Alunos de Cinema da FAAP exibem filmes na Mostra de Tiradentes


DATA


COMPARTILHE


WhatsApp Image 2025-01-30 at 14.27.49

Alunos de Cinema da FAAP exibem filmes na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Três produções realizadas por alunos da FAAP foram selecionadas para a Mostra de Tiradentes, um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil. Os filmes “Fulano de Tal”, “KM 100” e “Coisas que eu lembro sobre vc” tiveram exibições especiais no evento, destacando o talento e a diversidade criativa dos estudantes, que foram acompanhados pelo coordenador do curso Humberto Neiva.

O documentário “Fulano de Tal”, desenvolvido por alunos do quinto semestre, parte da redescoberta da obra de Otoniel, cineasta brasileiro e figura central do cinema da Boca do Lixo. Já “KM 100”, curta-metragem de conclusão de curso de Lucas Ribeiro, propõe uma reflexão sobre identidade, origem e ancestralidade, enquanto “Coisas que eu lembro sobre vc”, projeto extracurricular de Lucca Baraldi, traz uma abordagem experimental sobre a memória.

O impacto da participação no festival

Para os realizadores das produções, a experiência de exibir seus trabalhos na Mostra de Tiradentes foi transformadora.

Fulano de Tal

“Iniciamos como um projeto do semestre de documentário e ficamos extremamente felizes quando ele foi aceito em Tiradentes, um festival que admiramos imensamente. A ideia de nos aproximarmos do cinema de Otoniel partiu da qualidade poética e política que enxergamos nas obras, que dialogam com a produção cinematográfica brasileira realizada no período da ditadura militar, e que se manteve esquecida em caixas empoeiradas por várias décadas. Otoniel foi cineasta relevante entre seus pares à época, inspirando, por exemplo, o famoso letreiro de ‘O bandido da luz vermelha’, de Rogério Sganzerla, amigo com quem trabalhou em alguns projetos. Levar o filme ao festival para dialogar com tantas outras obras de qualidade superou nossas expectativas, estamos muito felizes e gratos”. Afirmam os diretores do filme.

Ficha técnica

Produção – Lune Pilipczuk

Direção – André P. Barata, Reinê Pires Muzzi, Vanessa Ferreira

Assistência de Direção – Lune Pilipczuk

Roteiro – Reinê Pires Muzzi, André P. Barata, Vanessa Ferreira, Lune Pilipczuk

Arte – Marvin Oliveira, Reinê Pires Muzzi

Fotografia – Reinê Pires Muzzi

Som – Uli Castex

Montagem – Marvin Oliveira

KM 100

“Exibir ‘KM 100’ em Tiradentes e participar da Mostra foram experiências transformadoras. Desde que li o tema deste ano, ‘Que cinema é esse?’, imaginei um festival voltado à reflexão sobre o cinema que estamos fazendo no país e o que queremos construir para o futuro. No entanto, estar ali, imerso nas exibições, debates e seminários, revelou um cenário ainda mais rico e pulsante do que eu previa. As trocas e aprendizados sobre as múltiplas facetas da nossa atividade foram essenciais neste fechamento da minha formação. Mais do que isso, ver ‘KM 100’ reconhecido como parte ativa e relevante deste debate foi uma honra imensurável. É emocionante ver nossa faculdade ocupando esse espaço e contribuindo para o cinema brasileiro de hoje e do amanhã!”, afirma Lucas Ribeiro, diretor e roteirista de “KM 100”.

Ficha técnica

Elenco – Vinícius Neri, Teka Romualdo, Davi Lima, Nádia Bittencourt, Valdo Boaventura

Roteiro e Direção – Lucas Ribeiro

Produção – Gabriela Saragosa, Marco Bueno, Sofia Gullane

Produção Executiva – Ricardo Monastero

Assistência de Direção – Isabel Amarante

Fotografia – Erica Duarte, Gabriela Piserni

Arte – Marcela Fornazari, Mariana Ruiz

Som – Luís Miguel Marquina

Montagem – Gabriela Piserni, Lucas Ribeiro

Trilha Original – Lucas Ribeiro, Talita Collado

Edição de Som e Mixagem – Igor Yamawaki

Coisas que eu lembro sobre vc

“Foi uma experiência muito nova, nunca tinha acompanhado de cabo a rabo um evento deste tamanho – muito menos como um dos realizadores. Ainda é difícil processar essa situação da exposição do seu trabalho para um público alheio. Mesmo assim pretendo tentar me encaixar nesse mundo louco e, se tudo der certo, ano que vem estaremos de volta”. Afirma Lucca Baraldi, diretor que também foi responsável por toda a produção, incluindo roteiro, montagem, fotografia, direção de arte e som.

A FAAP parabeniza seus alunos por esta importante conquista, que celebra tanto a preservação da memória do cinema nacional quanto o debate de questões contemporâneas. A seleção dos filmes para a Mostra Tiradentes reflete o compromisso do curso de Cinema da FAAP em formar profissionais que unem inovação e relevância cultural, projetando o futuro do audiovisual no Brasil.


DATA


banners-site-faap_cine1

Graduação em Cinema na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_cine2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

FAAP e APAA realizam Cerimônia de Abertura da SP Audiovisual Hub  

Na última segunda-feira, 07, o Teatro FAAP foi palco da cerimônia de abertura do SP Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa, com apoio da Lei Paulo Gustavo e realização da APAA (Associação Paulista Amigos da Arte).  “Agora acontece a abertura oficial com muitos produtores internacionais, dividindo seu conhecimento, fazendo muito negócio por aqui, que é a faculdade de audiovisual mais importante que tem no Brasil. É um momento único para a FAAP e tem sido muito proveitoso”, afirma Luis Sobral, CEO da FAAP. O evento foi inaugurado no dia 03, a princípio apenas para profissionais do setor criativo, e agora segue até o dia 13 com mais de 90 atividades abertas ao público geral.   “Gostaria de agradecer à família FAAP por receber conosco esse grande evento, que amplia ainda mais e cria novas oportunidades para o mercado do audiovisual em São Paulo. Um momento muito importante de parceria com fundos internacionais, de muito aprendizado, workshops e masterclasses”, destaca Marilia Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.   A programação contempla seis frentes temáticas (coprodução, financiamento, sustentabilidade, acessibilidade, vendas, festivais e mercados) que serão desenvolvidas por meio de: debates, mesas redondas, rodadas de negócios, pitchings e masterclasses com grandes nomes da indústria.   Os workshops abordam temas estratégicos para o desenvolvimento do setor, como coprodução internacional, com foco em estruturas e modelos de parceria entre empresas de diferentes países, e fundos internacionais, que abordam os principais mecanismos de financiamento disponíveis no exterior.   Também entram em pauta as filmagens verdes, com boas práticas e diretrizes para produções mais sustentáveis, e a acessibilidade nas produções, com ferramentas e metodologias para tornar as obras mais inclusivas a públicos diversos.   Outro destaque são as vendas internacionais, com estratégias de comercialização no mercado global, negociação com distribuidores e agentes de vendas. A programação ainda inclui orientações sobre como posicionar projetos e obras em festivais e mercados internacionais e técnicas de pitching voltadas à apresentação de longas-metragens de ficção, com simulações práticas que ajudam a aprimorar a construção de argumentos e a comunicação de ideias.   Para mais informações, confira a programação completa no site da SP Audiovisual

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter