Com novo posicionamento, FAAP redesenha sua marca


DATA


COMPARTILHE


Nova marca FAAP

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Na sequência do seu reposicionamento e da recente classificação como Centro Universitário, obtida com nota máxima do Ministério da Educação (MEC), a FAAP entrará em 2022 com uma novidade: a marca da instituição foi atualizada e redesenhada, o que evidencia as qualidades e a tradição que forjaram a sua história de 75 anos.

“Queríamos uma marca que, ao mesmo tempo, resgatasse a importância histórica da FAAP, honrando seus egressos que tanto moldaram o mercado, e mostrasse o quanto ela é contemporânea. Também deveria refletir esse novo momento de transformação, rumo aos próximos 75 anos”, explica o gerente de Marketing da FAAP, Marcus Bastianello Barroso, que esteve à frente de todo o processo de rebranding.

A nova logomarca manteve o brasão para valorizar a história da instituição, que completa 75 anos em 2022. Porém, o resgate feito pela equipe da Cuts Brands tornou os detalhes mais fiéis à sua história, “atualizando seu desenho para o contexto atual, focado no cenário contemporâneo, muito mais digital”, explica Tiago Rodrigues Pires, responsável pela direção do projeto.

A tipografia também se renova para uma fonte de letra exclusiva e proprietária que une o tradicional ao moderno, o clássico e o contemporâneo, os negócios e a criatividade. Seu azul característico foi também atualizado para uma nova era, juntamente com outras cores de apoio que se unem a um tom mais vibrante, atual e diverso, fazendo menção direta ao icônico vitral do hall de entrada da instituição.

Inspirado por elementos característicos da arquitetura da FAAP, o novo logotipo manteve como referência os recortes retos e os ângulos proeminentes. Outra qualidade da nova identidade visual é a possibilidade de diferentes aplicações, seja no impresso ou no digital, com foco, principalmente, nos dispositivos móveis.

“Assim como seu público, a FAAP está em constante transformação e precisou passar por mudanças para criar mais identificação e se destacar no contexto educacional global”, destaca Marcus.

Persiga suas paixões
Um campus para negócios criativos e criatividade nos negócios

Desde o último mês de outubro, a FAAP veicula a campanha de vestibular em que apresenta seu reposicionamento baseado no propósito da marca: oferecer um campus inspirador com professores próximos e de alto nível, em cursos complementares, unindo as áreas de criatividades e negócios, para que os estudantes sejam capazes de perseguir suas paixões.

A partir dos resultados de pesquisas feitas com alunos, candidatos e colaboradores conduzidas numa parceria entre a consultoria Cuts Brands e a FAAP, foi identificado que existe um sentimento que valoriza as características da instituição e tudo aquilo que ela oferece. São aspectos que potencializam o aprendizado e estimulam as pessoas a encontrar e seguir o que amam. A FAAP se diferencia no mercado por reconhecer e oferecer um ambiente inspirador para desenvolver a forma como cada um expressa sua paixão.

O levantamento também evidenciou o renome da FAAP no campo das artes, a qualidade superior do ensino, o reconhecimento e tradição nas áreas de educação e cultura – e por estar entre as instituições mais bem avaliadas nos principais rankings do ensino superior – como os atributos que motivam a preferência dos jovens pela marca.

A maioria desses estudantes busca ótimas oportunidades na carreira escolhida, com um amplo leque de conhecimentos que os desenvolvam como pessoas criativas e visionárias. Dos alunos consultados, 74% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o curso; 78% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com os professores. Didática, conteúdo, excelência e dedicação foram as principais características consideradas em relação aos professores.

A pesquisa mostrou, ainda, a importância da vivência internacional que a FAAP proporciona, nesse momento de retomada pós-pandemia. Dos alunos consultados pela pesquisa, 88% foram impactados por alguma atividade, entre os cursos ou programas oferecidos pelo Departamento de Internacionalização e Idiomas. Com a volta da possibilidade de intercâmbios internacionais, a área possui, hoje, convênios com mais de 300 universidades, em cinco continentes.

Graduação e Pós
Unindo teoria e prática

Com um portfólio único no mercado de graduação e um campus para negócios criativos e criatividade nos negócios, o agora Centro Universitário FAAP conta com um grande número de alunos em cursos clássicos, como Administração, Direito e Economia, e também se mantém como referência nas áreas de Arquitetura, Cinema, Animação e Design, que estão no ranking de cursos mais procurados, ao lado de Moda, Relações Internacionais, Publicidade e Propaganda e Artes Visuais.

Na pós-graduação, a FAAP também prepara o lançamento de um portifólio de cursos totalmente reformulado, em formato EAD, com a participação de profissionais de renome, com forte reconhecimento em suas áreas de atuação.

banners-site-faap_des1

Design na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_des2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

FAAP e FAAP Finance promovem o 1º Painel de Carreiras

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em parceria com a Liga Estudantil FAAP Finance, realiza no dia 30 de outubro de 2025 o 1º Painel de Carreiras FAAP Finance, evento que reunirá nomes de destaque do mercado financeiro para compartilhar experiências, trajetórias profissionais e aprendizados com o público acadêmico.  Com o objetivo de aproximar estudantes do universo corporativo, o encontro no Centro de Convenções da FAAP será dividido em três painéis temáticos, cada um com foco em diferentes perspectivas sobre o desenvolvimento de carreira e os desafios do setor financeiro.  1º painel  9h30 – 10h50  Palestrantes: Álvaro de Sá Freire (Versal Finance), Jair Ribeiro da Silva (co-fundador e ex-CEO do banco Patrimônio), José Guimarães Monforte (economista) e Marcelo Forbes (Brasilpar)  2º painel  11h20 – 12h10 Palestrantes: Marco Saravalle (sócio e CIO da XInvest), Robert Indech (XP Inc.) Piero Minardi (sócio-fundador e Executive Chairman da Lazuli Partners)  3º painel 12h10 – 13h00 Palestrantes: Marcelo Santucci (BTG Pactual) e Mariana Xavier Correa (BTG Pactual)  O evento é voltado especialmente para estudantes e jovens profissionais interessados em seguir carreira no setor financeiro. Além de oferecer uma visão prática sobre as diversas possibilidades de atuação no mercado, o painel também busca incentivar o networking entre os participantes e os profissionais convidados.  Com a presença de executivos renomados e especialistas do setor, o 1º Painel de Carreiras FAAP Finance se consolida como uma oportunidade única de aprendizado, troca de experiências e conexão com quem está à frente das transformações no mercado financeiro


Na FAAP

FAAP e ULisboa Promovem Conferência Online para Práticas Extensionistas e 18º. ODS  

O Centro Universitário Armando Alvares Penteado (FAAP) e a Universidade de Lisboa (ULisboa), através da Faculdade de Direito (FDUL), anunciam a realização da conferência online “Rumo à Concretização dos ODS: Responsabilidade Social e Práticas Extensionistas no Ensino Universitário dos Dois Lados do Oceano”. O evento, com foco na colaboração lusófona para o impacto social, ocorrerá no dia 29 de outubro de 2025, com transmissão ao vivo e gratuita pelo YouTube da FAAP.  A conferência terá início às 10h00 (horário de Brasília) e 13h00 (horário de Lisboa), com a Sessão de Abertura que contará com a presença de líderes de ambas as instituições, incluindo representantes da FAAP (como o CEO Luiz Sobral e Prof. Mestre Rógerio Massaro Suriani, Diretor Acadêmico) e da ULisboa (Prof. Doutor João Peixoto, Vice-Reitor, e Prof. Doutor Eduardo Vera-Cruz, Diretor da FDUL). Os mediadores deste encontro terão os professores e responsáveis pelas práticas extensionistas de ambas instituições: Rute Saraiva, Joana Soares e  Valdir Cimino  A programação está dividida em três blocos que exploram a cooperação transatlântica:  BLOCO 1: NAVEGANDO SABERES: Focado na criação de estruturas e avaliação da Responsabilidade Social Extensionista, com destaque para o projeto “Voz e Visibilidade” da FAAP e o ORSIES Lisboa.  BLOCO 2: CONEXÕES TRANSATLÂNTICAS: Apresentação de práticas inspiradoras, como o projeto “Missão Amazônia” da FAAP, que levou cursos como Moda e Direito a povos originários, e o “Acesso M23” da ULisboa.  BLOCO 3: FORÇA LUSÓFONA: Discute o impacto de projetos sociais como o “Tempo Rei de Histórias” e “Literatura que Liberta” da FAAP (que promovem escuta qualificada e remição de pena por leitura), além dos estudos em Direitos Animais (NEDA) e Luso-Brasileiro (NELB) da ULisboa.  O encontro visa fortalecer parcerias estratégicas, promover o intercâmbio de saberes e práticas extensionistas de alta relevância social, alinhando a educação e a pesquisa dos países lusófonos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da


Business Communication and Media

Alunos do programa BCM da FAAP visitam o Palácio dos Bandeirantes

Nesta última terça, 21, um grupo de alunos do programa BCM (Business Communication and Media) que integra as graduações de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo da FAAP, fez uma visita ao Palácio dos Bandeirantes para conhecer a estrutura da Secretaria de Comunicação do Governo de São Paulo e a sua Agência SP, a Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo.  Segundo Eric Messa, Coordenador do Programa BCM da FAAP, “a comunicação passa por uma grande revolução, e a comunicação pública não fica à margem. Conhecer a estrutura da Secretaria de Comunicação do Governo, lá no Palácio dos Bandeirantes, reforça minha convicção de que, hoje, toda instituição, pública ou privada, precisa dispor de uma estrutura de comunicação minimamente articulada para atender à demanda de produção de conteúdo próprio. Seus profissionais devem reunir competências múltiplas: capacidade analítica, fluência em formatos digitais e aptidão para integrar narrativas”.   O grupo de estudantes foi recebido por Lais Vita (Secretária de Estado), Flávio Benvenuto (Subsecretário de Comunicação Integrada), Joana Carmo (Subsecretária de Marketing) e pela equipe de coordenadores de área.   “Cada vez mais me convenço de que a aproximação entre os cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo, que idealizamos no programa BCM, oferece uma formação alinhada às necessidades atuais”, afirma Eric Messa.

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter