Bob Wolfenson celebra sua carreira com palestra na FAAP 

TEXTO

Rafayane Carvalho/FAAP



DATA


COMPARTILHE


_RCS7935 copy

Bob Wolfenson na FAAP | Foto: Rafayane Carvalho/FAAP


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Nesta segunda-feira, 25, em uma conversa mediada pelo Prof. Rubens Fernandes Jr, tivemos a presença do renomado fotógrafo brasileiro que, há 20 anos, desafiou as convenções estabelecidas ao trazer uma nova perspectiva para o mundo da imagem. A exposição “Antifachada – Encadernação Dourada” realizada no MAB FAAP em 2004, foi marco na carreira de Bob Wolfenson e revela não apenas sua maestria técnica, mas também sua visão pioneira e inovadora. 

A comemoração dos 20 anos da exposição de Bob Wolfenson no MAB FAAP não é apenas uma celebração do passado, mas também uma inspiração para o futuro da fotografia. Sua coragem em desafiar as normas estabelecidas e sua busca incessante pela excelência artística continuam a nos inspirar, redefinindo constantemente os limites do que é possível na fotografia contemporânea. 

Bob Wolfenson, conhecido por seu trabalho como fotógrafo de moda e retratista, surpreendeu o mundo da arte ao explorar territórios até então desconhecidos para ele. Em uma jornada pelo centro da cidade de São Paulo, Wolfenson capturou imagens que transcendem o público e o privado, elevando o cotidiano à categoria de monumentalidade. O uso de uma câmera de alta definição tornou possível essa metamorfose visual, marcando um ponto de virada em sua carreira e introduzindo-o a um mundo híbrido de possibilidades fotográficas. 

Em suas próprias palavras, Wolfenson compartilha sua filosofia de trabalho, descrevendo-o como uma dinâmica de pedidos e vontades. Sua constante busca pela ação o impulsiona a explorar novos territórios visuais, desafiando as fronteiras preestabelecidas da fotografia. A transição de simples fotógrafo a um verdadeiro artista da imagem reflete não apenas uma jornada profissional, mas também uma jornada pessoal de autodescoberta e realização. 

Wolfenson destaca a transição do processo digital para o analógico e as vantagens dessa mudança. Anteriormente, o domínio de química, física e matemática era necessário antes que a criatividade pudesse vir à tona. No entanto, com a fotografia digital, novas possibilidades e desafios surgiram, exigindo decisões constantes ao longo do processo criativo. A transição para o digital não foi isenta de obstáculos, mas, para Wolfenson, representou uma expansão das fronteiras do possível, mesmo que isso significasse enfrentar o desafio do hiper-realismo. 

O seu novo livro “Desnorte” surge como uma síntese do trabalho de Wolfenson, refletindo sua abordagem ambígua e multifacetada à fotografia. Para ele, não existe uma bússola definida, cada imagem capturada é uma exploração em direção ao desconhecido, uma busca incessante pela verdade e beleza na imperfeição do mundo. Com mais de 50 anos de carreira, esta obra celebra não apenas uma carreira distinta, mas também uma jornada de autoexpressão e descoberta contínua.  

“Eu nem tinha vocação para ser fotógrafo. Acabei me vocacionando pelo exercício da posição, até ser quem no momento eu sou. (…) Eu deixei de estar fotógrafo para ser fotógrafo.” disse Bob Wolfenson durante a palestra. 

Em meio às discussões sobre o impacto da inteligência artificial no mundo da fotografia, Wolfenson enfatiza a importância da humanidade por trás da lente. Para ele, ser fotógrafo vai além de apenas capturar imagens, é um ato de estilo, paciência e criatividade que transcende qualquer inteligência. Enquanto o mundo digital avança rapidamente, Wolfenson nos lembra que é o olhar humano, com sua singularidade e sensibilidade, que verdadeiramente dá vida às fotografias. 

Para concluir, Wolfenson oferece uma dica valiosa: “O olho é um músculo, precisa ser exercitado para se encontrar e se desenvolver.” Essas palavras não apenas encapsulam sua abordagem à fotografia, mas também servem como um lembrete inspirador para todos os amantes da arte visual. Por meio da prática constante e da exploração contínua, podemos encontrar nossa voz única no mundo da imagem, assim como Bob Wolfenson encontrou a dele há cinco décadas. 


TEXTO

Rafayane Carvalho/FAAP


DATA


banners-site-faap_mob2

MAB FAAP

Conheça
banners-site-faap_mob1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Na FAAP

Vestibular da FAAP: Gabarito disponível e resultados em até 72 horas

Centenas de vestibulandos e familiares estiveram no campus da FAAP neste último domingo,15, para realizar o exame do Vestibular 2º Semestre 2025 e Antecipado 2026.   O gabarito da prova realizada presencialmente já está disponível, confira acessando este link. Os resultados oficiais serão divulgados em até 72 horas. O candidato receberá um e-mail com o status do seu processo de inscrição, fique atento!  Saiba como foi o dia do vestibular na FAAP  Em busca de apoio e acolhimento emocional, muitos alunos chegaram acompanhados por pais, familiares e responsáveis. Para recebê-los, a FAAP preparou uma programação especial, visando não apenas preencher o tempo, mas, sobretudo, permitir que vivenciassem a atmosfera do campus e sentissem um pouco do que é fazer parte da Comunidade FAAP.  Primeiramente, os responsáveis foram recepcionados em nosso Auditório 1, por nosso CEO, Luis Sobral, que deu as boas-vindas a todos e afirmou que “a FAAP oferece os cursos e a formação de forma transversal. Independente se a escolha for de Artes Visuais, ou Direito, essa é uma instituição criativa, que oferece formação de criatividade nos negócios e para os negócios criativos”.  Em seguida, o renomado Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé, deu uma palestra sobre o mundo contemporâneo, tecnologia e educação. Na sequência, os convidados foram conduzidos a encontros com os coordenadores dos cursos, onde puderam esclarecer dúvidas e conhecer melhor as diversas oportunidades que a FAAP oferece.  Se você é vestibulando e tem alguma dúvida, a Central de Relacionamento FAAP pode te ajudar! Entre em contato através do e-mail cr@faap.br ou pelo WhatsApp (11) 3662-7208. Se preferir, venha pessoalmente de segunda a sexta-feira, das 8h às


Na FAAP

Conheça o FAAP 4.0 o novo projeto de transformação digital da instituição

Na última segunda-feira, 9 de junho, a FAAP lançou o projeto FAAP 4.0, um novo passo estratégico rumo à transformação digital da instituição. A apresentação foi conduzida pelo CEO da FAAP, Luis Sobral, e contou com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, marcando um momento simbólico para o futuro da educação no país. O projeto reúne uma série de iniciativas voltadas à integração de novas tecnologias ao cotidiano acadêmico. Inteligência artificial, realidade virtual e internet das coisas passam a fazer parte da experiência de ensino e aprendizagem na FAAP, preparando os alunos para os desafios de um mundo em constante transformação. Ainda neste segundo semestre, mais de 100 disciplinas dos cursos de graduação passarão a abordar essas tecnologias, criando trilhas de formação inovadoras. A transformação também acontece nos bastidores: professores e funcionários estão sendo capacitados, ferramentas de inteligência artificial incorporadas aos processos internos e novas soluções digitais testadas e integradas à rotina da instituição. A partir do próximo ano, a FAAP também oferecerá novos cursos de extensão, livres e de pós-graduação voltados à capacitação em tecnologias digitais. Desde 1947, a FAAP forma, inspira e transforma talentos nas áreas de artes, comunicação e negócios. Esse é um marco não só para a FAAP, mas também para o futuro da educação no Brasil, abrindo caminho para uma formação cada vez mais conectada com a


Na FAAP

Dicas para o Vestibular FAAP deste domingo, dia 15 de junho 

O dia do vestibular da FAAP é sempre carregado de expectativa e ansiedade. É a hora de ver o resultado de toda a dedicação aos estudos para iniciar uma nova fase, a graduação! Para quem ainda não se inscreveu, inscreva-se até sexta-feira, dia 13 de junho.    Para ajudar nossos candidatos a se prepararem para o grande dia, aqui estão algumas dicas importantes sobre como chegar e o que é permitido levar no dia da prova, domingo, 15 de junho:      Como chegar?  Acesse o endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis.  O que eu posso levar?   Documentos: é obrigatório levar um documento de identificação original e com foto. Pode ser RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte (para estrangeiros).    Alimentos e bebidas: chocolates, doces e garrafa de água transparente são permitidos. Eles devem ser colocados ao lado da carteira.   Materiais permitidos na carteira: lápis, borracha e caneta esferográfica preta ou azul. A caneta esferográfica deve ser transparente e de tinta preta, conforme exigência do Inep. Leve pelo menos duas canetas.   Todos os objetos, como celulares, smartwatches e outros equipamentos eletrônicos, devem ser desligados e serão colocados dentro de sacolinhas fornecidas pelo fiscal antes da prova.   O que eu não posso levar:  Artigos de chapelaria: bonés, chapéus, boinas, viseiras e similares não são permitidos e devem ser evitados. Na sala, serão colocados nos sacos plásticos.   Equipamentos eletrônicos: celulares, smartwatches, tablets, calculadoras, agendas eletrônicas, pen drives, alarmes, chaves com alarme, fones de ouvido ou qualquer outro componente eletrônico são proibidos.   Óculos escuros e relógios: não é permitido usar óculos escuros ou qualquer tipo de relógio.   Materiais de escrita não permitidos: Canetas que não sejam transparentes, lapiseiras, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos e anotações não serão permitidos.   Lembre-se de seguir essas orientações para evitar imprevistos e garantir que tudo corra bem no dia da prova. Boa prova!   VESTIBULAR FAAP – 15 de junho de 2025   Para os candidatos   8h – Abertura dos Portões   10h – Início da Prova    11h45 – Os candidatos que tiverem terminado a prova podem ser liberados   12h – Término do exame   12-12h30 – Candidatos com necessidade educacional especial poderão solicitar até 30 minutos a mais de prova, mediante laudo médico   13h – Encerramento geral   Para os Pais e Responsáveis   8h – Abertura dos portões, acesso ao campus   10h – Palestra com o Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé, no Teatro FAAP   11h – Reunião com os coordenadores do curso escolhido    13h – Encerramento Geral   FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado   Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo – SP,

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter