Com novo posicionamento, FAAP redesenha sua marca


DATA


COMPARTILHE


Nova marca FAAP

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Na sequência do seu reposicionamento e da recente classificação como Centro Universitário, obtida com nota máxima do Ministério da Educação (MEC), a FAAP entrará em 2022 com uma novidade: a marca da instituição foi atualizada e redesenhada, o que evidencia as qualidades e a tradição que forjaram a sua história de 75 anos.

“Queríamos uma marca que, ao mesmo tempo, resgatasse a importância histórica da FAAP, honrando seus egressos que tanto moldaram o mercado, e mostrasse o quanto ela é contemporânea. Também deveria refletir esse novo momento de transformação, rumo aos próximos 75 anos”, explica o gerente de Marketing da FAAP, Marcus Bastianello Barroso, que esteve à frente de todo o processo de rebranding.

A nova logomarca manteve o brasão para valorizar a história da instituição, que completa 75 anos em 2022. Porém, o resgate feito pela equipe da Cuts Brands tornou os detalhes mais fiéis à sua história, “atualizando seu desenho para o contexto atual, focado no cenário contemporâneo, muito mais digital”, explica Tiago Rodrigues Pires, responsável pela direção do projeto.

A tipografia também se renova para uma fonte de letra exclusiva e proprietária que une o tradicional ao moderno, o clássico e o contemporâneo, os negócios e a criatividade. Seu azul característico foi também atualizado para uma nova era, juntamente com outras cores de apoio que se unem a um tom mais vibrante, atual e diverso, fazendo menção direta ao icônico vitral do hall de entrada da instituição.

Inspirado por elementos característicos da arquitetura da FAAP, o novo logotipo manteve como referência os recortes retos e os ângulos proeminentes. Outra qualidade da nova identidade visual é a possibilidade de diferentes aplicações, seja no impresso ou no digital, com foco, principalmente, nos dispositivos móveis.

“Assim como seu público, a FAAP está em constante transformação e precisou passar por mudanças para criar mais identificação e se destacar no contexto educacional global”, destaca Marcus.

Persiga suas paixões
Um campus para negócios criativos e criatividade nos negócios

Desde o último mês de outubro, a FAAP veicula a campanha de vestibular em que apresenta seu reposicionamento baseado no propósito da marca: oferecer um campus inspirador com professores próximos e de alto nível, em cursos complementares, unindo as áreas de criatividades e negócios, para que os estudantes sejam capazes de perseguir suas paixões.

A partir dos resultados de pesquisas feitas com alunos, candidatos e colaboradores conduzidas numa parceria entre a consultoria Cuts Brands e a FAAP, foi identificado que existe um sentimento que valoriza as características da instituição e tudo aquilo que ela oferece. São aspectos que potencializam o aprendizado e estimulam as pessoas a encontrar e seguir o que amam. A FAAP se diferencia no mercado por reconhecer e oferecer um ambiente inspirador para desenvolver a forma como cada um expressa sua paixão.

O levantamento também evidenciou o renome da FAAP no campo das artes, a qualidade superior do ensino, o reconhecimento e tradição nas áreas de educação e cultura – e por estar entre as instituições mais bem avaliadas nos principais rankings do ensino superior – como os atributos que motivam a preferência dos jovens pela marca.

A maioria desses estudantes busca ótimas oportunidades na carreira escolhida, com um amplo leque de conhecimentos que os desenvolvam como pessoas criativas e visionárias. Dos alunos consultados, 74% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o curso; 78% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com os professores. Didática, conteúdo, excelência e dedicação foram as principais características consideradas em relação aos professores.

A pesquisa mostrou, ainda, a importância da vivência internacional que a FAAP proporciona, nesse momento de retomada pós-pandemia. Dos alunos consultados pela pesquisa, 88% foram impactados por alguma atividade, entre os cursos ou programas oferecidos pelo Departamento de Internacionalização e Idiomas. Com a volta da possibilidade de intercâmbios internacionais, a área possui, hoje, convênios com mais de 300 universidades, em cinco continentes.

Graduação e Pós
Unindo teoria e prática

Com um portfólio único no mercado de graduação e um campus para negócios criativos e criatividade nos negócios, o agora Centro Universitário FAAP conta com um grande número de alunos em cursos clássicos, como Administração, Direito e Economia, e também se mantém como referência nas áreas de Arquitetura, Cinema, Animação e Design, que estão no ranking de cursos mais procurados, ao lado de Moda, Relações Internacionais, Publicidade e Propaganda e Artes Visuais.

Na pós-graduação, a FAAP também prepara o lançamento de um portifólio de cursos totalmente reformulado, em formato EAD, com a participação de profissionais de renome, com forte reconhecimento em suas áreas de atuação.

banners-site-faap_des1

Design na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_des2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Concurso FAAP Moda

Sofia Duarte é a grande vencedora da 20ª edição do Concurso FAAP MODA  

Sofia Duarte, estudante do curso de Moda da FAAP, foi a grande vencedora da noite que celebrou os 20 anos do Concurso FAAP MODA. Sua coleção, intitulada Topomorpho, conquistou o júri estrelado desta edição, consolidando-se como o destaque do evento.  Desde sua criação em 2004, o Concurso FAAP MODA – idealizado pela Fundação Armando Alvares Penteado em parceria com as ex-alunas e organizadoras Renata Paternostro e Marianna Dal Canton – tem como missão revelar novos talentos ao mercado da moda, promovendo a criatividade e a inovação entre jovens estilistas.  “Estou em êxtase! É uma felicidade imensa. Entrei na FAAP com esse objetivo – participar do Concurso FAAP MODA. Era essa a imagem que eu tinha há quatro anos. E, ao ver o que aconteceu nas edições anteriores, consigo imaginar um futuro na moda. Isso me impulsiona a sonhar ainda mais com essa carreira!”, declarou Sofia, emocionada.  Inspirada na topologia – ramo da matemática que estuda as transformações das formas sem perda de suas propriedades essenciais – a coleção Topomorpho propõe uma reflexão sobre o corpo em constante mutação. A proposta se apresenta como uma metáfora visual e conceitual de um corpo topológico: moldado pelas experiências, mas que preserva sua essência.  O segundo lugar ficou com a aluna Duda Alves, autora da coleção De Tanto Pensar, Senti. Em terceiro, foi premiada a coleção The Old Lie, desenvolvida em parceria por Gabriel Pascolato e Daniel Haddad. Já o prêmio de voto popular foi conquistado por Alana Segatto, com a coleção Dos Rabiscos Às Garatujas.  Apresentado por Carol Ribeiro e Lilian Pacce, o evento lotou o Teatro FAAP e contou com transmissão ao vivo pelo YouTube, ampliando o alcance da celebração. O júri foi composto por grandes nomes da moda brasileira, entre estilistas, empresários, jornalistas e diretores criativos, como Ana Luisa Fernandes, Andrea Bogosian, André Lima, Carlos Esser, Eduardo Toldi, Gloria Coelho, Gloria Kalil, João Pimenta, Leandro Porto, Marcelo Sommer, Rafaella Caniello, Reinaldo Lourenço, Renata e Lily Sarti, e Samuel Cirnansck.  A Fundação foi representada na cerimônia pela Sra. Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP; pela Sra. Pilar Guillon Liotti, conselheira do MAB FAAP; e pelo Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da instituição.  Confira na galeria de fotos os momentos mais marcantes da noite ou assista ao evento completo


Design

Alunos da FAAP são selecionados para shortlist do BDA 

Estudantes do curso de Design da FAAP foram selecionados para compor a shortlist do Brazilian Design Award (BDA) na categoria “Interatividade – Projetos Estudantis”, com dois projetos inovadores desenvolvidos na disciplina Design de Jogos, no 5º semestre, sob orientação do Prof. Alan Richard da Luz.   Entre os trabalhos selecionados está o Capi Jogos: Biomas, um conjunto de quatro jogos de tabuleiro que utilizam narrativas jogáveis para promover a consciência socioambiental e celebrar a riqueza cultural dos biomas brasileiros, explorando desafios, personagens e elementos característicos de cada região de forma lúdica, crítica e engajadora. A equipe inclui Beatriz Mattos, Clara Visibelli, Giselle Garrido, Guilherme Paiola, Maria Thereza Scarcelli, Paola Orue, Pedro Henrique Torres e Vitória Kolekoski.   Já o Icamiabas: A Noite do Ritual mergulha na mitologia indígena brasileira, destacando o universo das Icamiabas e seus rituais por meio de elementos simbólicos e narrativos ancestrais, oferecendo uma experiência interativa que reforça a importância dos povos originários na identidade nacional. Entre os responsáveis pelo projeto estão Gabriel Roberti, Madú Gasparete e Rafaela Ramos.  Essa seleção representa um reconhecimento nacional à excelência do curso, que prioriza um design com propósito, valorizando a cultura local, os povos originários e a biodiversidade brasileira, por meio de pesquisas sólidas, sensibilidade estética e atenção às questões sociais e ambientais contemporâneas.  Ambos os projetos concorrem ao voto popular, acesse Capi Jogos: Biomas e Icamiabas: A Noite do Ritual para apoiar esses talentos. A cerimônia de premiação ocorrerá na Sala São Paulo, em 15 de dezembro, o que amplia a visibilidade do curso de Design da FAAP no cenário nacional e destaca a criatividade de seus


Internacional

FAAP participa da conferência dos Institutos Confúcio em Pequim

O Instituto Confúcio para Negócios da FAAP (BCI FAAP) participou da Conferência dos Institutos Confúcio, organizada pelo Center for Language Education and Cooperation, pela Chinese International Education Foundation e pela International Society for Chinese Language Teaching, que ocorreu em Pequim entre 15 e 16 de novembro de 2025.  A diretora chinesa, Dra. Zhu Xiaoshu, e a diretora local, Dra. Lourdes Zilberberg, participaram do evento, que reuniu mais de 5.000 delegados de mais de 160 países. Além dos delegados estrangeiros, também participaram delegados locais de universidades chinesas. O evento teve como lema “Innovation Leads, AI Empowers: Learning Chinese Without Borders” (Inovação lidera, IA empodera: aprendendo chinês sem fronteiras). Entre os temas discutidos esteve o uso da Inteligência Artificial na educação, que integra as diretrizes do governo chinês para o setor educacional.  O ministro da Educação da República Popular da China, Dr. Huai Jinpeng, moderou a cerimônia de abertura, que contou com discursos de delegados estrangeiros e chineses, comentou sobre os avanços do ensino de chinês no mundo e sobre o uso da IA como nova ferramenta para o estudo do idioma. Além do ministro, a cerimônia de abertura contou com o discurso do vice‑primeiro‑ministro Ding Xuexiang, membro do Comitê Permanente do Politburo do Comitê Central do Partido Comunista da China, que também ressaltou o uso da IA em todo o sistema educacional chinês, inclusive no ensino de línguas, e destacou a importância dos Institutos Confúcio.  A China é conhecida por seus avanços na área de tecnologia, especialmente com a criação do DeepSeek, e pelo investimento em educação, ciência e tecnologia. Dessa forma, o ensino da língua chinesa no mundo também poderá utilizar ferramentas de apoio, incluindo Inteligência Artificial, por meio da IA Cloud Platform criada pelo governo e lançada no evento.  A Dra. Zhu Xiaoshu e a Dra. Lourdes Zilberberg também participaram de reunião na University of International Business and Economics (UIBE), parceira da FAAP no âmbito do BCI FAAP, e apresentaram as diversas atividades desenvolvidas em

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter