Thix (1982, Porto Alegre – Brasil) vive e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil. Tem formação em Desenho e Pintura pela Barcelona Academy of Art (2020), com passagem pela Florence Academy of Art (2017) e pelo Grand Central Atelier (2023).
Entre as exposições das quais participou, destacam-se: “15º Salão dos Artistas sem Galeria”, na Galeria Zipper, São Paulo, Brasil (2024); “Alvorada”, Galeria Anita Schwartz, Rio de Janeiro, Brasil (2024); “O que te faz olhar para cima?”, Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro, Brasil (2024); “Programa de Exposições”, no Museu de Artes de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, Brasil (2024). Foi vencedore do Prêmio Garimpo das Artes 2024, promovido pela revista Das Artes.
Seu trabalho e pesquisa explora noções de beleza, alteridade e identidade queer. Thix apresenta corpos queer e trans em pinturas que evocam o retrato honorífico histórico – imagens de poder e respeito, e colocam em crise os regimes de representação cisheterossexistas, bem como a formação de arquivos e historiografias clássicas e os vários processos de obliteração narrativa.
Trabalhando com abordagens conceituais e documentais para a produção de imagens, Thix examina gêneros familiares – no retrato e nas identidades – numa operação de apropriação dissidente do cânone; e se debruça sobre um olhar para a intimidade e às experiências coletivas, através de uma lente não-binária que complexifica o pessoal e o político, centros e bordas, o etéreo e a corporeidade.