Alunos da FAAP são selecionados para shortlist do BDA 

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


todos_faap1

Alunos do 5º semestre do curso de Design da FAAP selecionados para a shortlist do Brazilian Design Award


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Estudantes do curso de Design da FAAP foram selecionados para compor a shortlist do Brazilian Design Award (BDA) na categoria “Interatividade – Projetos Estudantis”, com dois projetos inovadores desenvolvidos na disciplina Design de Jogos, no 5º semestre, sob orientação do Prof. Alan Richard da Luz.  

Entre os trabalhos selecionados está o Capi Jogos: Biomas, um conjunto de quatro jogos de tabuleiro que utilizam narrativas jogáveis para promover a consciência socioambiental e celebrar a riqueza cultural dos biomas brasileiros, explorando desafios, personagens e elementos característicos de cada região de forma lúdica, crítica e engajadora. A equipe inclui Beatriz Mattos, Clara Visibelli, Giselle Garrido, Guilherme Paiola, Maria Thereza Scarcelli, Paola Orue, Pedro Henrique Torres e Vitória Kolekoski.  

Já o Icamiabas: A Noite do Ritual mergulha na mitologia indígena brasileira, destacando o universo das Icamiabas e seus rituais por meio de elementos simbólicos e narrativos ancestrais, oferecendo uma experiência interativa que reforça a importância dos povos originários na identidade nacional. Entre os responsáveis pelo projeto estão Gabriel Roberti, Madú Gasparete e Rafaela Ramos. 

Essa seleção representa um reconhecimento nacional à excelência do curso, que prioriza um design com propósito, valorizando a cultura local, os povos originários e a biodiversidade brasileira, por meio de pesquisas sólidas, sensibilidade estética e atenção às questões sociais e ambientais contemporâneas. 

Ambos os projetos concorrem ao voto popular, acesse Capi Jogos: Biomas e Icamiabas: A Noite do Ritual para apoiar esses talentos. A cerimônia de premiação ocorrerá na Sala São Paulo, em 15 de dezembro, o que amplia a visibilidade do curso de Design da FAAP no cenário nacional e destaca a criatividade de seus alunos. 


DATA



CATEGORIA

banners-site-faap_des1

Design na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_des2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Design

Alunos de Design visitam o Laboratório Cazoolo – Braskem 

Os alunos do 6º semestre do curso de Design da FAAP realizaram, na última quinta-feira, 30, uma visita técnica ao Laboratório Cazoolo – Braskem, espaço de inovação dedicado ao desenvolvimento de soluções sustentáveis e colaborativas para o design de embalagens.  Durante a atividade, os estudantes conheceram o trabalho do designer Fábio Santana, diretor do Laboratório e ex-aluno da FAAP. Santana apresentou aos visitantes as diretrizes do Cazoolo, que atua como um hub de projetos voltado à aplicação da inteligência coletiva e à experimentação de novos materiais e processos nas áreas de design circular, inovação e responsabilidade socioambiental.  A visita foi acompanhada pela Profa. Didiana Prata, responsável pela disciplina Projeto de Inovações Disruptivas, ministrada em parceria com o professor Fábio Righetto, além do professor Cláudio Parra. Ao longo da experiência, os alunos puderam relacionar os conceitos estudados em sala de aula com práticas reais de mercado, explorando os novos paradigmas do design contemporâneo, que articulam design de produto, gráfico e de serviço.  “As parcerias entre as pesquisas dos alunos do Centro Universitário e laboratórios de ponta, como o Cazoolo, são fundamentais para o fortalecimento de um ensino mais engajado e conectado com as demandas atuais do mercado”, afirma a Profa. Didiana Prata.  A atividade reforça o compromisso da FAAP em estimular a integração entre ensino, pesquisa e prática profissional, preparando os alunos para atuarem de forma crítica, criativa e sustentável no cenário do design


Design

Intelligenza Circolare: FAAP participa de evento internacional sobre ecodesign e circularidade  

A Fundação Armando Alvares Penteado marcou presença no Intelligenza Circolare, evento internacional realizado na última quinta-feira, 2, na Villa Altieri – Palazzo della Cultura e della Memoria Storica, em Roma, Itália. Organizado pelo ISIA Roma Design – a primeira universidade pública de design da Itália – em parceria com a revista EconomiaCircolare.com e com o patrocínio da Cidade Metropolitana de Roma, o encontro reuniu instituições acadêmicas, profissionais de design, empresas e centros de pesquisa para debater os rumos do ecodesign e da circularidade.  A Profa. Polise Moreira De Marchi, Ph.D, coordenadora do curso de Design da FAAP, foi uma das palestrantes do evento. Em sua apresentação, intitulada “Formação em Design para um Mundo Circular”, a docente destacou o papel do ensino em Design como motor para práticas éticas, regenerativas e sustentáveis. Com base em experiências e projetos desenvolvidos na FAAP, a palestra apresentou iniciativas de design circular e biomateriais, ilustrando como a formação acadêmica pode integrar conhecimentos diversos para promover uma inteligência coletiva orientada à regeneração ambiental e social.  A FAAP também integrou a mostra de projetos acadêmicos do evento, representada por dois trabalhos desenvolvidos no laboratório de Biomateriais, sob coordenação do Prof. Milton Francisco: “Euphorbia: da poda urbana a painéis sustentáveis” e “Sabugo de milho verde: do resíduo ao bioplástico biodegradável”. A mostra proporcionou visibilidade internacional às pesquisas e soluções inovadoras criadas por estudantes do centro universitário.  A programação do Intelligenza Circolare incluiu uma conferência internacional sobre ecodesign, debates sobre o impacto da inteligência artificial nas práticas de design e apresentações de cases de ecoinovação, reunindo especialistas de diferentes países. O evento contou ainda com uma área expositiva interativa, onde o público pôde explorar pesquisas, conceitos e experiências práticas em circularidade.   Para conferir as palestras do Intelligenza Circolare acesse a cobertura realizada pela Revista EconomiaCircolare.com.


Design

Da FAAP para o mundo: Bianca Cutait fala sobre sua trajetória como marchand em Nova York

A ex-aluna Bianca Cutait voltou ao campus da FAAP nesta terça-feira, 06, para falar sobre a carreira de sucesso que vem construindo como marchand no disputado mercado de artes em Nova York. Ela participou de uma live conduzida pelo professor Rubens Fernandes Junior. Desde que saiu da FAAP, Bianca se especializou no mercado de artes, galerias e grandes exposições. Ela tem o orgulho de dizer que é a primeira (e única!) executiva latina da casa de leilões Bonhams, uma das maiores e mais renomadas do mundo. De passagem no Brasil para captar obras para consignar para os Estados Unidos, Europa e outros lugares, a executiva acredita que os olhos estão voltados para o mercado de arte brasileiro. Bianca contou que já ocupou cargos em diversas posições na indústria da arte no Brasil, Estados Unidos e Suíça. De perfil “mão na massa”, ela chegou a varrer o chão e pintar paredes de galerias, até alcançar a importante posição que ocupa hoje. A paulistana também já escreveu sobre o mercado de arte para publicações de grande porte, como Robb Report Brasil, Forbes e Vogue. “A educação formal universitária é extremamente importante para os passos que você vai dar na frente”, disse Bianca. Ela contou que a FAAP foi um dos principais pilares de sua carreira. Ela ingressou como aluna de Administração, mas no meio do curso decidiu fazer uma transferência interna para Relações Públicas, área na qual se formou. Bianca hoje trabalha na Bonhams como especialista em arte do pós-guerra e contemporânea. E, além disso, também fundou uma consultoria de arte internacional com uma galeria em Miami, exibindo tanto artistas americanos quanto latino-americanos. Ela também é proprietária em um negócio de produtos de canabidiol nos Estados Unidos e especialista em NFTs. Durante a entrevista, Bianca revelou que é fluente em português, inglês, espanhol, italiano e estudante de francês. Diz que é curiosa e nerd, e aprendeu línguas para poder ler histórias e textos nas suas línguas nativas, não só as peças traduzidas. Assista aqui a entrevista na íntegra. A entrevista foi conduzida pelo professor Rubens Fernandes Junior, que além de uma belíssima carreira de mais de quatro décadas na FAAP é um importante pesquisador, colecionador e crítico de fotografia, ex-curador de fotos da Pinacoteca e do MASP e organizador de diversos livros e exposições sobre o

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter