O curta-metragem “Paloma”, de alunos do curso de Animação, foi selecionado para participar do Festival de Estudiantes de Artes Audiovisuales de Universidades Públicas y Privadas de Buenos Aires


DATA


COMPARTILHE


MV5BMGM1YzIxODgtNmYwMS00ZDQ1LTkxZWMtMzk1ZmQwNDJlMDYwXkEyXkFqcGdeQXVyODgwMDc5NDg@._V1_FMjpg_UX1000_

COMPARTILHE

COMPARTILHE

O filme “Paloma”, projeto de conclusão do curso de Animação da FAAP, dirigido pelo aluno Alex Reis, participará do 11º Festival REC – Festival de Estudiantes de Artes Audiovisuales de Universidades Públicas y Privadas, que acontecerá entre os dias 25 e 29 de agosto, em Buenos Aires.

O curta-metragem se passa na Praça da Se´, em Sa~o Paulo, onde Paloma – uma pomba como qualquer outra – engole um chip de celular e ganha consciência. Mas o que era para ser uma benc¸a~o acaba revelando algo terrível: ela, assim como todas as pombas, sempre comeu restos. Diante disso, Paloma vai atrás de justiça para as pombas e, ao lado de Pru, descobre mais sobre quem se tornou e o seu lugar entre os humanos, ratos e demais habitantes da cidade.

Segundo o diretor do filme, a ideia nasceu em 2016 para uma aula da disciplina de Argumento, do curso de Animação. Começou como um exercício de escrita e acabou, em 2019, sendo o Trabalho de Conclusão de Curso. Foram 3 anos de pesquisas e estudos voltados para cinema, animação e comunicação, que rechearam o projeto para o ano de conclusão do curso.

“O projeto trata sobre raça e classe através da relação entre os humanos e as pombas na cidade, onde uns têm demais e outros de menos para se alimentar, seja pombo ou humano. Isso tudo na perspectiva de uma pomba da Sé, que ganhou consciência comendo lixo”, comenta o aluno Alex Reis.

“O curta contou com a participação de uma equipe criativa que ralou muito pra levantar o projeto e fomos bem orientados pelos professores envolvidos. Foi um processo trabalhoso e estressante, mas, acima de tudo, gratificante. Essa foi a primeira turma de Animação fazendo o primeiro curta de conclusão do curso. Foi uma turma histórica e ter sido parte dessa história é maravilhoso. É muito bom ver o projeto comovendo, entretendo e dando frutos, mesmo dentro deste cenário pandêmico”, comemora o diretor.

Assista aqui ao trailer do filme: https://vimeo.com/410202419

Paloma (Paloma)

Informações do filme (Movie Information)

Duração(lenght) – 7’35”

Exibição (Exhibition) – 16:9

Bitola (filmed) – Digital

Cor (Color) – Color

Ano (Year) – 2020

Tipo (type) – Curta Short

Gênero (genre) – Animação Animation

Ficha Técnica (Cast and Crew)

Direção (Director): Alex Reis

Roteiro (Screenplay): Alex Reis, Laura MC, Henrique de Paula, Luiza Azevedo, Luiz Moura

Produção Executiva (Executive Production): Alex Reis e Lena Araujo

Direção de Produção (Production): Lena Araujo e Victor Morelli

Fotografia (Cinematography): Diego Pirata

Montagem (Editing): Alex Reis e Laura MC

Som (Sound): Kim Manso

Trilha Sonora (Music): Alex Reis e Kim Manso

Arte (Art Direction): Juliana Nascimento e Rafael Santos

Direção de Animação (Animation): Helen Okuma

Cenários (Scenarios): Juliana Britto, Vitória Abreu, Marcella Carvalho, Vitória Misae, Victor Morelli

Design de Personagens (Character Design): Juliana Nascimento e Helen Okuma Props Juliana Nascimento e Marcella Carvalho

Elenco (Cast): Helen Okuma e Jessyca Rianho


DATA


banners-site-faap_anim1

Graduação em Animação na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_anim2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Cinema

