BandNews TV firma parceria com a FAAP e lança projeto “Primeira Notícia”, reportagens exclusivas produzidas pelos alunos da FAAP para as plataformas digitais da Band


DATA


COMPARTILHE


A credibilidade do Grupo Bandeirantes e a criatividade de alunos de Jornalismo da FAAP são a base do Primeira Notícia, projeto desenvolvido para as plataformas digitais do canal BandNews TV, que entra no ar em 17 de agosto.

Os estudantes da FAAP ficarão responsáveis pelas reportagens feitas para o streaming com uma linguagem totalmente digital. As matérias vão abordar histórias de superação, saúde e bem-estar, empreendedorismo, diversidade e muitos outros assuntos atuais nas áreas de política, economia, cidades, cultura, esportes e comportamento.

“O BandNews TV completa 20 anos e nossos estagiários contribuem muito para o uso de novas tecnologias, novos formatos. Eles são muito ouvidos e, na maioria das vezes, conseguem ser efetivados. Essa troca entre experiência e novidade é muito saudável para o nosso telespectador”, conta Rosangela Lara, diretora-executiva do BandNews TV e idealizadora do projeto.

Os futuros jornalistas participam de reuniões de pauta com os profissionais do canal de notícias e ficam por dentro das trajetórias e rotinas dos apresentadores Eduardo Castro e Isabel Mega (foto). Castro foi repórter, correspondente internacional e hoje apresenta o Jornal BandNews Edição da Noite.

Para o jornalista, a oportunidade de trocar ideias com os novos colegas de profissão gera ganho para os dois lados. “Eles têm a oportunidade de ver, em um grande veículo, como é o real impacto do nosso trabalho e toda a responsabilidade que isso traz. Mas para nós também é muito bom, porque nos coloca em contato com as preocupações e impressões de quem está chegando às redações agora”, comenta Castro.

Isabel foi repórter em Brasília, acompanhou os bastidores da política e hoje apresenta do Expresso BandNews. “Vai ser uma oportunidade bacana para trocar experiências com uma geração de jornalistas que já nasceu no digital. A minha geração pegou um boom de mudanças que foram acontecendo muito rápido. Foram as primeiras entradas por um celular, ainda cheias de improvisos, os primeiros vídeos e conteúdo pensados para redes sociais, as primeiras lives. Tudo ainda muito em adaptação de um modelo dos veículos tradicionais para as mídias digitais”, diz a apresentadora.

Diálogo, desafio e pesquisa

A parceria entre a BandNews TV e a FAAP intensifica o diálogo entre a academia e o mercado com ganho para todas as partes: o canal de notícias, os estudantes de jornalismo e o telespectador. A emissora amplia sua percepção sobre os hábitos de produção e consumo de notícias dos jovens, os estudantes aprendem a trabalhar no ritmo do mercado profissional, com suas exigências de agilidade e rigor, e o público recebe um conteúdo cada vez mais atual em sua forma e abordagem.

Como afirma Edilamar Galvão, coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, “o projeto Primeira Notícia é uma grande oportunidade para os estudantes de Jornalismo vivenciarem a rotina de produção jornalística numa grande emissora, bem como o impacto da informação na sociedade. Por outro lado, esses jovens ‘nativos digitais’ podem trazer o seu natural traquejo com as tecnologias, além do frescor do olhar sobre o mundo atual. Tenho certeza de que será uma experiência inesquecível na carreira desses futuros grandes jornalistas”.

Além da FAAP, alunos da ESPM também participarão da iniciativa.

Confira a grade e os destaques do BandNews TV em: bandnewstv.band.uol.com.br

Facebook: facebook.com/BandNews/

Twitter: twitter.com/BandNewstv/

Instagram: instagram.com/bandnewstv/

YouTube: youtube.com/bandjornalismo


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A credibilidade do Grupo Bandeirantes e a criatividade de alunos de Jornalismo da FAAP são a base do Primeira Notícia, projeto desenvolvido para as plataformas digitais do canal BandNews TV, que entra no ar em 17 de agosto.

Os estudantes da FAAP ficarão responsáveis pelas reportagens feitas para o streaming com uma linguagem totalmente digital. As matérias vão abordar histórias de superação, saúde e bem-estar, empreendedorismo, diversidade e muitos outros assuntos atuais nas áreas de política, economia, cidades, cultura, esportes e comportamento.

“O BandNews TV completa 20 anos e nossos estagiários contribuem muito para o uso de novas tecnologias, novos formatos. Eles são muito ouvidos e, na maioria das vezes, conseguem ser efetivados. Essa troca entre experiência e novidade é muito saudável para o nosso telespectador”, conta Rosangela Lara, diretora-executiva do BandNews TV e idealizadora do projeto.

Os futuros jornalistas participam de reuniões de pauta com os profissionais do canal de notícias e ficam por dentro das trajetórias e rotinas dos apresentadores Eduardo Castro e Isabel Mega (foto). Castro foi repórter, correspondente internacional e hoje apresenta o Jornal BandNews Edição da Noite.

Para o jornalista, a oportunidade de trocar ideias com os novos colegas de profissão gera ganho para os dois lados. “Eles têm a oportunidade de ver, em um grande veículo, como é o real impacto do nosso trabalho e toda a responsabilidade que isso traz. Mas para nós também é muito bom, porque nos coloca em contato com as preocupações e impressões de quem está chegando às redações agora”, comenta Castro.

Isabel foi repórter em Brasília, acompanhou os bastidores da política e hoje apresenta do Expresso BandNews. “Vai ser uma oportunidade bacana para trocar experiências com uma geração de jornalistas que já nasceu no digital. A minha geração pegou um boom de mudanças que foram acontecendo muito rápido. Foram as primeiras entradas por um celular, ainda cheias de improvisos, os primeiros vídeos e conteúdo pensados para redes sociais, as primeiras lives. Tudo ainda muito em adaptação de um modelo dos veículos tradicionais para as mídias digitais”, diz a apresentadora.

Diálogo, desafio e pesquisa

A parceria entre a BandNews TV e a FAAP intensifica o diálogo entre a academia e o mercado com ganho para todas as partes: o canal de notícias, os estudantes de jornalismo e o telespectador. A emissora amplia sua percepção sobre os hábitos de produção e consumo de notícias dos jovens, os estudantes aprendem a trabalhar no ritmo do mercado profissional, com suas exigências de agilidade e rigor, e o público recebe um conteúdo cada vez mais atual em sua forma e abordagem.

Como afirma Edilamar Galvão, coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, “o projeto Primeira Notícia é uma grande oportunidade para os estudantes de Jornalismo vivenciarem a rotina de produção jornalística numa grande emissora, bem como o impacto da informação na sociedade. Por outro lado, esses jovens ‘nativos digitais’ podem trazer o seu natural traquejo com as tecnologias, além do frescor do olhar sobre o mundo atual. Tenho certeza de que será uma experiência inesquecível na carreira desses futuros grandes jornalistas”.

Além da FAAP, alunos da ESPM também participarão da iniciativa.

Confira a grade e os destaques do BandNews TV em: bandnewstv.band.uol.com.br

Facebook: facebook.com/BandNews/

Twitter: twitter.com/BandNewstv/

Instagram: instagram.com/bandnewstv/

YouTube: youtube.com/bandjornalismo


DATA


banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Business Communication and Media

Agência Lupa, em parceria com a FAAP, lança relatório com participação de alunos do BCM

Esta semana, a FAAP e a Agência Lupa apresentaram o relatório “O Brasil do Zap”, estudo que revela um panorama inédito sobre os conteúdos que circulam em grupos públicos de WhatsApp no país. O trabalho foi coordenado pela professora da FAAP Beatriz Farrugia e contou com a participação dos alunos do Programa BCM.  O evento de lançamento do relatório aconteceu no B-Hub e contou com o debate “Entre mensagens e mentiras: a realidade da desinformação no WhatsApp”, mediado pela coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, Edilamar Galvão. Além do debate, os alunos assistiram às falas de Natália Leal (CEO da Lupa), Cristina Tardáguila (fundadora da Lupa, em participação remota), Luis Fakhouri (Palver), Amaralina Machado Rodrigues Xavier (Meedan) e Ítalo Rômany, repórter da Lupa.  Produzida pelo Observatório Lupa, a pesquisa analisou 325 mil mensagens únicas em português, coletadas em mais de 100 mil grupos públicos entre julho de 2024 e julho de 2025. A partir disso, foram examinados em profundidade 10.351 conteúdos, incluindo 9.163 pedidos de verificação recebidos pela Lupa, 468 checagens publicadas por veículos especializados e 720 mensagens amplamente encaminhadas na plataforma.  Ao final, os alunos de BCM receberam os certificados do Projeto Lupinhas, reconhecendo sua atuação na pesquisa. O projeto integra áreas como Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas em um exercício prático e interdisciplinar de análise crítica do ecossistema informacional.  Além de gerar dados inéditos sobre o comportamento informativo no WhatsApp, o relatório também funcionou como um importante laboratório acadêmico: os estudantes participaram da sistematização e classificação de conteúdos pela Taxonomia Lupa, supervisionados por profissionais e em ambiente seguro para manejo de material


Business Communication and Media

Alunos do programa BCM da FAAP visitam o Palácio dos Bandeirantes

Nesta última terça, 21, um grupo de alunos do programa BCM (Business Communication and Media) que integra as graduações de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo da FAAP, fez uma visita ao Palácio dos Bandeirantes para conhecer a estrutura da Secretaria de Comunicação do Governo de São Paulo e a sua Agência SP, a Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo.  Segundo Eric Messa, Coordenador do Programa BCM da FAAP, “a comunicação passa por uma grande revolução, e a comunicação pública não fica à margem. Conhecer a estrutura da Secretaria de Comunicação do Governo, lá no Palácio dos Bandeirantes, reforça minha convicção de que, hoje, toda instituição, pública ou privada, precisa dispor de uma estrutura de comunicação minimamente articulada para atender à demanda de produção de conteúdo próprio. Seus profissionais devem reunir competências múltiplas: capacidade analítica, fluência em formatos digitais e aptidão para integrar narrativas”.   O grupo de estudantes foi recebido por Lais Vita (Secretária de Estado), Flávio Benvenuto (Subsecretário de Comunicação Integrada), Joana Carmo (Subsecretária de Marketing) e pela equipe de coordenadores de área.   “Cada vez mais me convenço de que a aproximação entre os cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo, que idealizamos no programa BCM, oferece uma formação alinhada às necessidades atuais”, afirma Eric Messa.


Publicidade e Propaganda

CoLab da FAAP inicia parceria com a Agência Tech & Soul 

Os alunos da CoLab, Agência Experimental da FAAP, deram início a uma parceria com a Tech & Soul, uma das agências mais premiadas do país, que carrega em seu portfólio 7 Leões, Clio, D&AD, entre outros prêmios.   “A parceria com a Tech & Soul, vai reforçar o compromisso da FAAP em proporcionar um ensino alinhado ao que está sendo praticado atualmente no mercado profissional, colocando os alunos em contato direto com os profissionais que fazem o mercado da comunicação diariamente”, afirma o Prof. Dr. José Roberto D’Elboux .  Através do programa Agência Madrinha, que tem o objetivo de aproximar agências do mercado e a FAAP, os alunos vão desenvolver um projeto para a ClickBus, cliente da Tech & Soul, orientados por professores do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP e por profissionais da agência, aplicando na prática os ensinamentos vistos em sala de aula.  “Acompanhar de perto o lançamento de uma campanha real para a Clickbus está sendo enriquecedor, abrindo meus olhos para todo o processo criativo e para a dinâmica de uma agência. Essa vivência está sendo transformadora e me traz não só aprendizado, mas também inspiração”, relata a aluna Mariana Leite.  A aluna Sofia Vazquez, nos conta que “trabalhar em conjunto com a Tech & Soul está sendo fantástico! Tanto no âmbito profissional, através dos projetos que estamos desenvolvendo, quanto no pessoal, a partir dos insights que tenho tido nesse período”.   Sobre a CoLab  Criada em 2020, a CoLab é uma iniciativa da coordenação de Publicidade e Propaganda aberta aos alunos de todos os cursos da instituição. Neste espaço colaborativo, os estudantes transformam conhecimento em prática, trabalhando em projetos reais e gratuitos para ONGs, instituições sem fins lucrativos e iniciativas privadas.  Com equipes multidisciplinares e mentoria dos professores de PP, os estudantes aprendem a trabalhar com criação, marketing e atendimento.  E tem mais: a CoLab também impulsiona os alunos em competições estudantis como o Effie College, onde os alunos foram vencedores em 2022 e 2024, e estão entre os finalistas desde


Business Communication and Media

FAAP e APP Brasil promovem painel ‘Criatividade em equilíbrio’

Como parte integrante da programação da Jornada Profissional, a FAAP em parceria com a APP Brasil, Globo e propmark, promoveram o painel “Criatividade em equilíbrio: quando a mente pede pausa em um mercado que nunca para”. O encontro aconteceu no Centro de Convenções da FAAP e colocou em pauta discussões profundas e inspiradoras sobre como a busca incessante por eficiência, e o ritmo acelerado da indústria, podem afetar nossa saúde mental e produtividade criativa.  “Faz parte da sustentabilidade da indústria da publicidade, trabalhar esse tema de saúde mental. Como que a gente consegue o potencial da nossa criatividade, mas em equilíbrio, para que as pessoas possam se sentir pertencentes na sua maior potência, em um ambiente seguro dentro do mercado de trabalho”, afirma Brisa Vicente, co-CEO da Droga5, sobre o tema central do painel.   Voltado a lideranças de agências, veículos e produtoras, estudantes, professores e profissionais das áreas de ESG, RH e comunicação corporativa, o evento buscou inspirar reflexões sobre conciliar a alta performance com bem-estar.   A abertura foi conduzida por Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma, que apresentou a palestra “A Doença da Eficiência”. Em seguida, um painel mediado por Cris Pereira Heal, Vice-Presidente de ESG da APP Brasil e VP de negócios da FBiz, contou com a presença da Amanda Sthephanie, Especialista em diversidade na Fbiz; Brisa Vicente, co-CEO da Droga5, Eric Messa, Coordenador de Publicidade e Propaganda da FAAP; Marta Rocha, Fundadora da ACESSE; Renata Rivetti, Diretora da Reconnect Happiness at Work e Rita Almeida, Head de Estratégias da AlmapBBDO.   A curadoria é assinada por Cris Pereira, Vice-Presidente de ESG da APP Brasil e VP de negócios da FBiz, Henriane Morelli, Fundadora da HRI Digital e Diretora de ESG da APP, e Jef Martins, Head of Communications da Be Partners.co e Diretor de ESG da

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter


Fatal error: Uncaught wfWAFStorageFileException: Unable to save temporary file for atomic writing. in /var/www/prodportalfaap/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:34 Stack trace: #0 /var/www/prodportalfaap/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(658): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents() #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig() #2 {main} thrown in /var/www/prodportalfaap/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 34