ALUNOS DO CURSO DE DIREITO DA FAAP VIVEM NA PRÁTICA A ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL TRAZIDA PELOS TEMPOS DE PANDEMIA

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Durante a quarentena, alunos do 5º semestre do curso de Direito da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) realizaram a primeira Audiência de Instrução Simulada por meio de videoconferência, conforme as orientações do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP).

A causa era de família, envolvendo a guarda unilateral dos filhos pelo pai, sendo que o casal ainda não estava separado judicialmente. Os alunos se dividiram em grupos e cada sala representava uma das partes envolvidas. O caso passou por todas as etapas do processo como petição inicial, contestação, réplica, tréplica, audiência saneadora, perícia técnica e audiência de instrução, o ponto alto da atividade.

“Antes mesmo do TJ-SP divulgar o comunicado com as orientações, nós já estávamos aplicando esse modelo nas práticas acadêmicas do curso com o objetivo de trazer noções sobre julgamentos virtuais na pandemia e capacitar nossos alunos para as inovações do mercado”, afirma a professora e coordenadora dos trabalhos Marina Rosa Vezzoni.

 Logo no início do isolamento, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) permitiu, de maneira genérica, esse expediente. Mas ele não havia sido adotado até o início dos trabalhos da audiência feita pelos alunos da FAAP, uma vez que as regras estabelecidas pelo TJ-SP para as audiências virtuais foram divulgadas mais recentemente.

Aulas teóricas e práticas

Um dos projetos do 5º semestre foi desenvolvido pelas alunas Isabelle Bertozzo, Maria Lucia Almeida Prado de Castro Valente e Maria Eduarda Marchesan. Para a dinâmica dos trabalhos, elas decidiram participar do grupo de pesquisa por entender a importância dessa ação técnica preliminar para todo o processo. “Nossa audiência tratou sobre direito de família e o trabalho foi realizado com a cautela, técnica e dedicação que o tema exige”, assegura Maria Lucia.

Durante o processo, elas tiveram de lidar com a questão da guarda dos menores e a alegação de alienação parental, que foi trazida na contestação da parte contrária. Na opinião das alunas, certamente a complexidade da causa e todas as questões que a circundam colaboraram para enriquecer a dinâmica.

 Para elas, a experiência foi incrível exatamente pela oportunidade de ter aulas teóricas e práticas podendo desenvolver todo o trabalho e a rotina de um advogado, desde a primeira “conversa” com o cliente, busca por documentos, jurisprudências e elaboração das peças até a audiência de instrução.

Temas contemporâneos

Outra atividade do curso de Direito da FAAP tem recebido atenção dos alunos. Na grade do 1º semestre, a disciplina Temas Contemporâneos de Direito os leva a analisar as notícias da imprensa. O objetivo é estudar na prática as matérias teóricas ministradas no início do curso, além de mantê-los integrados às agendas atuais. “Desejamos que eles compreendam as notícias em seus mais diversos aspectos jurídicos e tenham noções reais sobre cidadania”, observa a professora Marina.

Para isso, grupos de alunos passam a criar e apresentar projetos de lei, tendo em conta os temas teóricos ministrados pelos professores. Eles também vivenciam experiências reais do processo legislativo e realizam pesquisas de campo com pessoas de vários segmentos sobre suas necessidades e desejos. A intenção dos professores é que eles sejam capazes de entender a importância do processo legislativo, do real papel do cidadão e se alinhar às demandas da sociedade.

Para a aluna do 1º semestre Anna Luiza Marques, os trabalhos foram de extrema importância, pois as atuais disputas ideológicas em meio a uma pandemia mostram cada vez mais que há falta de ética. Seu grupo decidiu criar um partido cujo tema foi a educação básica e tinha a incumbência de introduzir disciplinas obrigatórias sobre ética e cidadania para o ensino público e privado, desde o fundamental até o médio.

“Por meio das iniciativas populares realizadas ao longo do semestre, tivemos a percepção de situações que antes não eram evidentes. Assuntos polêmicos, como aborto e penas alternativas, trouxeram um conhecimento, uma propriedade e um questionamento interno maior, que nos fez crescer como seres humanos”, relata a aluna.

Na avaliação final da professora, todas essas dinâmicas experimentadas pelos alunos de Direito da FAAP, nas suas mais variadas formas, permitiram que o trabalho em grupo os mantivessem engajados e próximos. “A sala de aula passou a ser dentro de suas casas e o isolamento permitiu laços de amizade e de trabalho ainda maiores”, assegura a coordenadora Marina.


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Durante a quarentena, alunos do 5º semestre do curso de Direito da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) realizaram a primeira Audiência de Instrução Simulada por meio de videoconferência, conforme as orientações do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP).

A causa era de família, envolvendo a guarda unilateral dos filhos pelo pai, sendo que o casal ainda não estava separado judicialmente. Os alunos se dividiram em grupos e cada sala representava uma das partes envolvidas. O caso passou por todas as etapas do processo como petição inicial, contestação, réplica, tréplica, audiência saneadora, perícia técnica e audiência de instrução, o ponto alto da atividade.

“Antes mesmo do TJ-SP divulgar o comunicado com as orientações, nós já estávamos aplicando esse modelo nas práticas acadêmicas do curso com o objetivo de trazer noções sobre julgamentos virtuais na pandemia e capacitar nossos alunos para as inovações do mercado”, afirma a professora e coordenadora dos trabalhos Marina Rosa Vezzoni.

 Logo no início do isolamento, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) permitiu, de maneira genérica, esse expediente. Mas ele não havia sido adotado até o início dos trabalhos da audiência feita pelos alunos da FAAP, uma vez que as regras estabelecidas pelo TJ-SP para as audiências virtuais foram divulgadas mais recentemente.

Aulas teóricas e práticas

Um dos projetos do 5º semestre foi desenvolvido pelas alunas Isabelle Bertozzo, Maria Lucia Almeida Prado de Castro Valente e Maria Eduarda Marchesan. Para a dinâmica dos trabalhos, elas decidiram participar do grupo de pesquisa por entender a importância dessa ação técnica preliminar para todo o processo. “Nossa audiência tratou sobre direito de família e o trabalho foi realizado com a cautela, técnica e dedicação que o tema exige”, assegura Maria Lucia.

Durante o processo, elas tiveram de lidar com a questão da guarda dos menores e a alegação de alienação parental, que foi trazida na contestação da parte contrária. Na opinião das alunas, certamente a complexidade da causa e todas as questões que a circundam colaboraram para enriquecer a dinâmica.

 Para elas, a experiência foi incrível exatamente pela oportunidade de ter aulas teóricas e práticas podendo desenvolver todo o trabalho e a rotina de um advogado, desde a primeira “conversa” com o cliente, busca por documentos, jurisprudências e elaboração das peças até a audiência de instrução.

Temas contemporâneos

Outra atividade do curso de Direito da FAAP tem recebido atenção dos alunos. Na grade do 1º semestre, a disciplina Temas Contemporâneos de Direito os leva a analisar as notícias da imprensa. O objetivo é estudar na prática as matérias teóricas ministradas no início do curso, além de mantê-los integrados às agendas atuais. “Desejamos que eles compreendam as notícias em seus mais diversos aspectos jurídicos e tenham noções reais sobre cidadania”, observa a professora Marina.

Para isso, grupos de alunos passam a criar e apresentar projetos de lei, tendo em conta os temas teóricos ministrados pelos professores. Eles também vivenciam experiências reais do processo legislativo e realizam pesquisas de campo com pessoas de vários segmentos sobre suas necessidades e desejos. A intenção dos professores é que eles sejam capazes de entender a importância do processo legislativo, do real papel do cidadão e se alinhar às demandas da sociedade.

Para a aluna do 1º semestre Anna Luiza Marques, os trabalhos foram de extrema importância, pois as atuais disputas ideológicas em meio a uma pandemia mostram cada vez mais que há falta de ética. Seu grupo decidiu criar um partido cujo tema foi a educação básica e tinha a incumbência de introduzir disciplinas obrigatórias sobre ética e cidadania para o ensino público e privado, desde o fundamental até o médio.

“Por meio das iniciativas populares realizadas ao longo do semestre, tivemos a percepção de situações que antes não eram evidentes. Assuntos polêmicos, como aborto e penas alternativas, trouxeram um conhecimento, uma propriedade e um questionamento interno maior, que nos fez crescer como seres humanos”, relata a aluna.

Na avaliação final da professora, todas essas dinâmicas experimentadas pelos alunos de Direito da FAAP, nas suas mais variadas formas, permitiram que o trabalho em grupo os mantivessem engajados e próximos. “A sala de aula passou a ser dentro de suas casas e o isolamento permitiu laços de amizade e de trabalho ainda maiores”, assegura a coordenadora Marina.


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Na FAAP

FAAP recebe Sua Alteza Sereníssima Príncipe Albert II de Mônaco em evento sobre empreendedorismo sustentável

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) teve o prazer de receber, na última sexta-feira (7), Sua Alteza Sereníssima Príncipe Albert II de Mônaco para o evento Building Tomorrow Together, dedicado à reflexão sobre inovação e empreendedorismo com foco na sustentabilidade. O encontro, realizado nas dependências da FAAP, reuniu estudantes de diversas áreas do conhecimento, além de empreendedores comprometidos com soluções de impacto socioambiental. A visita do Príncipe à FAAP marca seu retorno à instituição, onde já esteve anteriormente por ocasião da exposição Os Anos Grace Kelly, Princesa de Mônaco. A escolha da FAAP como palco para esse importante diálogo internacional reforça o papel da Fundação como centro de excelência acadêmica e de articulação de temas globais relevantes. A recepção oficial foi conduzida pela Sra. Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP, que deu as boas-vindas à comitiva monegasca. Também participaram da cerimônia a Sra. Pilar Guillon Liotti, conselheira do MAB FAAP e o Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP. Em conversa reservada, Sua Alteza, o Príncipe, e a Mantenedora da FAAP falaram sobre interesses em comum de ambas as Fundações e sobre parcerias futuras, planos, eventos e projetos mais estruturados no que diz respeito às áreas de artes e negócios. O Sr. Arnoldo Wald, Cônsul Honorário de Mônaco no Brasil e presidente da filial latino-americana da Fundação Príncipe Albert II de Mônaco; o Príncipe Dom João de Orléans e Bragança e o Príncipe Charles Philippe d’Orléans estiveram presentes juntamente com outras autoridades e convidados ilustres. O evento, mediado pela professora Fernanda Magnotta, coordenadora do programa BIA, destacou dez jovens empreendedores latino-americanos, que apresentaram iniciativas inovadoras alinhadas às pautas da COP30. As soluções abordaram desafios ambientais urgentes, demonstrando o potencial transformador do empreendedorismo sustentável. Em seu discurso de boas-vindas, Sra. Celita lembrou que “os objetivos da Fundação Príncipe Albert II vêm ao encontro dos objetivos do nosso centro de inovação e empreendedorismo – o FAAP Business Hub – cuja meta é trabalhar o perfil empreendedor de nosso corpo discente e, para que isso se realize na prática, são desenvolvidos uma série de programas para todos os estágios de desenvolvimento, transformando ideias em ações, como também inserindo conteúdos de sustentabilidade em todos os seus cursos”. Dois alunos da graduação da FAAP também participaram ativamente do encontro. Gabriela Guimarães, do 3º semestre de Moda compartilhou projetos desenvolvidos na própria instituição, como os programas “Start. From Ideas to Action”, “FAABRICA” e “Empreenda FAAP”. Essas iniciativas refletem o compromisso da FAAP com a formação de lideranças criativas e engajadas, além de abrirem espaço para novos diálogos e parcerias estratégicas. Cauê Micheletti, do 8° semestre de Cinema, falou como a FAAP tem papel fundamental em seu desenvolvimento pessoal. “A FAAP me ensinou que conhecimento não é apenas informação – é matéria-prima para a transformação. Há setenta e oito anos, esta instituição forma gerações de pensadores, criadores e inovadores. E eu tenho orgulho de fazer parte desse legado. Mas o que mais me inspira é ver como a FAAP continua evoluindo. É uma instituição que ousa estar à frente do seu tempo. Aqui, descobri meus talentos e aprendi a transformá-los em vocação. Percebi que o sucesso não é privilégio de poucos – é de quem acredita em si mesmo, de quem arrisca, de quem sonha grande”, disse a todos os presentes. Em suas considerações finais, Sua Alteza Sereníssima Príncipe Albert II enfatizou a profunda transformação ecológica, social, econômica e tecnológica em curso no mundo contemporâneo e agradeceu à FAAP pela disponibilidade em sediar evento tão importante, comprovando nossa relevância internacional e nosso protagonismo como instituição de ensino superior comprometida com a inovação, a sustentabilidade e a formação de cidadãos


Business Communication and Media

Professor e ex-aluna FAAP são finalistas do Prêmio “Amigos do Mercado” 

O Professor e Coordenador do Programa BCM da FAAP, Eric Messa, é finalista da 9ª edição do Prêmio Amigos do Mercado, na categoria “Professor”. A indicação é um reconhecimento ao trabalho de destaque na formação de novos profissionais da comunicação e à contribuição constante para o fortalecimento do mercado publicitário brasileiro.  “Essa indicação é um reconhecimento muito significativo porque mostra que o trabalho que desenvolvo na academia também tem visibilidade no mercado”, afirma o Prof. Eric Messa.   Além dele, a ex-aluna Ana Beatriz De Caro, formada em Publicidade e Propaganda em 2021, também é finalista, na categoria “Projetos Especiais / Branded Content”. Atualmente, Ana Beatriz atua no Núcleo de Integração Marca e Conteúdo da emissora Record, onde desenvolve iniciativas que aproximam marcas e narrativas de entretenimento, um reflexo do olhar inovador construído ainda nos tempos de FAAP.  O Prêmio Amigos do Mercado chega à sua 9ª edição consolidado como uma das principais iniciativas de valorização de talentos da publicidade. Os 180 finalistas, distribuídos em 18 categorias, foram indicados pelos Top 100 Gestores, líderes de agências, anunciantes e veículos de comunicação selecionados pela comunidade Amigos do Mercado, que hoje reúne mais de 90 mil publicitários em todo o país.  A categoria “Professor” celebra os educadores que atuam como pontes entre o ambiente acadêmico e o mercado, inspirando e preparando as novas gerações de profissionais. A presença de um docente da FAAP entre os finalistas reafirma o compromisso da instituição com a excelência no ensino e com a formação crítica e criativa de seus alunos.  A votação para o prêmio já está aberta e pode ser feita através do site comunidade.amigosdomercado.com.br, onde os profissionais do setor podem selecionar até três nomes em cada categoria. O resultado será divulgado em breve, em evento que reunirá representantes de diferentes segmentos da comunicação brasileira.  Sobre o Amigos do Mercado  Criado há nove anos a partir de um grupo de WhatsApp, o Amigos do Mercado nasceu com a missão de unir profissionais do setor, promovendo conexões, oportunidades e reconhecimento por meio de suas redes e eventos. Hoje, a iniciativa é uma comunidade consolidada, que estimula a troca de ideias, o compartilhamento de vagas e projetos, e promove a valorização das pessoas que constroem, diariamente, o mercado publicitário


Na FAAP

FAAP realiza 36ª Campanha de Doação de Sangue  

Na manhã desta quarta-feira, 5, a Fundação Armando Alvares Penteado promoveu a 36ª edição da tradicional Campanha de Doação de Sangue em parceria com a Fundação Pró Sangue, do Hemocentro de São Paulo. A ação aconteceu no Centro de Convenções, sala Anexa, reunindo alunos, professores, funcionários e membros da comunidade interessados em fazer a diferença.  “Na FAAP, acreditamos que responsabilidade social também se expressa em gestos de solidariedade que salvam vidas. Doar sangue é um deles: um ato simples, rápido e de profundo impacto humano.Por meio das campanhas realizadas anualmente em parceria com a Fundação Pró-Sangue, buscamos sensibilizar nossa comunidade acadêmica sobre a importância de manter esse compromisso coletivo com a vida”, afirma Bianca Rosetti, Gerente do setor de Responsabilidade Socioambiental. Desde 2001, o FAAP Social realiza periodicamente campanhas de doação de sangue, que já mobilizaram mais de 5 mil doadores. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com valores de solidariedade, cidadania e responsabilidade social, incentivando cada participante a contribuir diretamente para salvar vidas.  Durante o período da manhã, entre 8h30 e 11h15, o espaço recebeu um fluxo constante de doadores, muitos realizando o gesto pela primeira vez. Para participar, os 56 voluntários precisaram atender aos critérios básicos estabelecidos pelo Hemocentro, como estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, estar descansado e ter feito uma refeição leve antes da doação.  A FAAP agradece a todos que participaram da campanha e reforça a importância desse ato simples e generoso que ajuda a manter os estoques de sangue dos hospitais e hemocentros sempre


Na FAAP

FAAP celebra o Dia Nacional da Cultura com intervenções culturais 

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), que nasceu com o propósito de ser uma Escola de Belas Artes e tem a cultura em seu DNA, celebra o Dia Nacional da Cultura com a Semana Cultural FAAP. A iniciativa acontece a partir do dia 3 de novembro e reforça o compromisso da instituição com a promoção das artes, da criatividade e do pensamento crítico.  Reconhecida como um dos mais importantes complexos multiculturais de São Paulo, a FAAP abriga em seu campus o Museu de Arte Brasileira MAB FAAP, o Teatro FAAP e, mais recentemente, o Cine FAAP, espaços que, juntos, formam um ecossistema dedicado à difusão cultural e à formação de públicos diversos.  A Semana Cultural FAAP destaca a importância de valorizar a cultura como parte essencial da formação acadêmica e da vida em sociedade.   “A cultura é um elemento transformador. Ela amplia horizontes, estimula a empatia e fortalece a identidade. Ao criarmos a Semana Cultural, queremos não apenas celebrar o Dia Nacional da Cultura, mas também reafirmar o papel da FAAP como um espaço onde arte, educação e inovação caminham juntos”, afirma Sobral.  A programação da semana inclui apresentações de dança, música, cinema, mágica, stand-up comedy e performances artísticas diversas, com destaque para a participação de nomes reconhecidos e também de talentos da própria comunidade FAAP. Confira alguns dos destaques que já se apresentaram: Ballet Stagium – apresentação da tradicional companhia de dança brasileira, T.F. Companhia de Dança – apresentação de Rastro, MB Circo – cortejo banda e palhaços, Mágicos Ricardo Malerbi e Rudi Solon – Intervenções de ilusionismo e humor.   A Semana Cultural FAAP é aberta à comunidade acadêmica e busca proporcionar uma experiência imersiva, acessível e plural. Mais do que uma comemoração, é uma oportunidade de vivenciar a arte em suas múltiplas formas e refletir sobre seu papel na construção de um futuro mais criativo e


Business Communication and Media

Agência Lupa, em parceria com a FAAP, lança relatório com participação de alunos do BCM

Esta semana, a FAAP e a Agência Lupa apresentaram o relatório “O Brasil do Zap”, estudo que revela um panorama inédito sobre os conteúdos que circulam em grupos públicos de WhatsApp no país. O trabalho foi coordenado pela professora da FAAP Beatriz Farrugia e contou com a participação dos alunos do Programa BCM.  O evento de lançamento do relatório aconteceu no B-Hub e contou com o debate “Entre mensagens e mentiras: a realidade da desinformação no WhatsApp”, mediado pela coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, Edilamar Galvão. Além do debate, os alunos assistiram às falas de Natália Leal (CEO da Lupa), Cristina Tardáguila (fundadora da Lupa, em participação remota), Luis Fakhouri (Palver), Amaralina Machado Rodrigues Xavier (Meedan) e Ítalo Rômany, repórter da Lupa.  Produzida pelo Observatório Lupa, a pesquisa analisou 325 mil mensagens únicas em português, coletadas em mais de 100 mil grupos públicos entre julho de 2024 e julho de 2025. A partir disso, foram examinados em profundidade 10.351 conteúdos, incluindo 9.163 pedidos de verificação recebidos pela Lupa, 468 checagens publicadas por veículos especializados e 720 mensagens amplamente encaminhadas na plataforma.  Ao final, os alunos de BCM receberam os certificados do Projeto Lupinhas, reconhecendo sua atuação na pesquisa. O projeto integra áreas como Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas em um exercício prático e interdisciplinar de análise crítica do ecossistema informacional.  Além de gerar dados inéditos sobre o comportamento informativo no WhatsApp, o relatório também funcionou como um importante laboratório acadêmico: os estudantes participaram da sistematização e classificação de conteúdos pela Taxonomia Lupa, supervisionados por profissionais e em ambiente seguro para manejo de material

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