1º Festival Waiff Brasil, de filmes com IA, acontece na FAAP em 2026

O World Artificial Intelligence Film Festival (WAIFF) chega ao Brasil para abrir um novo capítulo do cinema aliado à inteligência artificial. Realizado na FAAP, em fevereiro de 2026, o festival lança luz sobre a presença crescente da IA no audiovisual e incentiva o debate sobre autoria, ética, inovação e o futuro da criação artística. Carlos “Cebola” Guedes, produtor executivo da Ultravioleta, e Tadeu Jungle, diretor, roteirista, poeta visual e videoartista, são os nomes por trás do grande evento.A FAAP, reconhecida por sua excelência acadêmica e infraestrutura excepcional, é o palco ideal para o WAIFF Brasil (World AI Film Festival). A instituição, que já formou gerações de artistas, cineastas e profissionais da indústria criativa, continua a liderar a inovação educacional com suas instalações de última geração. A instituição conta com uma nova ala de audiovisual, totalmente reformada e equipada com tecnologia de ponta, incluindo câmeras 4K, softwares de edição avançados e estúdios de cinema e gravação com acústica de alta qualidade. Este espaço não só reflete o compromisso da FAAP em oferecer o que há de mais moderno no mercado brasileiro, mas também promove uma experiência de aprendizado prática e imersiva.“A FAAP se atualiza todos os dias há 78 anos, e inovação faz parte do nosso DNA. Por isso, é com grande satisfação que recebemos a primeira edição do WAIFF Brasil. O festival representa uma conexão natural entre nossa tradição em formar profissionais de excelência e as transformações tecnológicas que estão moldando o futuro do audiovisual. A iniciativa também dialoga diretamente com nossos esforços e investimentos contínuos em trazer conteúdos e eventos inéditos para nossos alunos e para o público”, explica o CEO da FAAP, Luis Sobral. Waiff TalksTadeu Jungle conduz, junto à FAAP, um videocast, já em produção, que servirá como preparação ao festival. Serão oito episódios, que devem ir ao ar a partir de outubro, até dezembro.Em cada episódio, Jungle conversa com um especialista em IA e um professor da FAAP. Na estreia, os convidados foram Humberto Neiva, coordenador do curso de Cinema da instituição, Janaina Augustin, consultora na área de audiovisual e inovação, especializada em IA aplicada à produção criativa.Vamos nessa? Inscreva-se a partir de 29 de


Cine FAAP

KOFF 2025: Festival de Cinema Coreano terá exibições no CINE FAAP 

A 3ª edição do Festival de Cinema Coreano (KOFF – Korean Film Festival), principal evento dedicado à cinematografia coreana no país, marcará presença no CINE FAAP para apresentar o melhor do cinema sul-coreano, com exibições de curtas e longas que refletem a força e a sensibilidade da cinematografia mais recente do país.   Não perca a chance de conferir essa seleção incrível — e totalmente gratuita. Com duas exibições no mesmo dia, e início previsto para às 15h, confira abaixo a programação:  05/08 — My Heart is Going to Explode (às 15h) + Rebound (às 15h20) 06/08 — The Lee Families (às 15h) + Anemone (às 15h25) 07/08 — Freesize (às 15h) + The Bygone Days (às 15h25) 08/08 — My Worst Nightmare (às 15h) + Ditto (às 15h15)  A organização do KOFF 2025 divulgou que este ano segue o tema “Diversidade e Modernidade”, e inclui também uma homenagem ao cineasta Lee Chang-dong. Um dos mais importantes diretores da Coreia do Sul e uma figura central no cinema asiático contemporâneo, Lee também foi Ministro da Cultura da Coreia do Sul (2003–2004) e costuma tratar de temas sociais e personagens marginalizados em sua filmografia.  A mostra KOFF retorna à capital de São Paulo em outubro e percorre ainda outras 6 cidades: Piracicaba (SP); Goiânia (GO); Fortaleza (CE); Porto Alegre (RS); Curitiba (PR) e Belo Horizonte (BH). Para informações, acesse o site ou o Instagram oficial do


Cinema

Ex-aluna de Cinema da FAAP apresenta documentário em Cannes

O documentário Carcereiras, dirigido pela ex-aluna Julia Hannud, foi um dos destaques da participação brasileira no Cannes Docs 2025, vitrine dedicada ao documentário dentro do Marché du Film, no Festival de Cannes. Em uma edição histórica, que teve o Brasil como País de Honra, o filme integrou a seleção oficial de quatro documentários nacionais apresentados no showcase do dia 16 de maio.  A exibição marca um momento importante na trajetória de Julia Hannud. A pesquisa que deu origem ao filme começou ainda em seu Trabalho de Conclusão de Curso na FAAP e resultou em seu primeiro longa, Saudade Mundão (2020), disponível em plataformas digitais. Agora, com Carcereiras, a diretora aprofunda sua investigação sobre o sistema prisional brasileiro, conquistando sua estreia internacional e reafirmando o potencial transformador de projetos desenvolvidos no ambiente acadêmico.  O documentário mergulha no universo do sistema prisional brasileiro a partir de uma perspectiva rara: o olhar das mulheres que trabalham dentro das unidades prisionais em São Paulo. Entre tensões e rotinas duras, o filme revela também gestos de cuidado e humanidade em um espaço historicamente marcado pela opressão.  A presença de Carcereiras no Cannes Docs contribui para ampliar a visibilidade do documentário brasileiro no cenário internacional e destaca a importância de narrativas comprometidas com a escuta, a justiça social e o protagonismo feminino no

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter