Newton Mesquita expõe no Museu de Arte Brasileira da FAAP

TEXTO

Comunicação FAAP


CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


faap-notícia-site-23.01.24—Newton-Mesquita-expõe-no-Museu-de-Arte-Brasileira-da-FAAP-

COMPARTILHE

COMPARTILHE

O artista plástico Newton Mesquita abre, no dia 7 de fevereiro, quarta-feira, a partir de 10h, a exposição “Desígnio”, no Museu de Arte Brasileira da FAAP. Com curadoria de Fábio Magalhães, a mostra traz 82 obras que fazem um amplo panorama da trajetória pictórica do artista. No salão de abertura da exposição, haverá um espaço expográfico reproduzindo o atelier do artista, onde o público poderá acompanhar a execução de uma obra inédita, em datas a serem definidas.  

Com mais de 50 anos de carreira, Newton tem uma trajetória singular nas artes plásticas brasileiras. Premiado, já expôs na América Latina, Estados Unidos, Europa e Japão. A atual exposição é a sua 56ª individual, com uma trajetória que começou a ter reconhecimento entre as décadas de 1960-1970. “A sua arte tem um caráter de figuração de matriz fotográfica e incorpora elementos da abstração”, afirma o curador Fábio Magalhães. “É um artista urbano, que retrata cenas banais da cidade, fazendo um realismo do cotidiano”. E afirma: “é um dos poucos artistas que trabalham muito bem a penumbra, o entardecer, a luz que filtra entre as sombras. Ele é um artista da luz”.  

Segundo Fernanda Celidonio, diretora administrativa do MAB FAAP: “Newton pinta com paixão, intuição e descontração. Não sinto tensão ou angústia diante das telas, mas vontade de entrar nelas e poder fazer parte daquele momento roubado do tempo”. E arremata: “na verdade o que guia Newton é a luz. As cenas só existem para que ele possa expressar a luz que vê. A luz e suas sombras, igualmente importantes em sua obra”. 

Ibirapuera, AST, 120x240cm, 2023

A fotografia e a cidade de São Paulo como influências de sua obra 

Entre as obras mais recentes apresentadas na exposição, estão algumas pinturas feitas em 2023, como É de manhã, Ibirapuera, Noite no Ibirapuera, Onírico, Praça da Sé, Pipoqueiro no Parquinho e Santa Ifigênia. A cidade de São Paulo é uma das suas maiores inspirações. Uma das suas maiores influências vem de seu pai, um fotógrafo amador que tinha um laboratório em casa. “As minhas lembranças se confundem com as fotos do meu pai”, conta o artista.  

É na referência fotográfica e nas suas andanças pela cidade, sobretudo pelo centro, que a sua obra se desenvolve. “Com 14 anos eu era office boy no centro de São Paulo e andava muito ali pela São Bento, rua Direita, Santa Ifigênia, Barão de Itapetininga, 15 de novembro, onde ficavam os bancos”. Nessa mesma época, em 1965, recebeu a primeira encomenda que resultou numa série de quadros para um restaurante chamado La Boheme, no Brás, antigo bairro onde grande parte da colônia italiana aportou, e onde a família do artista morou. Ele também estudou piano e chegou a ter grupos de música profissional como um trio de bossa nova. Estudou arquitetura na Universidade Braz Cubas, de Mogi das Cruzes, e frequentava o atelier de Aldemir Martins, uma de suas referências brasileiras. Foi também muito próximo de outros artistas como Carlos Scliar, Tikashi Fukushima, Manabu Mabe e Darcy Penteado. 

“Newton Mesquita é um cronista da vida urbana, do seu cotidiano nos grandes espaços abertos e, também da intimidade, dos espaços protegidos. Seu olhar (olhar de fora) é capaz de penetrar na essência dos ambientes e de seus personagens como um voyeur anônimo – aquele que vê! Isto é, aquele que participa pelo que vê. Não obstante, sua pintura expressa um olhar que perscruta, que procura conhecer e adentrar no sentido das coisas e das pessoas. As cenas de praças, ruas e fachadas e de seus personagens, quase sempre solitários, sugerem aparente simplicidade, no entanto, o artista incorpora elementos plásticos que nos conduz a abordagens intensas e complexas”, arremata Fábio Magalhães. 

Mini bio Newton Mesquita 

Nascido em São Paulo em 1949, o artista se formou em arquitetura em 1977, participa de mostras coletivas e salões oficiais desde 1972. Possui obras em importantes coleções no Brasil e no exterior e nos Museus: MASP Museu de Arte de São Paulo-SP; MAB Museu de Arte Brasileira – São Paulo; MAC Museu de Arte Contemporânea de Londrina – PR; Pinacoteca do Estado de São Paulo; MAM Museu de Arte Moderna – São Paulo; Museu Afro – São Paulo; Museu Salvador Allende – Santiago – Chile; Galeria Degli Ufizze- Florença – Italia. Realizou 56 exposições individuais de pintura, desenho, aquarela, gravura, fotografia, objeto e escultura. 

Sobre o MAB FAAP 

Desde que abriu suas portas pela primeira vez em 10 de agosto de 1961, com a mostra “Barroco no Brasil”, o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) se comprometeu a incentivar e divulgar a arte brasileira. Além de seu acervo próprio que conta com mais de 3 mil obras de arte a partir do final do século 19, no decorrer dos últimos anos, abrigou exposições marcantes para a história da cultura do País, como a exposição “Toyota – O Ritmo do Espaço” premiada pela APCA em 2018. Em 2016, foi criada a Coleção Moda-MAB que reúne vestimentas, bonecas e acessórios de estilistas contemporâneos brasileiros, fortalecendo o vínculo entre o museu e a moda, que desde 1989 esteve presente por meio de desfiles e exposições vinculadas ao tema. Cabe destacar que além da pesquisa e organização de exposições de temas pertinentes às artes visuais brasileiras, o MAB incorporou a apresentação de mostras de arte internacional com temáticas de interesse geral que trazem experiências significativas ao público e ampliam a compreensão do fazer artístico e cultural. 

Abertura da exposição Desígnio, de Newton Mesquita 
Dia 6 de fevereiro, terça-feira, 19h (para convidados) 
Curadoria: Fábio Magalhães 
Período expositivo: 07 de fevereiro a 31 de março 

MAB FAAP  

Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis 
Horário de funcionamento: todos os dias, exceto às terças-feiras (fechado, mesmo aos feriados). Funcionamento das 10h às 18h, com última entrada às 17h30 
Entrada gratuita 
Patrocínio: Vision One, Itaú e Biolab 

 


TEXTO

Comunicação FAAP


DATA



CATEGORIA

banners-site-faap_mob2

MAB FAAP

Conheça
banners-site-faap_mob1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

MAB FAAP

Veja como foi a noite de abertura da maior exposição sobre Andy Warhol realizada no Brasil, no MAB FAAP

Aconteceu, nesta segunda-feira, a noite de vernissage para convidados da exposição Andy Warhol: Pop Art! no MAB FAAP. Mais de 600 pessoas entre autoridades, empresários, artistas e celebridades foram recebidas pela família mantenedora da Fundação Armando Alvares Penteado, representada pela Sra. Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP, Sra. Pilar Guillon Liotti, Conselheira do MAB FAAP e Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP.   “A FAAP segue cumprindo a sua missão de ampliar o diálogo, formar público e estar um passo à frente no circuito das artes. Receber a exposição de Andy Warhol, gênio da Pop Art, busca também comungar com o nosso público a arte e as ideias desse grande artista. Celebramos mais uma grande exposição que vai movimentar o mundo das artes”, alega Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP.  A partir do dia 1º de maio, o público poderá conhecer mais sobre um dos artistas mais relevantes do século XX. Andy Warhol: Pop Art! é a maior exposição já realizada no Brasil e conta com mais de 600 obras, vindas diretamente do The Andy Warhol Museum (Pittsburgh/EUA). A mostra é organizada pelo Instituto Totex, fundado por Paulo Bonfá e Roberto Souza Leão, e acontece no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB FAAP), parceira institucional do projeto.  Com 2 mil metros quadrados, a exibição apresenta em São Paulo peças inéditas e icônicas do acervo de Andy Warhol. Pinturas de todas as fases da carreira, serigrafias inesquecíveis, esculturas raras, fotografias surpreendentes, instalações de grande porte e filmes experimentais do artista. Entre as principais obras estão Campbell’s Soup, Elvis, Mao, Marilyn, Michael Jackson e Pelé. Além de ver estes trabalhos originais, o público também saberá mais sobre a trajetória de Warhol nos universos da moda, cinema e música.   Pilar Guillon Liotti, Conselheira do MAB FAAP, complementa: “as inquietações e o pensamento que Andy Warhol trouxe para as artes se desdobram em muitas frentes. Queremos que essa exposição amplie ainda mais o entendimento e a importância das artes e de suas ramificações. O MAB FAAP cumpre novamente seu papel ao receber essa exposição e engradecer as artes e o pensamento crítico de nossos visitantes”.  Andy Warhol é considerado um dos artistas mais importantes do século XX. Sua produção rompeu as barreiras entre a vida cotidiana e a arte, de maneira irônica e criativa, numa explosão de linguagem visual que conquistou o mundo e reverbera até hoje. O seu legado inconfundível deu origem ao maior museu dedicado a um único artista nos


MAB FAAP

FAAP promove programa de formação para educadores da exposição “Andy Warhol: Pop Art!”

Já começou o Programa de Formação dos educadores que irão compor a equipe da exposição Andy Warhol: Pop Art!, no MAB FAAP. A iniciativa reúne professores dos cursos de Artes Visuais, Moda e outras áreas relacionadas às temáticas da exposição, além de curadores e especialistas convidados, visando oferecer uma base sólida de referências para os profissionais que atuarão diretamente com o público. Desta forma, o processo de formação promove uma articulação entre o Centro Universitário Armando Alvares Penteado e o Museu de Arte Brasileira MAB FAAP, integrando o corpo do educativo ao Museu e estudantes que também desenvolverão atividades em suas disciplinas de práticas extensionistas, ampliando as ações junto à comunidade. A primeira etapa do programa acontece antes da abertura da mostra e apresenta um panorama introdutório dos principais temas abordados na exposição. Em vez de esgotar os assuntos, a proposta é estimular a reflexão crítica e indicar caminhos para aprofundamentos individuais, oferecendo suporte teórico e metodológico. Entre os conteúdos discutidos estão o contexto histórico, social e político das décadas de 1950 a 1970; os desdobramentos culturais da época; e os movimentos artísticos relacionados, como o pop inglês, o neo-dada, o nouveau réalisme e o pop norte-americano. Também integra a programação uma oficina prática de serigrafia, com foco na produção gráfica e nos meios de reprodução, fundamentais na obra de Warhol, e que será realizada no conjunto de ateliês de gravura do Centro Universitário. A formação inclui ainda módulos dedicados às práticas educativas, com ênfase em acessibilidade e estratégias de mediação com diferentes públicos — incluindo faixas etárias diversas, Libras e necessidades especiais. Em um segundo momento, o programa seguirá com encontros de formação continuada, essa fase visa ampliar o repertório dos educadores, aprofundar tópicos discutidos anteriormente e enriquecer a atuação dos profissionais por meio da troca de experiências e olhares multidisciplinares. A proposta é construir, de forma colaborativa, abordagens mais sensíveis, inclusivas e atualizadas, que dialoguem com a diversidade do público e a complexidade da obra de Andy


MAB FAAP

Megaexposição “Andy Warhol: Pop Art!” chega à FAAP em maio

A partir de 1º de maio, São Paulo recebe a maior exposição sobre Andy Warhol já realizada no Brasil. Percorra uma retrospectiva inédita com obras de todas as fases da carreira do rei da Pop Art, na maior mostra já apresentada no país, uma exposição que acontece simultaneamente nas duas salas expositivas do Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB FAAP), o Salão Cultural e a Sala Annie Alvares Penteado, exibindo mais de 600 trabalhos trazidos diretamente do The Andy Warhol Museum, em Pittsburgh (o maior museu dedicado a um único artista nos EUA).  Você verá obras primas que influenciaram não apenas a história da arte, mas seguem influenciando o mundo da moda, a publicidade, o design e a indústria audiovisual em todo o planeta.  A exposição inédita, organizada pelo Instituto Totex e com curadoria de Priscyla Gomes e Amber Morgan, reúne obras emblemáticas como Campbell’s Soup, Elvis, Marilyn, Michael Jackson e Pelé, além de esculturas, fotografias, instalações e filmes experimentais. A venda dos ingressos começa em 8 de abril, através do site www.AWBR25.com.br .  Grande expoente da Pop Art, movimento artístico caracterizado por se utilizar de elementos da cultura popular, Andy Warhol é considerado um dos artistas mais importantes do século XX. Sua produção rompeu as barreiras entre a vida cotidiana e a arte, de maneira irônica e criativa, numa explosão de linguagem visual que conquistou o mundo e reverbera até hoje. O seu legado inconfundível deu origem ao maior museu dedicado a um único artista nos EUA.  “Viabilizar esta gigantesca retrospectiva é um marco para a arte e a cultura em nosso país. Warhol foi um visionário que aproximou a expressão artística do grande público. Estamos entusiasmados em proporcionar essa oportunidade única para os amantes dos museus e também para aqueles que terão o primeiro contato com o universo vibrante da Pop Art”, afirma Paulo Bonfá, co-fundador do Instituto Totex.  Para Roberto Souza Leão, também co-fundador do Totex, “o talento de um multiartista como Andy Warhol, pela primeira vez apresentado em todas as suas vertentes, vai reafirmar sua importância e influência em atividades tão distintas quanto publicidade, moda, design, música, cinema e TV”.  A curadoria da exposição “Andy Warhol: Pop Art!” ficou a cargo de Amber Morgan, diretora de coleções do The Andy Warhol Museum, e da curadora brasileira Priscyla Gomes, que destaca: “esta reunião de obras inéditas revela a pluralidade da atuação deste artista. Embora associado à Pop Art, Warhol ocupa um lugar singular na história da arte do século XX, já que sua produção nos ajudou a repensar o que poderia ser arte, como ela era produzida e a sua circulação”.  “A FAAP segue cumprindo a sua missão de ampliar o diálogo, formar público e estar um passo à frente no circuito das artes. Receber a exposição de Andy Warhol, gênio da Pop Art, busca também comungar com o nosso público a arte e as ideias desse grande artista. Celebramos mais uma grande exposição que vai movimentar o mundo das artes”, alega Srᵃ Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP.  Srᵃ Pilar Guillon Liotti, Conselheira do MAB FAAP, complementa: “as inquietações e o pensamento que Andy Warhol trouxe para as artes se desdobram em muitas frentes. Queremos que essa exposição amplie ainda mais o entendimento e a importância das artes e de suas ramificações. O MAB FAAP cumpre novamente seu papel ao receber essa exposição e engradecer as artes e o pensamento crítico de nossos visitantes”.  “Andy Warhol: Pop Art!” contará com recursos de acessibilidade física e comunicacional, oferecendo infraestrutura adequada aos visitantes com mobilidade reduzida, serviços de audiodescrição para pessoas com baixa visão e legendagem dos conteúdos para os visitantes com deficiência auditiva.  Na área educativa, serão oferecidos 5 mil ingressos para alunos da rede pública de ensino, com visita monitorada gratuita, além de formação gratuita para 500 professores e distribuição de materiais pedagógicos adequados à cada faixa etária.  Período da exposição: 01 de maio a 30 de junho de 2025Horário: 9h às 20h (última entrada às 19h)Localização: MAB FAAP – Rua Alagoas, 903 – HigienópolisClassificação etária: livre para todas as idadesEstacionamento: disponível no local mediante

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter