David Lynch nos deixa com o aprendizado de sonhar através da arte

FOTOS

Fernando Silveira/FAAP



DATA


COMPARTILHE


David Lynch na FAAP em 2008. Foto: Fernando Silveira/FAAP


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Hoje, 16, nos despedimos de David Lynch, diretor americano responsável por importantes produções, como “Mulholland Drive”, “Blue Velvet” e a icônica série “Twin Peaks”. Em 2008, David Lynch esteve na FAAP para lançar seu livro “Em Águas Profundas” e dar uma palestra especial para a comunidade acadêmica, que marcou a todos, principalmente os alunos de Cinema.

Lynch revolucionou o cinema com sua linguagem única, combinando elementos surrealistas, atmosferas oníricas, suspense e profundas reflexões sobre a psique humana. Ao longo de sua carreira, foi indicado quatro vezes ao Oscar e deixou uma marca profunda no cinema e nas artes.

O encontro na FAAP foi um momento inesquecível, onde Lynch respondeu perguntas dos alunos, inspirando os futuros cineastas que tiveram uma oportunidade única de poder conversar com o diretor.

Sua obra continua a desafiar e encantar o público, e sua passagem pela FAAP permanece como um capítulo memorável para todos que puderam vivenciar aquele momento. David Lynch seguirá inspirando as futuras gerações que buscam construir um cinema corajoso e inovador.

Fotos: Fernando Silveira/FAAP

David Lynch na FAAP em 2008


FOTOS

Fernando Silveira/FAAP


DATA


banners-site-faap_cine1

Graduação em Cinema na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_cine2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Jornalismo

Encontro Folha FAAP reúne gerações de jornalista e afirma a relevância da profissão 

A FAAP recebeu, no dia 28 de novembro, o “Encontro Folha-FAAP – O Jornalismo Muda o Mundo”, parceria entre a Folha de S.Paulo e a instituição que reuniu nomes de destaque da imprensa, professores e jornalistas em início de carreira para discutir os bastidores da produção de notícias, os desafios e a relevância da profissão.  O encontro aconteceu no Centro de Convenções da FAAP, com uma programação que se estendeu ao longo do dia, composta por mesas de debate e entrevistas. Na abertura, Sérgio Dávila, Diretor de redação da Folha e Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, deram as boas-vindas e apresentaram a proposta do evento.   A iniciativa, aberta ao público, ofereceu uma oportunidade única para estudantes e interessados na área conhecerem de perto o trabalho de profissionais de referência, trocarem experiências e refletirem sobre o papel fundamental da profissão.  A primeira mesa teve como tema “Os bastidores da notícia”. Com mediação de Eduardo Scolese, editor-líder do núcleo de Treinamento e Projetos Especiais da Folha, os participantes discutiram como se constrói um furo de reportagem, os momentos de tensão da apuração e projetos bem-sucedidos na imprensa. Participaram da mesa Basília Rodrigues, analista de política e apresentadora do SBT News;  Mônica Bergamo, colunista da Folha e Bruno Paes Manso, jornalista e Prof. da FAAP.  A segunda mesa, “Ponto de partida”, reuniu jornalistas em fase inicial de carreira para compartilharem experiências de impacto no início de sua atuação profissional, da sala de aula à redação. Com mediação de Naief Haddad, repórter especial da Folha, participaram da mesa Carol Pfeiffer, repórter do Folhateen e aluna de Jornalismo da FAAP; Priscila Camazano, apresentadora da TV Folha e Gabriel Barnabé, repórter de Mundo da Folha e ex-aluno da FAAP.  Já no período da tarde aconteceu o último debate, sobre “Jornalismo e Política”. Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP e Fernanda Mena, repórter da Folha e Profa. da FAAP entrevistaram Renata Lo Prete, âncora do Jornal da Globo.    Todos os convidados responderam a perguntas elaboradas pelo público presente. O evento promoveu uma troca de experiências intergeracional muito enriquecedora, marcando assim mais uma oportunidade única que a FAAP oferece aos seus alunos, unindo a teoria, prática e


Jornalismo

Encontro Folha Faap: O Jornalismo Muda o Mundo 

A FAAP recebe, no dia 28 de novembro, o “Encontro Folha-FAAP – O Jornalismo Muda o Mundo”, parceria entre a Folha de S.Paulo e a FAAP que reúne nomes de destaque da imprensa, professores e jornalistas em início de carreira para discutir os bastidores da produção de notícias, os desafios da profissão e o jornalismo político.  O encontro acontece no Centro de Convenções da FAAP, a partir das 9h, com uma programação que se estende ao longo do dia, composta por mesas de debate e entrevistas. Na abertura, Sérgio Dávila, Diretor de redação da Folha, Luis Sobral, CEO da FAAP, e Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, dão as boas-vindas e apresentam a proposta do evento.   A iniciativa, aberta ao público, oferece uma oportunidade única para estudantes e interessados na área conhecerem de perto o trabalho de profissionais de referência, trocarem experiências e refletirem sobre o futuro da profissão. A entrada é gratuita e está sujeita à lotação. Confira abaixo a programação completa:  Mesa 1 – Os bastidores da notícia (9h30 às 10h30)  A primeira mesa tem como tema “Os bastidores da notícia”. Com mediação de Eduardo Scolese, editor-líder do núcleo de Treinamento e Projetos Especiais da Folha, os participantes irão discutir como se constrói um furo de reportagem, os momentos de tensão da apuração e projetos bem-sucedidos na imprensa. Participam:  Após a mesa, haverá intervalo para café às 10h30.  Mesa 2 – Ponto de partida: experiências de jovens jornalistas (10h45 às 11h45)  A segunda mesa, “Ponto de partida”, traz jornalistas em fase inicial de carreira para compartilharem, em falas de 10 minutos cada, experiências de impacto no início de sua atuação profissional, da sala de aula à redação. Com mediação de Naief Haddad, repórter especial da Folha, participam:  O intervalo para almoço está previsto a partir das 12h.  Mesa 3 – Jornalismo e Política (14h30 às 15h30)  No período da tarde acontece o debate sobre “Jornalismo e Política”. Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP e Fernanda Mena, repórter da Folha e Profa. da FAAP


Business Communication and Media

FAAP em parceria com o Estadão recebe Simon Cook, CEO do Cannes Lions  

A FAAP recebeu Simon Cook, CEO do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, para uma conversa com profissionais do mercado publicitário e estudantes, em uma iniciativa da parceria entre a FAAP, Lions e o Estadão, representante do festival no Brasil.    Simon Cook trouxe uma análise sobre o estado atual da criatividade e do papel das marcas no mundo contemporâneo, destacando que o propósito do festival é compartilhar conhecimento. Em suas palavras, “o que acontece em Cannes não deve ficar apenas em Cannes”. A análise realizada a partir das campanhas premiadas na edição deste ano trouxe insights valiosos.   A partir da proposta de quatro grandes tendências que reúnem as melhores campanhas de Cannes Lions 2025, denominada de Marketing Jiu-Jitsu, Desconto Criativo, Aliados Acrobáticos e Convite para Jogar, o CEO de Lions mostrou que a criatividade hoje está intrinsecamente relacionada à inteligência estratégica. Ideias vencedoras são aquelas capazes de transformar limitações em oportunidades, unir relevância social e resultado de negócio, e propor novas formas de participação entre marcas e pessoas.   Mais do que uma aula sobre publicidade, a visita simbolizou o reconhecimento da FAAP como um espaço de convergência entre formação acadêmica e práticas de mercado. A mensagem final foi de que o ato de criar sempre será necessário. Fazer isso com consciência, mais ainda.    Para a FAAP, o encontro reafirma seu compromisso em preparar profissionais capazes de atuar nesse cenário em que criatividade, tecnologia e valores caminham juntos, moldando o futuro da


Business Communication and Media

Professor e ex-aluna FAAP são finalistas do Prêmio “Amigos do Mercado” 

O Professor e Coordenador do Programa BCM da FAAP, Eric Messa, é finalista da 9ª edição do Prêmio Amigos do Mercado, na categoria “Professor”. A indicação é um reconhecimento ao trabalho de destaque na formação de novos profissionais da comunicação e à contribuição constante para o fortalecimento do mercado publicitário brasileiro.  “Essa indicação é um reconhecimento muito significativo porque mostra que o trabalho que desenvolvo na academia também tem visibilidade no mercado”, afirma o Prof. Eric Messa.   Além dele, a ex-aluna Ana Beatriz De Caro, formada em Publicidade e Propaganda em 2021, também é finalista, na categoria “Projetos Especiais / Branded Content”. Atualmente, Ana Beatriz atua no Núcleo de Integração Marca e Conteúdo da emissora Record, onde desenvolve iniciativas que aproximam marcas e narrativas de entretenimento, um reflexo do olhar inovador construído ainda nos tempos de FAAP.  O Prêmio Amigos do Mercado chega à sua 9ª edição consolidado como uma das principais iniciativas de valorização de talentos da publicidade. Os 180 finalistas, distribuídos em 18 categorias, foram indicados pelos Top 100 Gestores, líderes de agências, anunciantes e veículos de comunicação selecionados pela comunidade Amigos do Mercado, que hoje reúne mais de 90 mil publicitários em todo o país.  A categoria “Professor” celebra os educadores que atuam como pontes entre o ambiente acadêmico e o mercado, inspirando e preparando as novas gerações de profissionais. A presença de um docente da FAAP entre os finalistas reafirma o compromisso da instituição com a excelência no ensino e com a formação crítica e criativa de seus alunos.  A votação para o prêmio já está aberta e pode ser feita através do site comunidade.amigosdomercado.com.br, onde os profissionais do setor podem selecionar até três nomes em cada categoria. O resultado será divulgado em breve, em evento que reunirá representantes de diferentes segmentos da comunicação brasileira.  Sobre o Amigos do Mercado  Criado há nove anos a partir de um grupo de WhatsApp, o Amigos do Mercado nasceu com a missão de unir profissionais do setor, promovendo conexões, oportunidades e reconhecimento por meio de suas redes e eventos. Hoje, a iniciativa é uma comunidade consolidada, que estimula a troca de ideias, o compartilhamento de vagas e projetos, e promove a valorização das pessoas que constroem, diariamente, o mercado publicitário

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter