FAAP recebe grandes nomes do mercado para comemorar o Dia Internacional da Animação

TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Rafayane Carla de Santana Carvalho / FAAP, Fernando Aurelio Silveira / FAAP



DATA


COMPARTILHE


Dia internacional da animação

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Em 27 e 28 de outubro, a FAAP recebeu animadores e profissionais renomados do mercado para comemorar o Dia Internacional da Animação.  

Foram dois dias de atividades com exibição de curtas, mostra de animação com animações infantis, produções nacionais e internacionais e palestras com grandes empresas da indústria de animação como Warner Bros e Coala Filmes, que compartilharam conhecimentos valiosos com nossos alunos e o público em geral, explorando uma variedade de temas essenciais para o mercado de animação.  

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as recentes tendências e inovações no universo da animação, adquirindo experiências valiosas sobre as demandas e necessidades atuais do mercado. As palestras e discussões falaram sobre técnicas de animação, narrativa, avanços tecnológicos e oportunidades de carreira.  

Marina Filipe, Sênior Manager da Warner Bros Brasil e ex-aluna da FAAP, falou sobre a importância de estudar seu público-alvo. “Estou muito feliz de voltar à FAAP depois de 20 anos, e a dica que eu dou para quem quer trabalhar com animação por conta do volume de conteúdo infantil é: estudem desenvolvimento infantil, estudem seu target, que muda todo ano, porque o mundo está mudando muito rápido”.  

O evento também incluiu um mini festival de curtas-metragens, que apresentou os trabalhos de conclusão de curso (TCCs) de graduandos em Animação, permitindo que os estudantes compartilhassem seu talento e criatividade com o público, demonstrando o alto nível de qualidade dos programas de animação da FAAP.  

Para o coordenador do curso de Animação da FAAP, Fábio Musarra, além de ser uma oportunidade de aprendizado e networking, “o evento também celebra a criatividade e a paixão pela animação, enriquecendo o conhecimento dos participantes e inspirando futuras gerações de animadores”. 


TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Rafayane Carla de Santana Carvalho / FAAP, Fernando Aurelio Silveira / FAAP


DATA


banners-site-faap_anim1

Graduação em Animação na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_anim2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Cine FAAP

KOFF 2025: Festival de Cinema Coreano terá exibições no CINE FAAP 

A 3ª edição do Festival de Cinema Coreano (KOFF – Korean Film Festival), principal evento dedicado à cinematografia coreana no país, marcará presença no CINE FAAP para apresentar o melhor do cinema sul-coreano, com exibições de curtas e longas que refletem a força e a sensibilidade da cinematografia mais recente do país.   Não perca a chance de conferir essa seleção incrível — e totalmente gratuita. Com duas exibições no mesmo dia, e início previsto para às 15h, confira abaixo a programação:  05/08 — My Heart is Going to Explode (às 15h) + Rebound (às 15h20) 06/08 — The Lee Families (às 15h) + Anemone (às 15h25) 07/08 — Freesize (às 15h) + The Bygone Days (às 15h25) 08/08 — My Worst Nightmare (às 15h) + Ditto (às 15h15)  A organização do KOFF 2025 divulgou que este ano segue o tema “Diversidade e Modernidade”, e inclui também uma homenagem ao cineasta Lee Chang-dong. Um dos mais importantes diretores da Coreia do Sul e uma figura central no cinema asiático contemporâneo, Lee também foi Ministro da Cultura da Coreia do Sul (2003–2004) e costuma tratar de temas sociais e personagens marginalizados em sua filmografia.  A mostra KOFF retorna à capital de São Paulo em outubro e percorre ainda outras 6 cidades: Piracicaba (SP); Goiânia (GO); Fortaleza (CE); Porto Alegre (RS); Curitiba (PR) e Belo Horizonte (BH). Para informações, acesse o site ou o Instagram oficial do


Cinema

Ex-aluna de Cinema da FAAP apresenta documentário em Cannes

O documentário Carcereiras, dirigido pela ex-aluna Julia Hannud, foi um dos destaques da participação brasileira no Cannes Docs 2025, vitrine dedicada ao documentário dentro do Marché du Film, no Festival de Cannes. Em uma edição histórica, que teve o Brasil como País de Honra, o filme integrou a seleção oficial de quatro documentários nacionais apresentados no showcase do dia 16 de maio.  A exibição marca um momento importante na trajetória de Julia Hannud. A pesquisa que deu origem ao filme começou ainda em seu Trabalho de Conclusão de Curso na FAAP e resultou em seu primeiro longa, Saudade Mundão (2020), disponível em plataformas digitais. Agora, com Carcereiras, a diretora aprofunda sua investigação sobre o sistema prisional brasileiro, conquistando sua estreia internacional e reafirmando o potencial transformador de projetos desenvolvidos no ambiente acadêmico.  O documentário mergulha no universo do sistema prisional brasileiro a partir de uma perspectiva rara: o olhar das mulheres que trabalham dentro das unidades prisionais em São Paulo. Entre tensões e rotinas duras, o filme revela também gestos de cuidado e humanidade em um espaço historicamente marcado pela opressão.  A presença de Carcereiras no Cannes Docs contribui para ampliar a visibilidade do documentário brasileiro no cenário internacional e destaca a importância de narrativas comprometidas com a escuta, a justiça social e o protagonismo feminino no


Cinema

Filme de TCC da FAAP vence Prêmio ABC 2025 de Direção de Fotografia

A estudante de Cinema da FAAP, Júlia Yoko Matsuda, foi premiada na cerimônia do Prêmio ABC 2025, que foi realizada no último sábado, 17 de maio, na Cinemateca Brasileira. Promovido pela Associação Brasileira de Cinematografia, o evento é um dos mais prestigiados do setor e reconhece os principais talentos da cinematografia. Com apresentação da atriz Leandra Leal, a premiação destacou o curta-metragem de Trabalho de Conclusão de Curso de alunos da FAAP, O Tempo Corre para Trás, com direção de Antonio Zaccherini de Amorim, que recebeu o troféu na categoria Melhor Direção de Fotografia – Filme Estudantil. “Ser finalista e conquistar um Prêmio ABC com meu TCC sempre foi um sonho ao longo da minha formação. Durante esse percurso, estive cercada por profissionais que admiro profundamente dentro da ABC, e receber esse reconhecimento de uma associação que representa tantas das minhas inspirações foi uma grande honra. Encaro esse prêmio como o maior elogio ao trabalho coletivo de todos os assistentes e diretores que contribuíram para dar vida e luz a essa história. Também gostaria de agradecer à FAAP e, especialmente, aos professores que caminharam comigo nessa jornada de 4 anos com todas as referências e pitacos que construíram meus primeiros passos na cinematografia, este prêmio é nosso!”, disse Júlia Yoko Matsuda. A conquista também evidencia a potência dos projetos desenvolvidos pelos alunos da FAAP, que contam com estrutura, acompanhamento docente e liberdade criativa para transformar ideias em obras com reconhecimento no circuito

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter