Curso de Jornalismo da FAAP amplia corpo docente com grandes nomes do mercado


DATA


COMPARTILHE


202389143720

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Atual e dinâmico, o curso de Jornalismo da FAAP traz uma série de inovações para acompanhar as rápidas mudanças no cenário midiático e preparar os alunos para os desafios de uma área em constante transformação. 


Além de se destacar em parcerias estratégicas com os mais importantes veículos e instituições de comunicação do país, o curso reforça seu quadro de professores, com grandes profissionais da imprensa brasileira. 

Diretor da Rádio Cultura AM e FM, Alexandre Tondella é também coordenador de produção da TV Cultura. André Guilherme Delgado Vieira é um dos mais experientes e relevantes repórteres de investigações judiciais e superintendente de Comunicação na Desenvolve SP. Bianca Santana é jornalista e comentarista do Jornal da Cultura.

Jornalista, economista e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP, Bruno Paes Manso foi repórter do Estadão e ganhou o prêmio Jabuti 2022 com o livro “A República das Milícias: Dos esquadrões da morte à era Bolsonaro”. Eduardo Brandini é head de TV, Filmes, Esportes, Notícias e Ecossistema Cívico do YouTube/Google, e já trabalhou nas maiores emissoras de TV do Brasil, como Globo, SBT, Band e Cultura.

Repórter especial na Folha de S. Paulo, Fernanda Mena foi editora da Ilustrada e do Folhateen, integrou equipes da revista Piauí, do Fantástico, na TV Globo, e do UOL. Foi ganhadora, em 2003, dos prêmios Folha e Ayrton Senna. Iuri Pitta é comentarista político da CNN, com mais de 20 anos de experiência em grandes redações e em Comunicação Corporativa e Institucional. 

Escritor e produtor de podcasts, Ivan Mizanzuk alcançou reconhecimento nacional com o Caso Evandro, quarta temporada do podcast “Projeto Humanos”, que é atualmente o maior podcast em formato storytelling no Brasil. Em 2021, a Globoplay lançou uma série sobre o caso, indicada ao Prêmio Emmy International. Tatiana Vasconcelos é âncora, repórter e produtora. Já atuou em grandes veículos de rádio como CBN e BandNews FM, hoje apresenta o Estúdio CBN. 

O curso de Jornalismo da FAAP tem foco na prática profissional desde o primeiro semestre no Laboratório Multiplataforma de Produção Jornalística – LabJor, coordenado pela professora e editora executiva do jornal O Estado de S. Paulo, Luciana Garbin

A estrutura curricular inovadora do curso, coordenado pela professora Edilamar Galvão, está alinhada com as atualizações da comunicação digital e com as novas possibilidades do mercado de produção de conteúdos jornalísticos para empresas na forma de brand publishing. Essa abordagem reflete a natureza diversificada do jornalismo moderno, onde a habilidade de contar histórias por meio de diferentes formatos é essencial, e permite que os alunos estejam atualizados com as últimas tendências. 

O aluno da FAAP também tem a possibilidade de cursar matérias em cursos como Direito, Moda, Economia, Cinema, Animação e Artes. Além de estarem em uma das instituições culturais mais importantes do país, com acesso a grandes eventos, exposições e espetáculos de teatro. 

Essas novidades no curso de Jornalismo refletem a necessidade de adaptação constante e garante que os alunos estejam preparados para enfrentar os desafios e oportunidades de uma área em constante evolução.  


DATA


faap-bcm-banner-home

Business Communication and Media

Saiba mais
sebastian-pandelache-hBki3p82xQ4-unsplash

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Business Communication and Media

BCM aproxima alunos do mercado com visitas e masterclasses exclusivas

Os estudantes do programa de tripla titulação, Business Communication and Media (BCM) da FAAP, estão vivenciando, ao longo deste semestre, uma imersão prática no mercado por meio de visitas a grandes empresas e instituições de comunicação. Os estudantes já conheceram a agência global Weber Shandwick, e estão com visitas agendadas para locais como a empresa de tecnologia Oracle, o canal de televisão CNN, e a Secretaria de Comunicação de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes.  Para quem está iniciando a graduação, essa experiência é essencial para compreender de perto as dinâmicas da profissão, conhecer as exigências do setor e expandir sua rede de contatos desde cedo. Além das visitas, os alunos também participam de masterclasses com profissionais renomados, conectando a academia ao mercado de forma direta e estratégica.  Entre os convidados deste semestre, já passaram pela FAAP Mario Casanova, ex-aluno e Gerente Executivo de Marketing & Growth da Swift/JBS, e Eduardo Chvaicer, CSO e COO da The Media Trade, que falou sobre a plataforma Canal do Mídia com os alunos do 5º semestre. As próximas masterclasses previstas contarão com Caroline Gayo, Diretora de Mídia da Lew’Lara\TBWA, e Luis Felipe Sobral, Diretor de UX do Grupo Boticário, que discutirá a importância do design de experiência e apresentará o Batom Inteligente, vencedor do People’s Choice Award no SXSW Innovation Awards 2025.  O BCM é um programa inovador que integra as áreas de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo, formando profissionais versáteis e preparados para os desafios da comunicação contemporânea. É uma oportunidade para conectar conhecimentos diferentes e potencializar a criatividade e a inovação nos


Publicidade e Propaganda

Palestra sobre o “Pacto CENP” reúne alunos no Centro de Convenções 

Os alunos do programa BCM e do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP se reuniram nessa última terça-feira, 25, no Centro de Convenções, para acompanhar uma palestra com grandes nomes do mercado sobre o “Pacto Cenp – Guia das Boas Práticas do Mercado Publicitário”, um marco para relações mais justas, equilibradas e sustentáveis entre agências, anunciantes, veículos de comunicação e plataformas digitais.  Luis Sobral, CEO da FAAP, abriu a palestra enfatizando o propósito e a excelência da Instituição em educar os futuros profissionais do mercado publicitário: “Essa é uma iniciativa da FAAP, Instituição que eu tenho dito há muito tempo, se atualiza todos os dias há 78 anos. E isso é um desafio, ainda mais nos dias atuais, que exige essa contemporaneidade, exclusividade da FAAP, que nasce desse lugar, e continua perseverando nesse legado, e entrega para a sociedade profissionais mais bem preparados para o futuro”.  Eric Messa, Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP, seguiu dando as boas-vindas aos convidados do evento: Luiz Lara, Presidente do CENP e Chairman TBWA Brasil; Ricardo Chester, VP de Creative Insights da AlmapBBDO;  Regina Augusto, Diretora Executiva do CENP e professora da FAAP e Ana Clara, estagiária de Insights Culturais da Agência AlmapBBDO. Ao longo da apresentação, os convidados explicaram o que é o Pacto CENP, enfatizaram a relevância da atuação da publicidade no mercado da economia criativa e também destacaram a importância desse debate em torno da autorregulação da Indústria Publicitária.   “Hoje nós discutimos aqui com os estudantes da FAAP, as melhores práticas, para a gente ter um mercado publicitário brasileiro relevante, como nós já temos. Nós somos a 11º economia do mundo, mas temos o 2º mercado publicitário mais premiado do mundo no Festival de Cannes Lions. Por quê? Porque nós soubemos organizar o nosso setor, organizar o nosso mercado e remunerar o talento. E é isso que o Pacto CENP representa: boas práticas, harmonia, equilíbrio, valor compartilhado, para a gente respeitar e remunerar os talentos da publicidade brasileira”, elucida Luiz Lara, Presidente do CENP e Chairman TBWA

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter