NÃO PERCA: Open Studio da Residência Artística FAAP e abertura de exposição no dia 06/04  

FOTOS

Fernando Silveira/FAAP



DATA


COMPARTILHE


_FAS0721

Edifício Lutetia | Foto: Fernando Silveira/FAAP


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Interessados em conhecer os artistas estrangeiros e brasileiros que passam uma temporada na Residência Artística FAAP – São Paulo, localizada na Praça do Patriarca, não podem perder essa oportunidade. No dia 06 de abril de 2024, das 12h às 17h, será realizado mais um Open Studio – momento em que os artistas abrem seus atuais espaços de vida e trabalho para os visitantes.  

Na oportunidade, além de conhecer o edifício histórico, é possível conversar com os artistas sobre suas pesquisas e obras que estão desenvolvendo na cidade. O evento é gratuito e aberto ao público. 

A Residência Artística FAAP oferece tempo e espaço para a pesquisa, investigações e o desenvolvimento de projetos, ações e conexões. Por conta disso, é procurada por artistas de todo o mundo que estão em busca de novas possibilidades de pesquisa, de entrar em contato com outros profissionais, conhecer lugares distintos dos seus habituais e experimentar novos contextos e processos para sua produção e práticas artísticas. 

Participantes: 

  • Estúdio 32 – Marcio Junqueira (Bahia – Brasil*)  
  • Estúdio 41 – Flávia Coelho (Minas Gerais – Brasil*)  
  • Estúdio 42 – Clara Chotil (Paris – França*)  
  • Estúdio 51 – Thiago Costa (Paraíba – Brasil*)  
  • Estúdio 52 – Paulina Videla (Valdivia – Chile*)  
  • Estúdio 61 – Juliana Matsumura (Lisboa – Portugal*)  
  • Estúdio 62 – Leo Damonte (San Isidro – Argentina*)  
  • Estúdio 71 – Ruben De Baecke (Kalken – Bélgica*)  
  • Estúdio 72 – Lauro López-Sánchez M. (Cidade do México – México*)  

* Local de procedência e não necessariamente de nascimento. 

Também teremos a abertura da mostra “Corredeiras, afluentes e olhos d’água” que leva ao público a produção de trabalhos de artistas recém-formados na FAAP que participam de sua primeira exposição coletiva fora do ambiente acadêmico, com os artistas: 

  • Ana Mae Kawakami 
  • Ana Pacheco Gavião 
  • Juliana Berto 
  • Larissa Miwa 
  • Letícia Yamamura 
  • Luísa Cal 
  • Manuela Julian 
  • Mavi Accorsi 
  • Mariana Daher 
  • MaMa Meziara 
  • Samanta Salem 
  • Tarsila Sayeg 
  • Thomas Braeckman 
  • titas 
  • Tomás Hernández 
  • Vanessa Ladário 

Aberta até o dia 08 de junho, a visitação será de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, com última entrada às 16h30. Fechado aos sábados (exceto 06 de abril e 08 de junho), domingos e feriados.  

  •  OPEN STUDIO – RESIDÊNCIA ARTÍSTICA FAAP  

Data: 06/04 (sábado)  | das 12h às 17h | Entrada Gratuita
Residência Artística FAAP – São Paulo | Edifício Lutetia – Praça do Patriarca, 78 – Sé – São Paulo 

Informações: resartisfaap.info@faap.br 

  • EXPOSIÇÃO “Corredeiras, afluentes e olhos d’água” 

06 de abril a 08 de junho de 2024 | De segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, com última entrada às 16h30. Fechado aos sábados (exceto 06 de abril e 08 de junho), domingos e feriados. 

Classificação indicativa: livre | Entrada Gratuita 
Edifício Lutetia – Praça do Patriarca, 78 – Sé – São Paulo – SP 


FOTOS

Fernando Silveira/FAAP


DATA


banners-site-faap_res2

Residência Artística FAAP

Conheça
banners-site-faap_res1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Na FAAP

FAAPCast recebe Alexandre Orion, artista multimídia e professor convidado da pós-graduação em Audiovisual 

Nesta semana, o FAAPCast apresenta uma conversa inspiradora com Alexandre Orion, renomado artista multimídia e professor convidado da pós-graduação em Audiovisual da FAAP. Orion é conhecido por desenvolver técnicas artísticas inovadoras, onde mistura arte e ativismo. Em uma – e talvez a mais conhecida delas – usa a fuligem como principal meio de expressão, transformando a degradação ambiental em uma obra instigante e questionadora, a Ossario.   Durante o episódio, o artista revelou que ficou muito honrado com o convite para lecionar a disciplina de “Arte e Experimentação”, e que, em suas palavras, a temática da aula em si já carrega uma mensagem poderosa: “arte é experimentação”.   Na intervenção urbana Ossario, Orion utiliza retalhos de tecido para limpar a fuligem das paredes dos túneis de São Paulo, onde remove seletivamente camadas de poluição deixadas pelos carros que passam, revelando milhares de crânios nas superfícies. O vídeo de Ossario já foi assistido por mais de 4 milhões de pessoas em exposições e exibições em todo o mundo.  Além disso, Alexandre Orion criou uma série de obras intitulada Poluição na Tela, na qual utiliza a fuligem coletada em suas intervenções como pigmento para criar imagens realistas em murais e telas de grande porte. Essa técnica transforma resíduos ambientais em arte que provoca reflexão sobre a relação do ser humano com o meio ambiente.  Outra inovação do artista é a técnica de Polugrafia, que consiste em usar a poluição de fontes urbanas, como escapamentos de caminhões, para criar impressões artísticas em tecido, formando imagens complexas de crânios feitas a partir de resíduos ambientais. Essa abordagem reforça o impacto da urbanização e da crise ambiental.  Orion também desenvolveu a série Metabioptics, na qual captura momentos espontâneos de interação dos transeuntes após grafitar as paredes, borrando a fronteira entre realidade e ficção. Suas obras fazem parte de coleções renomadas ao redor do mundo, incluindo a Fondation Cartier, em Paris, o Museu de Arte de Nova York, o Itaú Cultural, entre outros.  Essa conversa no FAAPCast revela um artista que transforma a degradação ambiental em uma poderosa ferramenta de expressão artística, convidando-nos a refletir sobre o nosso impacto no planeta. Para conhecer mais sobre a trajetória do multiartista, acesse a entrevista na íntegra no canal oficial do FAAPCast no


MAB FAAP

Veja como foi a noite de abertura da maior exposição sobre Andy Warhol realizada no Brasil, no MAB FAAP

Aconteceu, nesta segunda-feira, a noite de vernissage para convidados da exposição Andy Warhol: Pop Art! no MAB FAAP. Mais de 600 pessoas entre autoridades, empresários, artistas e celebridades foram recebidas pela família mantenedora da Fundação Armando Alvares Penteado, representada pela Sra. Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP, Sra. Pilar Guillon Liotti, Conselheira do MAB FAAP e Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP.   “A FAAP segue cumprindo a sua missão de ampliar o diálogo, formar público e estar um passo à frente no circuito das artes. Receber a exposição de Andy Warhol, gênio da Pop Art, busca também comungar com o nosso público a arte e as ideias desse grande artista. Celebramos mais uma grande exposição que vai movimentar o mundo das artes”, alega Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP.  A partir do dia 1º de maio, o público poderá conhecer mais sobre um dos artistas mais relevantes do século XX. Andy Warhol: Pop Art! é a maior exposição já realizada no Brasil e conta com mais de 600 obras, vindas diretamente do The Andy Warhol Museum (Pittsburgh/EUA). A mostra é organizada pelo Instituto Totex, fundado por Paulo Bonfá e Roberto Souza Leão, e acontece no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB FAAP), parceira institucional do projeto.  Com 2 mil metros quadrados, a exibição apresenta em São Paulo peças inéditas e icônicas do acervo de Andy Warhol. Pinturas de todas as fases da carreira, serigrafias inesquecíveis, esculturas raras, fotografias surpreendentes, instalações de grande porte e filmes experimentais do artista. Entre as principais obras estão Campbell’s Soup, Elvis, Mao, Marilyn, Michael Jackson e Pelé. Além de ver estes trabalhos originais, o público também saberá mais sobre a trajetória de Warhol nos universos da moda, cinema e música.   Pilar Guillon Liotti, Conselheira do MAB FAAP, complementa: “as inquietações e o pensamento que Andy Warhol trouxe para as artes se desdobram em muitas frentes. Queremos que essa exposição amplie ainda mais o entendimento e a importância das artes e de suas ramificações. O MAB FAAP cumpre novamente seu papel ao receber essa exposição e engradecer as artes e o pensamento crítico de nossos visitantes”.  Andy Warhol é considerado um dos artistas mais importantes do século XX. Sua produção rompeu as barreiras entre a vida cotidiana e a arte, de maneira irônica e criativa, numa explosão de linguagem visual que conquistou o mundo e reverbera até hoje. O seu legado inconfundível deu origem ao maior museu dedicado a um único artista nos

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter