Chamada aberta para palestrantes da Res Artis 2025 na FAAP


DATA


COMPARTILHE


250130_RESARTIS_2025_SAVE-THE-DATE_PT (1)

Res Artis 2025 na FAAP


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Pela primeira vez em seus 32 anos de história, a Res Artis – maior rede global de programas de residência artística – realizará sua conferência anual na América Latina. De 18 a 23 de setembro de 2025, a FAAP será anfitriã do evento em São Paulo, reunindo artistas, pesquisadores, educadores e profissionais da cultura de todo o mundo.

A conferência será trilíngue (inglês, espanhol e português) e terá como foco temáticas que dialogam diretamente com a realidade latino-americana, como:

• Perspectivas únicas do Sul Global

• Amefricanidade

• O papel da educação nas e em torno das residências artísticas

• Arte, residências e o mundo natural

A chamada para palestrantes já está aberta! Interessados em compartilhar estudos de caso, liderar oficinas, realizar performances ou apresentações Pecha Kucha podem enviar suas propostas até o dia 11 de maio de 2025.

Não perca a chance de participar ativamente deste encontro internacional que valoriza a troca, a escuta e a criação coletiva.

Leia o regulamento


Inscreva-se


DATA


banners-site-faap_artes2

Graduação em Artes Visuais na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_artes1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

 FAAP recebe lançamento do livro “Ícones da Moda Brasileira”

A FAAP recebeu, no dia 27 de agosto, o lançamento do livro Ícones da Moda Brasileira, da editora Luste, publicação que reúne grandes nomes que contribuíram para a construção da história e da identidade da moda no país. Com prefácio de João Braga, professor da FAAP, autor e palestrante, a obra foi apresentada em um encontro que reuniu representantes da instituição, profissionais do setor, estudantes e convidados.  A abertura do evento foi conduzida por Maíra Zimmermann, coordenadora do curso de Moda FAAP, e contou com a presença da Sra. Pilar Guillon Liotti, Conselheira da Fundação Armando Alvares Penteado, além de importantes nomes do universo da moda, como Lilian Pacce, Patrícia Carla, Maria Prata, Glória Kalil, entre outros. Ao longo da programação, os convidados participaram de momentos de interação, confraternização e sessão de autógrafos, em uma ocasião dedicada à valorização da memória, da trajetória e do conhecimento produzido pela moda brasileira.  O lançamento reforça a importância de iniciativas que aproximam educação, cultura, pesquisa e mercado, promovendo o diálogo entre diferentes gerações e perspectivas do setor.  Para a FAAP, receber o lançamento de Ícones da Moda Brasileira representa também uma oportunidade de celebrar a moda como campo de conhecimento e expressão cultural, reconhecendo profissionais que contribuíram para sua construção e fortalecendo o diálogo com estudantes e toda a comunidade


Na FAAP

MAB FAAP promove oficina de Kinusaiga inspirada nos vitrais do museu

O Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB FAAP) promove, neste sábado, 29 de agosto, a oficina Kinusaiga a partir dos vitrais, atividade que propõe um exercício de criação inspirado nas formas, cores e elementos presentes nos vitrais do museu. A oficina acontece das 15h às 17h, no mezanino do MAB, e é voltada para famílias, crianças, acompanhantes e demais pessoas interessadas. De origem japonesa, o Kinusaiga é uma técnica que combina referências das artes têxteis tradicionais com materiais e procedimentos contemporâneos. A prática consiste em criar imagens a partir de pequenos retalhos de tecido, encaixados em sulcos feitos em uma placa de espuma. O resultado são composições com diferentes cores, texturas e camadas, sem a necessidade de costura. Durante a oficina, os participantes poderão conhecer esse processo e experimentar suas possibilidades a partir da observação dos vitrais do MAB FAAP. O primeiro passo consiste na criação ou transferência de um desenho para a placa de espuma. Em seguida, são feitos sulcos ao longo das linhas da composição, onde os retalhos de tecido são posteriormente pressionados com ferramentas apropriadas. Além de explorar uma técnica de caráter visual e tátil, a atividade também chama atenção para o reaproveitamento de materiais. Retalhos e sobras de tecido, por exemplo, podem ganhar uma nova função nas composições, ampliando as possibilidades de criação sem a necessidade de conhecimentos prévios de costura. ServiçoOficina de Kinusaiga a partir dos vitraisMinistrada por Lev Conehero e Ana Carolina Bastos29 de agosto de 2026 (sábado)15h às 17hMezanino do MABFamílias, crianças a partir de 10 anos, acompanhantes e demais interessadosMediante inscrição pelo e-mail museu.educadores@faap.brCada inscrição contempla 1 criança e 1

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter