documentário “Cidade Sonhada”, onde segue a consolidação da presença da FAAP no cenário audiovisual e reafirmando seu compromisso com a cultura e a formação de novos talentos. Os alunos do curso de Cinema, Lígia Motta e Lucca Cantoni, foram estagiários nas filmagens do documentário, atuando diretamente nas áreas de direção, fotografia e finalização.   O evento de lançamento contou com a presença especial da  Srᵃ Pilar Guillon Liotti, Conselheira do MAB FAAP e abertura do Dr. Antonio Bias, Diretor-Presidente da FAAP, reforçando o compromisso da instituição em incentivar a educação, a cultura e a transformação social por meio da arte.  “A missão da Fundação Armando Alvares Penteado sempre será fomentar e difundir conhecimento, visando formar cidadãos críticos e seres humanos conscientes. Capazes de liderar, de forma inspiradora, uma transformação positiva e sustentável na sociedade. Esse projeto fez sentido para nós, a partir da ideia principal, em promover que, desde a primeira infância, possamos formar cidadãos melhores para o Brasil e para o mundo. A FAAP, que há 78 anos recebe com competência e forma os jovens para o futuro, sempre garante a melhor oportunidade de formação com o envolvimento de seus alunos em projetos reais e experiências práticas como este documentário.” disse o Diretor-Presidente, Dr. Antonio Bias, no evento.  O filme, idealizado pelo ex-prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, propõe uma reflexão essencial: como podemos construir cidades melhores a partir do olhar das crianças? A obra discute urbanismo e direitos da infância, evidenciando como uma cidade que respeita e inclui as crianças como cidadãs plenas se torna um espaço melhor para todos.   Segundo ele, Pilar foi grande inspiração para o filme.   A produção foi realizada pela Caju Filmes, com direção de Luiza Campos e Pedro Andrade, em parceria com a produtora ALLMA Hub. Com o apoio cultural da FAAP, a experiência trouxe aos nossos alunos a oportunidade de vivenciar na prática os desafios e aprendizados de uma produção cinematográfica profissional.   A FAAP acredita que o cinema é uma ferramenta poderosa para provocar reflexões e impulsionar mudanças. E, acima de tudo, valoriza a experiência prática como essencial para a formação de profissionais preparados para o mercado

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter