FAAP celebra 60 anos da Anual de Arte com abertura da 54ª edição

FOTOS

Marcos Anjos/FAAP
Renan Félix



DATA


COMPARTILHE


_MCS5983

Marcos Moraes (Diretor do MAB FAAP e Coordenador do Curso de Artes Visuais), Dr. Antonio Bias Bueno Guillon (Diretor-Presidente da FAAP), Srᵃ Pilar Guillon Liotti (Conselheira do MAB FAAP) e Srᵃ Celita Procopio de Carvalho (Presidente do Conselho de Curadores da FAAP)


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Ontem, 25 de novembro, aconteceu a abertura da 54 Anual de Arte, um dos eventos mais tradicionais do circuito de arte contemporânea paulista. A mostra reúne 32 obras de 22 estudantes da instituição e conta com a participação especial de dois ex-alunos convidados.

A noite de abertura contou com a presença de artistas, professores, familiares e do público geral, que prestigiaram os trabalhos selecionados. As obras, criadas em diferentes linguagens, meios e suportes, destacam o talento e a criatividade das novas gerações formadas pela FAAP, consolidando o evento como um espaço de experimentação artística e reflexão cultural.

O edital da Anual de Arte é aberto a todos os estudantes da FAAP e, nesta edição, recebeu 128 inscrições. Uma comissão formada pelos professores Aline Van Langendonck, Marcos Moraes, Nancy Betts e Thiago Honório selecionou as obras com base em critérios como qualidade técnica, caráter experimental, domínio das linguagens artísticas e alinhamento com as tendências contemporâneas. Já a seleção dos alunos premiados com bolsas ficou a cargo de uma segunda comissão, formada por Kátia Fiera, Luana Fortes e Ulysses Bôscolo.

Além das produções dos estudantes, a mostra também apresenta trabalhos de Fernanda Galvão e Pepi Lemes, ex-alunos da FAAP que participaram do programa de Residência Artística da instituição em Paris. Desde 1997, a FAAP mantém o estúdio 1422 na Cité Internationale des Arts, às margens do Rio Sena, um espaço que acolhe artistas premiados entre estudantes, professores e egressos da instituição.

Criada em 1964, a Anual de Arte FAAP celebra seis décadas de incentivo à produção artística acadêmica. Mais do que uma exposição, o evento promove a troca de ideias e estimula novas percepções sobre a arte contemporânea, consolidando-se como um marco no calendário cultural da cidade.

A 54 Anual de Arte FAAP fica em cartaz até o dia 2 de março de 2025, com entrada gratuita. Não perca a chance de conhecer o que há de mais inovador na produção artística emergente e prestigiar jovens talentos da arte contemporânea.

Confira os vencedores das bolsas de estudo:

Bolsa 90%

Ir. Claudete de Lima Benitez

Guilherme Kherlakian

Marina Faria Rodrilla

Bolsa 75%

Francisco Jose Pistelli Canto Porto

Sophia Lopes Lima

Bolsa 60%

Maria Tereza Bomfim

Rayane Gomes Borges

Comissão de premiação:

Kátia Fiera

Luana Fortes

Ulysses Bôscolo

Visitação:

Local: Sala Annie Alvares Penteado – MAB FAAP

Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo

Período: Até 2 de março de 2025

Entrada: Gratuita


FOTOS

Marcos Anjos/FAAP
Renan Félix


DATA


banners-site-faap_artes2

Graduação em Artes Visuais na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_artes1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Cine FAAP

KOFF 2025: Festival de Cinema Coreano terá exibições no CINE FAAP 

A 3ª edição do Festival de Cinema Coreano (KOFF – Korean Film Festival), principal evento dedicado à cinematografia coreana no país, marcará presença no CINE FAAP para apresentar o melhor do cinema sul-coreano, com exibições de curtas e longas que refletem a força e a sensibilidade da cinematografia mais recente do país.   Não perca a chance de conferir essa seleção incrível — e totalmente gratuita. Com duas exibições no mesmo dia, e início previsto para às 15h, confira abaixo a programação:  05/08 — My Heart is Going to Explode (às 15h) + Rebound (às 15h20) 06/08 — The Lee Families (às 15h) + Anemone (às 15h25) 07/08 — Freesize (às 15h) + The Bygone Days (às 15h25) 08/08 — My Worst Nightmare (às 15h) + Ditto (às 15h15)  A organização do KOFF 2025 divulgou que este ano segue o tema “Diversidade e Modernidade”, e inclui também uma homenagem ao cineasta Lee Chang-dong. Um dos mais importantes diretores da Coreia do Sul e uma figura central no cinema asiático contemporâneo, Lee também foi Ministro da Cultura da Coreia do Sul (2003–2004) e costuma tratar de temas sociais e personagens marginalizados em sua filmografia.  A mostra KOFF retorna à capital de São Paulo em outubro e percorre ainda outras 6 cidades: Piracicaba (SP); Goiânia (GO); Fortaleza (CE); Porto Alegre (RS); Curitiba (PR) e Belo Horizonte (BH). Para informações, acesse o site ou o Instagram oficial do

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter