Alunos de Cinema da FAAP são selecionados para a Mostra Tiradentes


DATA


COMPARTILHE


De pé, da esquerda para a direita: Eduardo Aliberti (Captador de Som), Gustavo Nabhan (Gaffer), Daniel Parente (Captador de Som), Fernando Sverner (Primeiro Assistente de câmera), Marco Bueno (Produtor), Lucas Ribeiro (Diretor, Roteirista, Montador), Vinícius Neri (Ator), Giovana Abadessa (Segunda Assistente de Direção), André Rupp (Assistente de Elétrica), Gabriela Piserni (Diretora de Fotografia, Montadora), Mariana Ruiz (Diretora de Arte), Vitória Künzel (Assistente de Arte), Lucas Rios (Contrarregra), Catarina Walter (Logger, Fotografia Still) Agachados, da esquerda para a direita: Sofia Gullane (Produtora), Isabel Amarante (Primeira Assistente de Direção), Ana Sem Sobrenome (Continuista), Marcela Fornazari (Diretora de Arte), Erica Duarte (Diretora de Fotografia)

Equipe de “KM 100”, curta-metragem de conclusão de curso de Lucas Ribeiro, um dos alunos selecionados


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Três projetos realizados por alunos da FAAP ganham destaque na programação da Mostra Tiradentes, um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil. O documentário “Fulano de Tal”, produzido por estudantes do quinto semestre do curso de Cinema, o curta-metragem de conclusão de curso “KM 100”, de Lucas Ribeiro, e o curta-metragem extracurricular “Coisas que eu lembro sobre vc” de Lucca Baraldi, serão exibidos em sessões especiais durante o evento. “Fulano de Tal” será apresentado ao ar livre, na programação da Praça, enquanto “KM 100” terá sua exibição no Cine-Teatro do Centro Cultural Yves Alves e o curta-metragem “Coisas que eu lembro sobre vc” será exibido no Cine-Tenda.  

Sobre os filmes  

Fulano de Tal  

A produção revisita a obra do cineasta e jornalista Otoniel Santos Pereira, figura central do cinema da Boca do Lixo, que trabalhou ao lado de grandes nomes como Andrea Tonacci e Rogério Sganzerla. Autor de médias-metragens, Otoniel é conhecido pelo filme “O Pedestre” (1966), um dos marcos iniciais do cinema marginal brasileiro.  

No curta de 2024, os estudantes da FAAP construíram uma narrativa que conecta o legado cinematográfico de Otoniel com imagens atuais captadas em Super-8. Entre cenas filmadas no apartamento do diretor em São Paulo e registros da cidade atual, “Fulano de Tal” reimagina o universo ficcional do artista, destacando sua importância para o cinema brasileiro e dando uma nova perspectiva à sua história.   

Ficha técnica   

Produção – Lune Pilipczuk  

Direção – André P. Barata; Reinê Pires Muzzi; Vanessa Ferreira  

Assistência em Direção – Lune Pilipczuk  

Roteiro – Reinê Pires Muzzi; André P. Barata; Vane Ferreira; Lune Pilipczuk  

Arte: Marvin Oliveira e Reinê Pires Muzzi  

Foto: Reinê Pires Muzzi  

Som: Uli Castex  

Montagem: Marvin Oliveira  

KM 100  

Dirigido por Lucas Ribeiro, “KM 100” acompanha Miguel, um homem em busca de suas origens no Brasil do apagamento da memória negra, e em sua jornada encontra ecos de pertencimento em um povoado sem nome  

“‘KM 100’ é uma exploração de sentimentos ligados à identidade, origem e ancestralidade, para brasileiros descendentes da diáspora africana, em um país caracterizado pelo apagamento da memória negra”, afirma o diretor Lucas Ribeiro.  

Ficha técnica  

Elenco – Vinícius Neri, Teka Romualdo, Davi Lima, Nádia Bittencourt e Valdo Boaventura  

Roteiro e Direção – Lucas Ribeiro  

Produção – Gabriela Saragosa, Marco Bueno e Sofia Gullane  

Produção Executiva – Ricardo Monastero  

Primeira Assistente de Direção – Isabel Amarante  

Direção de Fotografia – Erica Duarte e Gabriela Piserni  

Direção de Arte – Marcela Fornazari e Mariana Ruiz  

Direção de Som – Luís Miguel Marquina  

Montagem – Gabriela Piserni e Lucas Ribeiro  

Trilha Original – Lucas Ribeiro e Talita Collado  

Edição de Som e Mixagem – Igor Yamawaki  

Coisas que eu lembro sobre vc 

Toda a produção, incluindo roteiro, montagem, fotografia, direção de arte e som, foi realizada por Lucca Baraldi.   

A FAAP parabeniza seus alunos por esta importante conquista, que celebra tanto a preservação da memória do cinema nacional quanto o debate de questões contemporâneas. A seleção dos filmes para a Mostra Tiradentes reflete o compromisso do curso de Cinema da FAAP em formar profissionais que unem inovação e relevância cultural, projetando o futuro do audiovisual no Brasil. 


DATA


banners-site-faap_cine1

Graduação em Cinema na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_cine2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Business Communication and Media

Alunos do programa BCM da FAAP visitam o Palácio dos Bandeirantes

Nesta última terça, 21, um grupo de alunos do programa BCM (Business Communication and Media) que integra as graduações de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo da FAAP, fez uma visita ao Palácio dos Bandeirantes para conhecer a estrutura da Secretaria de Comunicação do Governo de São Paulo e a sua Agência SP, a Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo.  Segundo Eric Messa, Coordenador do Programa BCM da FAAP, “a comunicação passa por uma grande revolução, e a comunicação pública não fica à margem. Conhecer a estrutura da Secretaria de Comunicação do Governo, lá no Palácio dos Bandeirantes, reforça minha convicção de que, hoje, toda instituição, pública ou privada, precisa dispor de uma estrutura de comunicação minimamente articulada para atender à demanda de produção de conteúdo próprio. Seus profissionais devem reunir competências múltiplas: capacidade analítica, fluência em formatos digitais e aptidão para integrar narrativas”.   O grupo de estudantes foi recebido por Lais Vita (Secretária de Estado), Flávio Benvenuto (Subsecretário de Comunicação Integrada), Joana Carmo (Subsecretária de Marketing) e pela equipe de coordenadores de área.   “Cada vez mais me convenço de que a aproximação entre os cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo, que idealizamos no programa BCM, oferece uma formação alinhada às necessidades atuais”, afirma Eric Messa.


Publicidade e Propaganda

CoLab da FAAP inicia parceria com a Agência Tech & Soul 

Os alunos da CoLab, Agência Experimental da FAAP, deram início a uma parceria com a Tech & Soul, uma das agências mais premiadas do país, que carrega em seu portfólio 7 Leões, Clio, D&AD, entre outros prêmios.   “A parceria com a Tech & Soul, vai reforçar o compromisso da FAAP em proporcionar um ensino alinhado ao que está sendo praticado atualmente no mercado profissional, colocando os alunos em contato direto com os profissionais que fazem o mercado da comunicação diariamente”, afirma o Prof. Dr. José Roberto D’Elboux .  Através do programa Agência Madrinha, que tem o objetivo de aproximar agências do mercado e a FAAP, os alunos vão desenvolver um projeto para a ClickBus, cliente da Tech & Soul, orientados por professores do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP e por profissionais da agência, aplicando na prática os ensinamentos vistos em sala de aula.  “Acompanhar de perto o lançamento de uma campanha real para a Clickbus está sendo enriquecedor, abrindo meus olhos para todo o processo criativo e para a dinâmica de uma agência. Essa vivência está sendo transformadora e me traz não só aprendizado, mas também inspiração”, relata a aluna Mariana Leite.  A aluna Sofia Vazquez, nos conta que “trabalhar em conjunto com a Tech & Soul está sendo fantástico! Tanto no âmbito profissional, através dos projetos que estamos desenvolvendo, quanto no pessoal, a partir dos insights que tenho tido nesse período”.   Sobre a CoLab  Criada em 2020, a CoLab é uma iniciativa da coordenação de Publicidade e Propaganda aberta aos alunos de todos os cursos da instituição. Neste espaço colaborativo, os estudantes transformam conhecimento em prática, trabalhando em projetos reais e gratuitos para ONGs, instituições sem fins lucrativos e iniciativas privadas.  Com equipes multidisciplinares e mentoria dos professores de PP, os estudantes aprendem a trabalhar com criação, marketing e atendimento.  E tem mais: a CoLab também impulsiona os alunos em competições estudantis como o Effie College, onde os alunos foram vencedores em 2022 e 2024, e estão entre os finalistas desde


Cinema

1º Festival Waiff Brasil, de filmes com IA, acontece na FAAP em 2026

O World Artificial Intelligence Film Festival (WAIFF) chega ao Brasil para abrir um novo capítulo do cinema aliado à inteligência artificial. Realizado na FAAP, em fevereiro de 2026, o festival lança luz sobre a presença crescente da IA no audiovisual e incentiva o debate sobre autoria, ética, inovação e o futuro da criação artística. Carlos “Cebola” Guedes, produtor executivo da Ultravioleta, e Tadeu Jungle, diretor, roteirista, poeta visual e videoartista, são os nomes por trás do grande evento.A FAAP, reconhecida por sua excelência acadêmica e infraestrutura excepcional, é o palco ideal para o WAIFF Brasil (World AI Film Festival). A instituição, que já formou gerações de artistas, cineastas e profissionais da indústria criativa, continua a liderar a inovação educacional com suas instalações de última geração. A instituição conta com uma nova ala de audiovisual, totalmente reformada e equipada com tecnologia de ponta, incluindo câmeras 4K, softwares de edição avançados e estúdios de cinema e gravação com acústica de alta qualidade. Este espaço não só reflete o compromisso da FAAP em oferecer o que há de mais moderno no mercado brasileiro, mas também promove uma experiência de aprendizado prática e imersiva.“A FAAP se atualiza todos os dias há 78 anos, e inovação faz parte do nosso DNA. Por isso, é com grande satisfação que recebemos a primeira edição do WAIFF Brasil. O festival representa uma conexão natural entre nossa tradição em formar profissionais de excelência e as transformações tecnológicas que estão moldando o futuro do audiovisual. A iniciativa também dialoga diretamente com nossos esforços e investimentos contínuos em trazer conteúdos e eventos inéditos para nossos alunos e para o público”, explica o CEO da FAAP, Luis Sobral. Waiff TalksTadeu Jungle conduz, junto à FAAP, um videocast, já em produção, que servirá como preparação ao festival. Serão oito episódios, que devem ir ao ar a partir de outubro, até dezembro.Em cada episódio, Jungle conversa com um especialista em IA e um professor da FAAP. Na estreia, os convidados foram Humberto Neiva, coordenador do curso de Cinema da instituição, Janaina Augustin, consultora na área de audiovisual e inovação, especializada em IA aplicada à produção criativa.Vamos nessa? Inscreva-se a partir de 29 de


Business Communication and Media

FAAP e APP Brasil promovem painel ‘Criatividade em equilíbrio’

Como parte integrante da programação da Jornada Profissional, a FAAP em parceria com a APP Brasil, Globo e propmark, promoveram o painel “Criatividade em equilíbrio: quando a mente pede pausa em um mercado que nunca para”. O encontro aconteceu no Centro de Convenções da FAAP e colocou em pauta discussões profundas e inspiradoras sobre como a busca incessante por eficiência, e o ritmo acelerado da indústria, podem afetar nossa saúde mental e produtividade criativa.  “Faz parte da sustentabilidade da indústria da publicidade, trabalhar esse tema de saúde mental. Como que a gente consegue o potencial da nossa criatividade, mas em equilíbrio, para que as pessoas possam se sentir pertencentes na sua maior potência, em um ambiente seguro dentro do mercado de trabalho”, afirma Brisa Vicente, co-CEO da Droga5, sobre o tema central do painel.   Voltado a lideranças de agências, veículos e produtoras, estudantes, professores e profissionais das áreas de ESG, RH e comunicação corporativa, o evento buscou inspirar reflexões sobre conciliar a alta performance com bem-estar.   A abertura foi conduzida por Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma, que apresentou a palestra “A Doença da Eficiência”. Em seguida, um painel mediado por Cris Pereira Heal, Vice-Presidente de ESG da APP Brasil e VP de negócios da FBiz, contou com a presença da Amanda Sthephanie, Especialista em diversidade na Fbiz; Brisa Vicente, co-CEO da Droga5, Eric Messa, Coordenador de Publicidade e Propaganda da FAAP; Marta Rocha, Fundadora da ACESSE; Renata Rivetti, Diretora da Reconnect Happiness at Work e Rita Almeida, Head de Estratégias da AlmapBBDO.   A curadoria é assinada por Cris Pereira, Vice-Presidente de ESG da APP Brasil e VP de negócios da FBiz, Henriane Morelli, Fundadora da HRI Digital e Diretora de ESG da APP, e Jef Martins, Head of Communications da Be Partners.co e Diretor de ESG da

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter