De acordo com o júri, são premiadas narrativas que apontam para uma transformação pessoal e coletiva e o curta Por Dentro das Árvores recebe o prêmio por trazer “a união das crianças de diferentes etnias em comunhão com os poderes da natureza e que apresenta a importância da preservação do meio ambiente através do fantástico e da espiritualidade”.
O curta foi produzido durante a pandemia de Covid-19, de forma totalmente remota, em 2021, dentro do programa de estágios promovido pelo curso de Cinema e Animação da FAAP, com a supervisão da coordenadora Stephanie Watanabe, e direção e roteiro do cineasta Francisco de Paula.
Para a professora Stephanie, que acompanhou todo o processo, foi uma honra contar com a ajuda do cineasta na iniciativa. “O olhar artístico do Francisco e a sutileza e o cuidado de direção e de comunicação dele são únicos. Além disso, a visão dele foi de muito acolhimento ao trazer o roteiro e a proposta aos alunos, mesmo sabendo que não seria fácil coordenar um projeto dessa natureza só com estagiários aprendizes e inexperientes, ainda mais online”, destaca.
A professora acrescenta que foi muito gratificante ver uma obra concluída só pelos alunos e a premiação só coroou esse feito. “Fico muito feliz com essa conquista e em saber que eles vão carregar esse prêmio na jornada profissional”, ressaltou.
A estudante Carolina Bonformagio, supervisora da animação, conta que colaborações como essas são essenciais. “É uma oportunidade única para crescermos sem os anseios que envolvem trabalhos em ambientes profissionais, mas que ainda assim desenvolvem habilidades e responsabilidades necessárias para todo projeto, principalmente em equipe”, explica.
Sobre a premiação, ela diz: “É muito gratificante um trabalho em equipe ser reconhecido. É um incentivo a mais para a participação desse tipo de parceria, que surge cada vez mais entre a FAAP, estúdios e diretores. Espero que venham muitos outros”, celebra.
A animação “Por Dentro das Árvores” é um curta-metragem de 4 minutos, feito em defesa da sumaúma, árvore que guarda e distribui água para abastecer a si mesma e repartir com outras espécies. Foi produzido em coprodução entre a FAAP e a Machu Pictures.