Calouro: preparamos um espaço com dicas para o início da sua jornada na FAAP! 

TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Rafayane Carvalho


CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


faap-site-welcome1

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Matrícula, lugares, pessoas, acessos… quanta coisa nova, não é mesmo? Por isso, preparamos uma página com as respostas das dúvidas mais comuns para te ajudar neste início por aqui.  

Acesse: https://www.faap.br/welcome/ e fique por dentro do universo da FAAP!  

 

Quais são as dúvidas mais comuns dos calouros?  

Como localizar as salas de aula?  

Encontrar sua sala de aula é muito fácil! Os números das salas na FAAP são compostos por três informações em apenas um código: o prédio, o andar e a sala. Por exemplo, a sala 4312 estará no prédio quatro, no terceiro andar, e na sala 12. Outra dica: as salas de número par ficam nos corredores à esquerda e as ímpares, à direita. Agora não tem mais erro!  

Como sei qual é minha turma?Onde encontro a grade horária do meu curso?  

Pelo app FAAP Alunos, você pode ter acesso a informações sobre sua turma, grade horária e locais de aula.   

Onde posso consultar conteúdos adicionais encaminhados pelos professores?  

Por meio do Canvas/AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), você terá acesso aos materiais e atividades complementares do seu curso, além de acessar discussões e fóruns dos trabalhos em grupo, calendário, lista de disciplinas que você está matriculado, entre outros serviços.   

Em que lugar posso resolver questões administrativas, como documentação pendente, emissão de boletos, entre outras?  

Procure a Central de Relacionamento no térreo do prédio 2, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.  

O que preciso para usar o acervo da Biblioteca?  

A biblioteca tem mais de 216 mil exemplares disponíveis para empréstimo e conta com um processo simples de retirada e entrega: basta apresentar sua carteirinha de estudante. Pelo site da Biblioteca da FAAP, você consegue, ainda, fazer pesquisas, renovações, reservas e empréstimos de volumes de outras bibliotecas. Pelo aplicativo FAAP você também pode fazer consultas e renovação dos empréstimos.   

Posso acessar a infraestrutura da FAAP, como a academia ou a quadra de Beach Tennis, fora do meu turno de aulas?  

Sim. Todos os ambientes extraclasse estão disponíveis aos alunos em quaisquer turnos, de acordo com o horário de funcionamento de cada um.  

Posso reprovar por faltas?   

O controle de frequência é realizado pelo professor, uma vez computada, a falta não será anulada. Fique atento: ausência a mais desuperior a 25% no semestre reprova automaticamente, independente da nota.   

Como funcionam as avaliações do meu curso?   

A aprovação ou reprovação em cada disciplina acontece por semestre. Você será aprovado na disciplina se obtiver média final igual ou maior à estabelecida no regimento do seu curso e tiver, no mínimo, 75% de presença no total das aulas de cada disciplina no semestre.   

Posso solicitar revisão de notas e faltas?   

Sim, você deve solicitar por meio de requerimento na Central do Aluno. Mas, fique ligado: não são aceitos pedidos fora do prazo do calendário do seu curso. Por isso, não deixe de acompanhar os comunicados da FAAP por e-mail e murais no campus.   

Posso solicitar revisão de prova?   

A revisão de prova pode ser efetuada com o professor, em sala de aula, durante o período letivo da avaliação.   

O estágio é obrigatório para todos os cursos?  

Não, o estágio não é obrigatório para todos os cursos. Procure o departamento de Gestão de Carreiras para saber se o seu curso está na lista.   

Seja muito bem-vindo e conte com a gente em sua jornada!  


TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Rafayane Carvalho


DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Concurso FAAP Moda

Sofia Duarte é a grande vencedora da 20ª edição do Concurso FAAP MODA  

Sofia Duarte, estudante do curso de Moda da FAAP, foi a grande vencedora da noite que celebrou os 20 anos do Concurso FAAP MODA. Sua coleção, intitulada Topomorpho, conquistou o júri estrelado desta edição, consolidando-se como o destaque do evento.  Desde sua criação em 2004, o Concurso FAAP MODA – idealizado pela Fundação Armando Alvares Penteado em parceria com as ex-alunas e organizadoras Renata Paternostro e Marianna Dal Canton – tem como missão revelar novos talentos ao mercado da moda, promovendo a criatividade e a inovação entre jovens estilistas.  “Estou em êxtase! É uma felicidade imensa. Entrei na FAAP com esse objetivo – participar do Concurso FAAP MODA. Era essa a imagem que eu tinha há quatro anos. E, ao ver o que aconteceu nas edições anteriores, consigo imaginar um futuro na moda. Isso me impulsiona a sonhar ainda mais com essa carreira!”, declarou Sofia, emocionada.  Inspirada na topologia – ramo da matemática que estuda as transformações das formas sem perda de suas propriedades essenciais – a coleção Topomorpho propõe uma reflexão sobre o corpo em constante mutação. A proposta se apresenta como uma metáfora visual e conceitual de um corpo topológico: moldado pelas experiências, mas que preserva sua essência.  O segundo lugar ficou com a aluna Duda Alves, autora da coleção De Tanto Pensar, Senti. Em terceiro, foi premiada a coleção The Old Lie, desenvolvida em parceria por Gabriel Pascolato e Daniel Haddad. Já o prêmio de voto popular foi conquistado por Alana Segatto, com a coleção Dos Rabiscos Às Garatujas.  Apresentado por Carol Ribeiro e Lilian Pacce, o evento lotou o Teatro FAAP e contou com transmissão ao vivo pelo YouTube, ampliando o alcance da celebração. O júri foi composto por grandes nomes da moda brasileira, entre estilistas, empresários, jornalistas e diretores criativos, como Ana Luisa Fernandes, Andrea Bogosian, André Lima, Carlos Esser, Eduardo Toldi, Gloria Coelho, Gloria Kalil, João Pimenta, Leandro Porto, Marcelo Sommer, Rafaella Caniello, Reinaldo Lourenço, Renata e Lily Sarti, e Samuel Cirnansck.  A Fundação foi representada na cerimônia pela Sra. Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP; pela Sra. Pilar Guillon Liotti, conselheira do MAB FAAP; e pelo Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da instituição.  Confira na galeria de fotos os momentos mais marcantes da noite ou assista ao evento completo


Internacional

FAAP participa da conferência dos Institutos Confúcio em Pequim

O Instituto Confúcio para Negócios da FAAP (BCI FAAP) participou da Conferência dos Institutos Confúcio, organizada pelo Center for Language Education and Cooperation, pela Chinese International Education Foundation e pela International Society for Chinese Language Teaching, que ocorreu em Pequim entre 15 e 16 de novembro de 2025.  A diretora chinesa, Dra. Zhu Xiaoshu, e a diretora local, Dra. Lourdes Zilberberg, participaram do evento, que reuniu mais de 5.000 delegados de mais de 160 países. Além dos delegados estrangeiros, também participaram delegados locais de universidades chinesas. O evento teve como lema “Innovation Leads, AI Empowers: Learning Chinese Without Borders” (Inovação lidera, IA empodera: aprendendo chinês sem fronteiras). Entre os temas discutidos esteve o uso da Inteligência Artificial na educação, que integra as diretrizes do governo chinês para o setor educacional.  O ministro da Educação da República Popular da China, Dr. Huai Jinpeng, moderou a cerimônia de abertura, que contou com discursos de delegados estrangeiros e chineses, comentou sobre os avanços do ensino de chinês no mundo e sobre o uso da IA como nova ferramenta para o estudo do idioma. Além do ministro, a cerimônia de abertura contou com o discurso do vice‑primeiro‑ministro Ding Xuexiang, membro do Comitê Permanente do Politburo do Comitê Central do Partido Comunista da China, que também ressaltou o uso da IA em todo o sistema educacional chinês, inclusive no ensino de línguas, e destacou a importância dos Institutos Confúcio.  A China é conhecida por seus avanços na área de tecnologia, especialmente com a criação do DeepSeek, e pelo investimento em educação, ciência e tecnologia. Dessa forma, o ensino da língua chinesa no mundo também poderá utilizar ferramentas de apoio, incluindo Inteligência Artificial, por meio da IA Cloud Platform criada pelo governo e lançada no evento.  A Dra. Zhu Xiaoshu e a Dra. Lourdes Zilberberg também participaram de reunião na University of International Business and Economics (UIBE), parceira da FAAP no âmbito do BCI FAAP, e apresentaram as diversas atividades desenvolvidas em

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter