A visita proporcionou aos alunos uma visão dos bastidores da empresa de Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica e um dos maiores nomes dos quadrinhos no Brasil. Os estudantes foram recebidos com entusiasmo e mergulharam na história e evolução da empresa.
A jornada começou com a narrativa sobre a vida de Mauricio de Sousa, incluindo seu primeiro trabalho como repórter investigativo na Folha de São Paulo e a criação de seu primeiro personagem das histórias em quadrinhos, o adorável Bidu. Os alunos também puderam conhecer detalhes sobre a primeira revistinha publicada, o processo de criação dos filmes e a estreia da tirinha da turma em jornal.
No tour pelos estúdios, os alunos puderam vivenciar todas as etapas de criação das histórias, desde o roteiro, desenho e coloração até a finalização e revisão dos gibis. Além disso, tiveram a oportunidade de explorar as áreas que dão suporte a todo o processo de comercialização e veiculação das produções, incluindo logística, comunicação, comercial e eventos.
O professor Victor Grinberg, que acompanhou os alunos durante a visita, destacou a importância da experiência: “Essa é uma visita muito importante porque, para além de trazer os alunos para o mundo que todos conhecem desde a infância, eles tiveram um olhar único sobre um modelo de negócios que parte das histórias, mas se estende a diversos meios de entretenimento e produtos.”
A visita culminou com uma palestra ministrada por Rodrigo de Medeiros Paiva, Diretor de Licenciamento da Mauricio de Sousa Produções. Ele compartilhou insights sobre os milhares de produtos licenciados da Turma da Mônica e as ações comemorativas em celebração aos 60 anos da personagem. Rodrigo também é Presidente do Conselho da Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL), e destacou a importância da formação que os alunos da FAAP recebem: “Os alunos da FAAP puderam conhecer todo o nosso processo produtivo, desde a criação de quadrinhos até o licenciamento de marcas. Os cursos da FAAP estão formando profissionais para trabalhar nessa importante indústria.”
A FAAP oferece um programa interdisciplinar em seus cursos de Graduação, proporcionando aos alunos experiências diversas e opções de formação múltipla. O professor Victor Grinberg ressaltou: “Para esses alunos, essa abordagem interdisciplinar permite traduzir alguns dosconhecimentos que trabalhamos em sala de aula, desde a criação de histórias até o licenciamento de marcas.”
A visita à Mauricio de Sousa Produções é uma das atividades que a FAAP oferece com o objetivo de enriquecer a formação de seus alunos, proporcionando-lhes experiências inspiradoras que vão além da sala de aula.
Foto 1: Mauricio de Sousa inicia sua carreira como repórter investigativo da Folha de São Paulo. Anos mais tarde, publica sua primeira tirinha no jornal.
Foto 2: Processo de criação dos filmes. Cada segundo do filme representa um dia de trabalho.
Foto 3: Criação dos roteiros das histórias do gibi. A própria Marina Sousa, filha do Mauricio de Sousa, aprova os roteiros e só então entram no processo de desenho.
Foto 4: Os alunos e professores da FAAP no escritório da Mauricio de Sousa Produções.
Foto 5: A evolução da personagem Mônica ao longo dos anos.
Foto 6: Visão do escritório da Mauricio de Sousa Produções em São Paulo.
Foto 7: Os alunos da FAAP finalizam a visita aos estúdios da Mauricio de Sousa Produções.