O curta-metragem “Paloma”, de alunos do curso de Animação, foi selecionado para participar do Festival de Estudiantes de Artes Audiovisuales de Universidades Públicas y Privadas de Buenos Aires


DATA


COMPARTILHE


MV5BMGM1YzIxODgtNmYwMS00ZDQ1LTkxZWMtMzk1ZmQwNDJlMDYwXkEyXkFqcGdeQXVyODgwMDc5NDg@._V1_FMjpg_UX1000_

COMPARTILHE

COMPARTILHE

O filme “Paloma”, projeto de conclusão do curso de Animação da FAAP, dirigido pelo aluno Alex Reis, participará do 11º Festival REC – Festival de Estudiantes de Artes Audiovisuales de Universidades Públicas y Privadas, que acontecerá entre os dias 25 e 29 de agosto, em Buenos Aires.

O curta-metragem se passa na Praça da Se´, em Sa~o Paulo, onde Paloma – uma pomba como qualquer outra – engole um chip de celular e ganha consciência. Mas o que era para ser uma benc¸a~o acaba revelando algo terrível: ela, assim como todas as pombas, sempre comeu restos. Diante disso, Paloma vai atrás de justiça para as pombas e, ao lado de Pru, descobre mais sobre quem se tornou e o seu lugar entre os humanos, ratos e demais habitantes da cidade.

Segundo o diretor do filme, a ideia nasceu em 2016 para uma aula da disciplina de Argumento, do curso de Animação. Começou como um exercício de escrita e acabou, em 2019, sendo o Trabalho de Conclusão de Curso. Foram 3 anos de pesquisas e estudos voltados para cinema, animação e comunicação, que rechearam o projeto para o ano de conclusão do curso.

“O projeto trata sobre raça e classe através da relação entre os humanos e as pombas na cidade, onde uns têm demais e outros de menos para se alimentar, seja pombo ou humano. Isso tudo na perspectiva de uma pomba da Sé, que ganhou consciência comendo lixo”, comenta o aluno Alex Reis.

“O curta contou com a participação de uma equipe criativa que ralou muito pra levantar o projeto e fomos bem orientados pelos professores envolvidos. Foi um processo trabalhoso e estressante, mas, acima de tudo, gratificante. Essa foi a primeira turma de Animação fazendo o primeiro curta de conclusão do curso. Foi uma turma histórica e ter sido parte dessa história é maravilhoso. É muito bom ver o projeto comovendo, entretendo e dando frutos, mesmo dentro deste cenário pandêmico”, comemora o diretor.

Assista aqui ao trailer do filme: https://vimeo.com/410202419

Paloma (Paloma)

Informações do filme (Movie Information)

Duração(lenght) – 7’35”

Exibição (Exhibition) – 16:9

Bitola (filmed) – Digital

Cor (Color) – Color

Ano (Year) – 2020

Tipo (type) – Curta Short

Gênero (genre) – Animação Animation

Ficha Técnica (Cast and Crew)

Direção (Director): Alex Reis

Roteiro (Screenplay): Alex Reis, Laura MC, Henrique de Paula, Luiza Azevedo, Luiz Moura

Produção Executiva (Executive Production): Alex Reis e Lena Araujo

Direção de Produção (Production): Lena Araujo e Victor Morelli

Fotografia (Cinematography): Diego Pirata

Montagem (Editing): Alex Reis e Laura MC

Som (Sound): Kim Manso

Trilha Sonora (Music): Alex Reis e Kim Manso

Arte (Art Direction): Juliana Nascimento e Rafael Santos

Direção de Animação (Animation): Helen Okuma

Cenários (Scenarios): Juliana Britto, Vitória Abreu, Marcella Carvalho, Vitória Misae, Victor Morelli

Design de Personagens (Character Design): Juliana Nascimento e Helen Okuma Props Juliana Nascimento e Marcella Carvalho

Elenco (Cast): Helen Okuma e Jessyca Rianho


DATA


banners-site-faap_anim1

Graduação em Animação na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_anim2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Cinema

1º Festival Waiff Brasil, de filmes com IA, acontece na FAAP em 2026

O World Artificial Intelligence Film Festival (WAIFF) chega ao Brasil para abrir um novo capítulo do cinema aliado à inteligência artificial. Realizado na FAAP, em fevereiro de 2026, o festival lança luz sobre a presença crescente da IA no audiovisual e incentiva o debate sobre autoria, ética, inovação e o futuro da criação artística. Carlos “Cebola” Guedes, produtor executivo da Ultravioleta, e Tadeu Jungle, diretor, roteirista, poeta visual e videoartista, são os nomes por trás do grande evento.A FAAP, reconhecida por sua excelência acadêmica e infraestrutura excepcional, é o palco ideal para o WAIFF Brasil (World AI Film Festival). A instituição, que já formou gerações de artistas, cineastas e profissionais da indústria criativa, continua a liderar a inovação educacional com suas instalações de última geração. A instituição conta com uma nova ala de audiovisual, totalmente reformada e equipada com tecnologia de ponta, incluindo câmeras 4K, softwares de edição avançados e estúdios de cinema e gravação com acústica de alta qualidade. Este espaço não só reflete o compromisso da FAAP em oferecer o que há de mais moderno no mercado brasileiro, mas também promove uma experiência de aprendizado prática e imersiva.“A FAAP se atualiza todos os dias há 78 anos, e inovação faz parte do nosso DNA. Por isso, é com grande satisfação que recebemos a primeira edição do WAIFF Brasil. O festival representa uma conexão natural entre nossa tradição em formar profissionais de excelência e as transformações tecnológicas que estão moldando o futuro do audiovisual. A iniciativa também dialoga diretamente com nossos esforços e investimentos contínuos em trazer conteúdos e eventos inéditos para nossos alunos e para o público”, explica o CEO da FAAP, Luis Sobral. Waiff TalksTadeu Jungle conduz, junto à FAAP, um videocast, já em produção, que servirá como preparação ao festival. Serão oito episódios, que devem ir ao ar a partir de outubro, até dezembro.Em cada episódio, Jungle conversa com um especialista em IA e um professor da FAAP. Na estreia, os convidados foram Humberto Neiva, coordenador do curso de Cinema da instituição, Janaina Augustin, consultora na área de audiovisual e inovação, especializada em IA aplicada à produção criativa.Vamos nessa? Inscreva-se a partir de 29 de

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter