Carlos Fonseca dá uma aula de finanças aos alunos do BIA

TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Marcos Anjos e Rafayane Carvalho/ FAAP



DATA


COMPARTILHE


FAAP

Carlos Fonseca, da Galapagos Capital, palestra no B-hub


COMPARTILHE

COMPARTILHE

O B-Hub recebeu, nesta quarta-feira, Carlos Fonseca, um dos mais bem-sucedidos profissionais do mercado financeiro e dono de um currículo que impressiona a todos. Atualmente, é sócio-fundador da Galapagos Capital, gestora que atua em wealth e asset management, mas foi no BTG Pactual, onde também foi sócio, que ele se destacou e ganhou a experiência para hoje ser uma referência no setor.  

Carlos Fonseca veio à FAAP a convite de nosso Diretor-Presidente, Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, e falou para uma plateia lotada de alunos do BIA, com a intermediação da coordenadora do curso, Fernanda Magnotta, acompanhada do professor de Finanças e prata da casa, o professor Marco Túlio Padilha.  

Durante 45 minutos, os calouros puderam ouvir sobre a trajetória profissional de Fonseca, que abordou os acertos e erros que o fizeram chegar até aqui. Uma palestra extremamente enriquecedora e cheia de conselhos valiosos para os que estão em busca de uma oportunidade no mercado financeiro. E o que serviu de muita inspiração é que ele também começou jovem. Aos 16, entrou e pagou a própria faculdade e desde então não teve mais a ajuda financeira da família.    

Se tem uma lição primordial de tudo que Carlos Fonseca falou, sem dúvida, a principal é: “Não tenha medo do trabalho. É preciso trabalhar muito, ralar mesmo. O trabalho é a ferramenta para suas escolhas do futuro”.  

 Mas as dicas não pararam por aí. Outro ponto bastante abordado por ele foi sobre aceitar riscos, mas também saber quando parar. Segundo ele, “não tem problema em errar, mas é preciso saber errar do seu tamanho”. Ter essa noção de Stop loss é fundamental, explicou.  

Dos aprendizados, disse que o principal foi “ter cuidado com quem se associa e com quem você escolhe para tocar o business”. Uma parceria errada pode por tudo a perder. 

Por fim, contou que é fã do método da meritocracia e afirmou que os calouros da FAAP têm livre acesso a ele, caso alguém queira se candidatar a uma das vinte e cinco vagas de estágio oferecidas anualmente na Galapagos. Bom, né?  


TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Marcos Anjos e Rafayane Carvalho/ FAAP


DATA


banners-site-faap_bia1

Business and International Affairs na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_bia2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Business and International Affairs

Alunos do Programa BIA realizam visita no Escape 60′ para aula prática sobre inovação e gestão 

Os estudantes do Programa BIA (Business and International Affairs), e o Prof. Victor Grinberg, Coordenador de Service Learning, Imersões e Experiência do Aluno, realizaram mais uma visita externa educativa, desta vez para conhecer as instalações e o modelo de negócios do Escape 60′, empresa pioneira no segmento de escape rooms no Brasil.  Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com Caio Sposito, Gerente de Inovação, e Valmir Bastos, Gerente de Unidades, que apresentaram detalhes sobre a trajetória da empresa e os desafios enfrentados ao longo de uma década de operação no mercado brasileiro, funcionando como uma aula prática de introdução aos princípios de administração e inovação.  Os executivos da Escape 60′ explicaram aos estudantes como funciona a estrutura híbrida da empresa, que combina gestão centralizada de unidades próprias com o sistema de franquias. O modelo engloba ainda uma plataforma de licenciamento, desenvolvimento de salas temáticas, parcerias estratégicas com marcas e propriedades intelectuais, além de estratégias específicas para captação e retenção de clientes.  Como primeira empresa de escape room a se estabelecer no Brasil há 10 anos, a Escape 60′ compartilhou sua experiência sobre a evolução do setor e os desafios impostos pela chegada da concorrência. Os gestores destacaram como a empresa tem se reinventado constantemente para continuar cativando públicos de todas as idades, mantendo-se relevante em um mercado cada vez mais competitivo.   Esta foi mais uma oportunidade proporcionada pelo Programa BIA da FAAP, que oferece experiências únicas de aprendizado, transformando estudantes em profissionais preparados para o mercado


Business and International Affairs

Missão internacional leva estudantes da FAAP para NY

O programa Business and International Affairs da FAAP levou estudantes a Nova York para uma imersão no mercado financeiro global, sob a coordenação da professora Silvye Ane Massaini. Durante a viagem, o grupo visitou algumas das principais instituições financeiras do mundo e participou de atividades culturais na cidade. A programação começou com uma visita ao Pátria Investimentos, uma das maiores empresas de investimentos alternativos da América Latina, com forte atuação internacional. Os alunos conversaram com executivos e acompanharam a equipe da instituição em uma visita à Nasdaq, onde assistiram ao closing bell ceremony do dia. No dia seguinte, o grupo esteve no escritório do BTG Pactual em Nova York. Lá, foram recebidos pelo ex-aluno Claudio Selma, Diretor de Wealth Management US, que, junto de colegas, apresentou um panorama do setor e das inovações em andamento. Na sequência, seguiram para o Citi, onde participaram de uma discussão sobre mercados globais, tendências macroeconômicas e dinâmicas regionais. O terceiro dia foi dedicado à Lazard Asset Management, com foco em estratégias de equity trading e gestão de portfólio. Já no quarto e último dia, os alunos realizaram um walking tour pelo Financial District, além de visitar museus e pontos turísticos da cidade. “A missão internacional levou alunos da FAAP a Nova York para uma imersão no mercado financeiro global. Ao longo de uma semana, visitamos instituições como BTG Pactual, Citibank, Patria, Lazard Asset Management e Nasdaq, aproximando os alunos do mercado. Participar dessa missão com os alunos é uma oportunidade única de conectar teoria e prática. Ver de perto como funcionam as instituições financeiras amplia horizontes e inspira. É uma vivência transformadora, tanto acadêmica quanto pessoal.”, afirma


Relações Internacionais

Estudantes de RI da FAAP visitam Representação do Itamaraty em São Paulo 

Na quinta-feira, 21, um grupo de alunos do curso de Relações Internacionais da FAAP foi recebido pelo Embaixador Nelson Antonio Tabajara de Oliveira no Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP).   Durante o encontro, o Embaixador Tabajara, Chefe da unidade, apresentou as atribuições do ERESP, falou sobre o pilar educacional fomentado pelo MONUEM – do qual a FAAP é parceira desde a primeira edição – e explicou as possibilidades de estágio em São Paulo. Ele também compartilhou experiências de sua trajetória em Embaixadas, Órgãos Multilaterais e em Brasília, respondendo dúvidas dos alunos. A visita faz parte da proposta da FAAP de aproximar seus estudantes do mercado de trabalho, especialmente aqueles interessados na carreira diplomática.  Acompanhado pela Primeira-Secretária Mariana Lobato e pela estagiária Julia Targino, o diplomata destacou os desafios e a relevância de uma carreira voltada à diplomacia, reforçando a importância de internacionalistas em formação investirem nesse caminho.  O professor Victor Grinberg, responsável por acompanhar o grupo, ressaltou a relevância da atividade:  “O ERESP é um parceiro de longa data e uma forma dos calouros conhecerem de perto algo que ouvem tanto, que é o CACD e a carreira diplomática. Foi uma ótima conversa e as alunas ficaram animadas em poder participar do MONUEM e se engajarem no futuro.”   A iniciativa integra a agenda do Programa BIA, que oferece aos estudantes experiências práticas ao longo do semestre. Além da visita ao ERESP, estão previstas atividades em instituições como o Centro de Distribuição da Amazon, a Riot Games, o Espace 60’, entre

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter