Pesquisa do NiMD da FAAP mostra que os perfis com mais interações não são de influenciadores digitais


DATA


COMPARTILHE


Freepik

COMPARTILHE

COMPARTILHE

O Núcleo de Inovação e Mídia Digital da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) anuncia a publicação da mais recente edição do relatório Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP), uma análise abrangente do comportamento dos usuários nas plataformas Facebook e Instagram, realizada em parceria com a Emplifi, empresa referência na área de Customer Experience.

Esta edição do relatório oferece uma visão detalhada sobre a dinâmica das interações e do engajamento nas redes sociais, destacando a estabilidade no número de seguidores das páginas do Facebook e evidenciando sua boa performance como plataforma para vendas online, com a categoria de E-Commerce liderando em termos de interações. Já no Instagram, conteúdos relacionados a Esporte, Mídia e Entretenimento emergem como os mais engajadores, sugerindo uma alta capacidade de atração de usuários interessados nesses temas.

Uma análise comparativa entre o quadro de Mediana de Interações por Página no Facebook e o quadro da Mediana de Interações por Perfil no Instagram revela, apesar das métricas distintas, uma clara superioridade do Instagram no que se refere à capacidade de engajar seus usuários nos perfis da plataforma. O quadro da Mediana de Fãs por Página pode ser uma ferramenta valiosa para as marcas notarem que, nas redes sociais, existe um interesse maior em conteúdos de categorias como Influenciadores (495 mil fãs), Mídia (258 mil fãs), Comunidades (198 mil fãs) e Entretenimento (189 mil fãs). “Estes dados mostram que páginas das categorias de Influenciadores, Mídia, Comunidades e Entretenimento representam áreas nas quais as marcas poderiam alinhar seu conteúdo, seja marcando presença nessas páginas ou incorporando esses temas às suas páginas institucionais”, explica o Prof. Adriano Cerullo, professor do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP.

Influenciadores possuem mais seguidores, mas Esportes geram mais interações

O relatório reforçar aquilo que vemos no dia a dia: a categoria de Influenciadores no Instagram, tem uma mediana de seguidores significativamente maior em comparação com outras categorias. Esta tendência sublinha o papel central dos influenciadores digitais e celebridades na dinâmica de interações e engajamento na rede.

Contudo, os dados apresentados neste relatório sobre o Instagram, referentes ao primeiro trimestre do ano, indicam que o tema Esporte liderou em termos de interações dos usuários, alcançando 330 mil interações. Este destaque sugere uma alta capacidade de engajamento e interesse dos usuários por conteúdos relacionados a atividades esportivas. Seguindo Esporte, a categoria Mídia, com 289 mil interações, demonstra sua força em gerar conversas e reações, sublinhando a importância das notícias e do jornalismo no estímulo ao diálogo e à interação na plataforma. Os temas de Entretenimento, por sua vez, também mostram um desempenho significativo, com 181 mil interações, evidenciando o interesse contínuo dos usuários por conteúdo diversificado que inclui cultura, lazer e diversão.

Esta análise revela oportunidades estratégicas para as marcas. “A integração de temas de Esporte, Mídia e Entretenimento em seus perfis, ou a adoção de estratégias de colaboração com perfis influentes dessas categorias, pode ser uma abordagem eficaz para capturar a atenção e o interesse dos usuários”, comenta o professor Eric Messa, coordenador do Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP.

O relatório completo está disponível para download no link: https://www.faap.br/nimd/ms360faap.asp 

Sobre o NIMD-FAAP

O Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP, criado em 2013, tem como finalidade capacitar os profissionais da área, oferecer conhecimento prático aos estudantes de comunicação e ao público interessado no assunto e, especialmente, compartilhar com o mercado estudos e reflexões. A proposta é fomentar a evolução da linguagem digital e a comunicação entre marcas e seus consumidores.

Sobre a Emplifi

A Emplifi é a plataforma unificada líder global em Customer Experience, que reúne marketing, atendimento ao cliente e comércio social para ajudar as empresas a oferecer excelência em atendimento ao cliente. Mais de sete mil marcas no mundo, entre elas McDonald’s, Ford Motor Company e Delta Air Lines, confiam na plataforma para fornecer a seus clientes experiências excepcionais em cada ponto de contato. Para obter mais informações visite www.emplifi.io.


DATA


banners-site-faap_pp1

Publicidade e Propaganda na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_pp2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Na FAAP

FAAPCast recebe Alexandre Orion, artista multimídia e professor convidado da pós-graduação em Audiovisual 

Nesta semana, o FAAPCast apresenta uma conversa inspiradora com Alexandre Orion, renomado artista multimídia e professor convidado da pós-graduação em Audiovisual da FAAP. Orion é conhecido por desenvolver técnicas artísticas inovadoras, onde mistura arte e ativismo. Em uma – e talvez a mais conhecida delas – usa a fuligem como principal meio de expressão, transformando a degradação ambiental em uma obra instigante e questionadora, a Ossario.   Durante o episódio, o artista revelou que ficou muito honrado com o convite para lecionar a disciplina de “Arte e Experimentação”, e que, em suas palavras, a temática da aula em si já carrega uma mensagem poderosa: “arte é experimentação”.   Na intervenção urbana Ossario, Orion utiliza retalhos de tecido para limpar a fuligem das paredes dos túneis de São Paulo, onde remove seletivamente camadas de poluição deixadas pelos carros que passam, revelando milhares de crânios nas superfícies. O vídeo de Ossario já foi assistido por mais de 4 milhões de pessoas em exposições e exibições em todo o mundo.  Além disso, Alexandre Orion criou uma série de obras intitulada Poluição na Tela, na qual utiliza a fuligem coletada em suas intervenções como pigmento para criar imagens realistas em murais e telas de grande porte. Essa técnica transforma resíduos ambientais em arte que provoca reflexão sobre a relação do ser humano com o meio ambiente.  Outra inovação do artista é a técnica de Polugrafia, que consiste em usar a poluição de fontes urbanas, como escapamentos de caminhões, para criar impressões artísticas em tecido, formando imagens complexas de crânios feitas a partir de resíduos ambientais. Essa abordagem reforça o impacto da urbanização e da crise ambiental.  Orion também desenvolveu a série Metabioptics, na qual captura momentos espontâneos de interação dos transeuntes após grafitar as paredes, borrando a fronteira entre realidade e ficção. Suas obras fazem parte de coleções renomadas ao redor do mundo, incluindo a Fondation Cartier, em Paris, o Museu de Arte de Nova York, o Itaú Cultural, entre outros.  Essa conversa no FAAPCast revela um artista que transforma a degradação ambiental em uma poderosa ferramenta de expressão artística, convidando-nos a refletir sobre o nosso impacto no planeta. Para conhecer mais sobre a trajetória do multiartista, acesse a entrevista na íntegra no canal oficial do FAAPCast no


Na FAAP

FAAPCast recebe Carlos Monaretta, participante da Residência Artística FAAP – São Paulo

O artista Carlos Monaretta é um dos participantes da atual edição da Residência Artística FAAP – São Paulo. Ele escolheu o programa pela possibilidade de permanecer por mais tempo na capital paulista, o que contribui diretamente para o desenvolvimento de sua pesquisa, voltada às relações com o espaço público. Antes de chegar à FAAP, Carlos participou de outra residência artística, onde conheceu um artista argentino que o indicou o programa. A troca entre artistas é uma das principais características da Residência Artística FAAP, que recebe criadores do mundo todo. Ele conta que já conviveu com artistas da França, Portugal, Porto Rico, Chile, entre outros, e essa diversidade gera conexões e amplia seu olhar como artista. Seu percurso como artista é atravessado pela história migratória de sua família e pela vivência com o skate, elementos que despertaram seu interesse pelas dinâmicas da rua e do espaço urbano – temas centrais em sua produção. Carlos conta que estar no centro de São Paulo tem sido fundamental para seu trabalho, que lida diretamente com os usos e disputas do espaço público. Além de artista, atua como produtor e educador. Segundo ele, a residência tem sido um espaço valioso para se dedicar com mais profundidade à sua prática artística, por ser um tempo que permite foco, experimentação e amadurecimento de ideias. Na conversa, ele também compartilhou dicas importantes para quem deseja se inscrever em programas de residência artística, incentivando artistas a apostarem em propostas genuínas, que dialoguem com seus percursos pessoais e com os contextos em que desejam atuar. Confira o episódio completo em:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter